Olá Pessoal do Diesel.
S-10 motor MWM 2.8 - ano 2010 4x4 Turbo Diesel
Defeito intermitente, aparece mais depois de estar com o motor quente. ( parece falha de ignição, se fosse um motor á gasolina )
Estou com um veículo aquí na Oficina que apresenta Cortes na aceleração quando em movimento, rodando em 2° e 3° marcha dá uns cortes violentos de injeção chegando a dar fortes contragolpes na caixa de câmbio.
Em alta rotação a 100 Km/h a falha é menos perceptível
Não há código de falhas na memória da ECM
O Modelo da Bomba de Alta é a CP3 , pois possue uma bomba de engrenagem atrás.
Durante os testes observei que mesmo trocando a bomba auxiliar de combustível interna ao tanque, a pressão da linha de baixa medido antes do filtro combustível é de zero Bar !!!!
Mas ao estrangular a pressão no Manômetro ele vai até 5 Bar !!!!
A minha dúvida é onde é feito o controle para manter o sistema em 4 bar recomendados ?
Muito Obrigado, preciso de algumas dicas para resolver este problema.
Respostas:
NA BOMBA DE ALTA TEM UMA VALVULA QUE REGULA A PRESSAO VOCE RETIRA A MESMA COM UMA CHAVE 16mm.LIMPE A MESMA COM LIMPA CONTATO .SOPRANDO NA PONTA DA MESMA NAO PODE RETORNAR O AR PARA DENTRO
>NA BOMBA DE ALTA TEM UMA VALVULA QUE REGULA A PRESSAO VOCE RETIRA A MESMA COM UMA CHAVE 16mm.LIMPE A MESMA COM LIMPA CONTATO .SOPRANDO NA PONTA DA MESMA NAO PODE RETORNAR O AR PARA DENTRO
OK amigo, desculpe mas a Bomba de Alta que se encontra no veículo é a CP3, não possue a tal válvula.
Continuando com os testes hoje, depois de uma vistoria geral no sistema :
Depois de rodar uns 20 Km, já com o motor bem aquecido, percebe se pequenos trancos, cortes de injeção.
Qualquer sugestão.
Obrigado.
Colega Siqueira:
E bom ter atenção especial na Válvula MPROP e verifique a situação de corte de óleo, comum dar falha nas bombas CP3.
Att Diaz
>A pressão da bomba do tanque é de 4 a 5 bar! se ae está dando 5 bar está correta!
O defeito não está no tanque!
Testa a valvula e os bico!Olá amigo KOZAK,
Esclarecendo melhor para você :
Com o motor em funcionamento e manômetro conectado antes do filtro a pressão de trabalho é de 0 Bar , este modelo não gera pressão antes do filtro, o sistema retorna quase todo combustível através do desborbulhador, não existe válvula de retenção que pressurize a linha de baixa !!!!
A pressão só atinge 5 Bar de pressão se eu fechar o registro do manômetro, pois troquei a bomba interna ao tanque.
Neste modelo de Bomba de Alta pressão é a CP3, eu não encontrei onde regula a linha de baixa.
O outro modelo mais antiga de veículo utiliza a Bomba de Alta CP1, este sim possui o parafuso com mola calibrada.
Qualquer sugestão, ainda verificando e conferindo tudo, a dúvida ainda é a pressão correta da linha de baixa.
Obrigado a todos vcs.
SIQUEIRA verifiquei aqui em um manual de serviço da s10 2.8L destas com motor mwm sprint eletronico,a pressão correta é de 4 bar da linha de baixa como você mesmo mencionou,porém não consegui descobrir onde fica o regulador,desconfiei que esta valvula de regular a pressão esteja na propia tampa da bomba de baixa pressão no tanque de combustivel,é possivel que você faça esta verificação?aguardamos a solução do problema.Boa sorte.
>SIQUEIRA verifiquei aqui em um manual de serviço da s10 2.8L destas com motor mwm sprint eletronico,a pressão correta é de 4 bar da linha de baixa como você mesmo mencionou,porém não consegui descobrir onde fica o regulador,desconfiei que esta valvula de regular a pressão esteja na propia tampa da bomba de baixa pressão no tanque de combustivel,é possivel que você faça esta verificação?aguardamos a solução do problema.Boa sorte.
Ok amigo, sim só que para verificar esta válvula é preciso retirar todo o conjunto de de tanque e é bastante trabalhoso, em ultimo caso.
Próxima semana estaremos realizando novas verificações e post aquí, fiquem no aguardo.
Obrigado
Atendi um S10 2.8 só que ano 2008, e tive essa mesma dúvida quanto a pressão, liguei na concessionária e me falaram que é isso mesmo 0 bar, estrangulou o retorno 5bar. E aquela caminhonete usava o desborbulhador também.
Seria interessante monitorar a pressão do rail no momento da falha, para saber se a bomba de alta está enviando diesel suficiente para o rail.
só para constar: naquela caminhonete o problema era a 1ª partida, só pegava no spray e no final de contas eram os bicos que estavam com retorno de diesel, muito elevado.
>Atendi um S10 2.8 só que ano 2008, e tive essa mesma dúvida quanto a pressão, liguei na concessionária e me falaram que é isso mesmo 0 bar, estrangulou o retorno 5bar. E aquela caminhonete usava o desborbulhador também.
Seria interessante monitorar a pressão do rail no momento da falha, para saber se a bomba de alta está enviando diesel suficiente para o rail.
só para constar: naquela caminhonete o problema era a 1ª partida, só pegava no spray e no final de contas eram os bicos que estavam com retorno de diesel, muito elevado.Olá amigo, me ajudou bastante.
Então os primeiros veículos sairam de fábrica com a bomba de alta CP1, este trabalha com 4 Bar de pressão na linha de baixa.
Apartir de 2007 começou a sair veículos com a bomba CP3, que não gera pressão na linha de baixa.
Quanto a pressão do rail, foi verificado durante a falha que o sinal do sensor de pressão não se alterava.
Qualquer novidade.
Obrigado á todos.
Olá pessoal,
Confirmado, quando o modelo da bomba de alta é a CP3, a pressão da linha de baixa é 0 bar, não gera pressão.
Quando a bomba de alta é a CP1, a pressão da linha de baixa é de 4 bar.
Apesar de não haver códigos de falha registrado na central , foi trocado o tambor da chave de ignição completo.
Até o momento não apresentou mais o defeito.
Obrigado pela colaboração de todos.