SAM_1482.JPG
SAM_1478.JPG
SAM_1470.JPG
SAM_1469.JPG
SAM_1467.JPG
SAM_1466.JPG
Boa noite amigos,
Estou à horas pesquisando na net alguma solução na minha pick-up sem gastar muito.
Recentemente adquiri um ford f-250 v6 4.2 gasolina e mandei revisar inteira, inclusive o óleo do cambio q ao colocar o novo, próprio p ela apresentou um ronco na marcha lenta, primeira e segunda marcha.
Mandei descer o cambio e encontrou rolamento primário do eixo piloto com a borda quebrada, comprei um novo, trocou...porém foi observado pequenos desgastes nas engrenagens de cor azulada e tals...
O mecânico falou q trocando aquela peça melhoria muito, porém piorou, creio por causa do óleo novo e mais fino...decepção total, infeliz com o carro. Me deu a opção de trocar o cambio, porém como adquiri o carro agora e já gastei um bom tanto nele, não tenho condições de comprar um cambio usado.
Alguém poderia me dar uma idéia do que fazer? Algum outro óleo p diminuir o barulho?
Segue o laudo do mecânico de qdo estava mexendo nela e fotos do cambio em anexo!!!
(Cambio apresentando barulho na primeira e segunda marcha, examinando o mesmo está com os rolamentos primários tudo ok e estou trocando o rolamento primário nº (ST2455) para não ter duvida, possível causa do barulho seria desgaste nas cimentação das engrenagens do cambio, mas para saber exatamente precisaria mandar para o fabricante do cambio marca ZF que só eles tem a maquina de testar o desgaste das engrenagens e sanar o barulho sem ter que trocar as peças aleatoriamente, substituição do kit de embreagem e retentor do volante do motor, apresentando vazamento de óleo e embreagem com desgaste)
Muito obrigado e aguardo
Respostas:
Gustavo seu cambio e um zf s5-420 ,o oleo recomendado e o tutela 80w,aproximadamente 3,5 litros,amigo as engrenagens que voce se refere com pontos azulados,pode ser fundição,isso pode ser sim a causa do barulho por que depois que os dentes se fundem o material da engrenagem enfraquece gerando barulho e ate mesmo a quebra dos dentes,o certo seria voce trocar as engrenagem com este problema,agora como voce citou que não quer gastar,sugiro a montar o cambio novamente,deixo bem claro que nao estou sugerindo a voce para simplismente ignorar o problema,so voce sabe de sua condição,espero ter ajudado.
Boa noite Veronadiesel,
Muito obrigado pela resposta!
Saberia me informar onde posso levar o cambio para que seja testado e avaliado as engrenagens danificadas?
Acredito que em minha proximidade sendo interior de SP, não tenha nenhuma disponibilidade...
O q causaria um dano como esse? Mau uso? Tração (peso) ou idade (1999)?
Enquanto não ache uma solução, poderia incluir algum tipo de óleo para que esses problemas diminuam(ciente que não esteja resolvendo)?
Andei lendo muito sobre o óleo de carbono puro e o mesmo sendo falado muito bem.
Conhece sobre esse óleo de carbono puro?
Obrigado e aguardo
Gustavo,no meu ponto de vista,o azulamento não foi causado por mau uso,força ou idade do veiculo,pegando as palavras do amigo lemar,em alguma parte da vida desse cambio ele rodou com pouco oleo,ou com oleo vencido,causando isso o azulamento nas engrenagens,eu trabalho muito com cambio zf nao recomendaria voce mudar o oleo,isso prejudicaria os sincronizados que são sensiveis,alguns cambios eu particularmente ainda nao presenciei isso em zf,geram alguns ruidos em marcha lenta,por exemplo os Eaton,tendo sim que aumentar a marcha lenta para que as engrenagens possão trabalhar de forma mais correta,agora dado o azulamento nas engrenagens e sim constado a fundiçao das mesmas,o ruido teria que apresentar com o carro em movimento tambem,Gustavo esse veiculo estava parado e voce o adquirio,estou fazendo a pergunta por que talvez o antigo dono presenciou este fato e simplesmente encostou o carro e vendeu.
Bom dia amigos,
Exatamente, vcs estão certos. Segundo meu mecânico, ele não respeitava o período a ser trocado o óleo do cambio, fazendo então somente o acerto do nível do óleo, ou seja, ele só completava o q baixava e nunca trocou por completo e nem limpou.
Segundo o mecânico o óleo retirado estava muito velho!
É triste e desanimador andar com um carro dos sonhos com esse barulho.
Alguém teria ideia de valores p um cambio usado ou para consertar? Meu mecânico me orientou que arrumar ficaria bem mais caro que um cambio usado e revisado. Seria possível recondicionar as peças defeituosas?
O problema veio a calhar após a troca e limpeza por oléo que se usa no cambio dela!!! Qdo comprei não tinha e como mandei revisar, apareceu depois...
www.majestadecabecotes.com.br
qualquer duvidas em motores consulte-nos