Alguém pode me ajudar a resolver um B.O no caminhãozinho Iveco do meu Pai, sou mecânico de linha leve, entendo pouco de caminhão, este caminhão estava fumaceando excessivamente, jogando óleo de motor nas mangueiras do intercooler, troquei a turbina, e o motor continua JOGANDO ÓLEO no escapamento, só que menos agora, só quando se abre a tampa do abastecimento de óleo de motor, parece até que esta se abrindo a tampa do radiador, esta com muita pressão dentro do motor, alguém pode me dar alguma dica ? desde já muito obrigado a todos !
Respostas:
verifique a valvula de ventilação do carter quanto a obstruções internas.
casa do diesel diz:
Caro colega essa é facil, vc mandou recondicionar a turbina!!!
Pela experiencia que tenho com diesel leve, nunca vi uma turbina recon dar certo.
Teu caso é facil coloca uma turbina nova e sobre o suspiro o iveco não tem alimentação de óleo do suspiro para turbina trabalha a seco.
Deixa eu esclarecer, o motor esta todo melado de óleo, tem muita pressão dentro do motor, desconfio que seja o respiro entupido, ele tem uma mangueira na frente do motor que sai de uma espécie de antichama da frente do motor e vai até a mangueira grossa do filtro de ar, tirei esta e limpei, fora ela esta livre, passa ar, mais com ela no lugar vc sopra e não vai, resumindo, não tem saída de pressão do motor, quanto a esta válvula de ventilação do cárter que o colega citou, qual a localização exata dela ? e o respiro ? é esta mangueira mesmo que eu tirei ou tem outro, por que o motor esta sufocado, não tem para onde sair a pressão de dentro, aguardo respostas ! obrigado !
casa do diesel diz;
Caro colega estamos com duas iveco no pátio, uma mecanica e outra eletronica o sistema é semelhante, mas oque posso lhe passar é que o iveco, ducato, boxer e master com motor 2.8 fiat não tem alimentação do anti-chama.
No seu caso foi adaptado pois a mangueira de ar depois do filtro possui uma entrada tampada.
O anti-chama não fica na frente do motor ele está localizado ao lado direito vendo o motor de frente ou ea esquerda do caminhão lado motorista atras da bomba injetora.
Caro amigo se esta melando o escapamento como casa do diesel disse, mas provavel que seja mesmo a turbina, e se esta soprando pelo suspiro e tampa de oleo, os aneis ja estão gastos ou existe auguma entrada de ar pelo sistema do hidrovaco.
Espero ter ajudado!
casa do diesel diz:
Caro colega o dudu está correto se sai muita pressão no suspiro o motor está ruim! Deverá ser retificado antes que despare, pois excesso de óleo lubrificante o motor dispara..........
Rodrigo, a mangueira que vc limpou é do respiro.Esse motor 3.0 o respiro é na tampa dianteira do motor.A mangueira é encaixada em uma peça de cor preta( válvula pcv ), e dentro desta peça tem uma válvula que controla a saída de pressão do carter. É dificil essa válvula da defeito.A válvula pcv é encaixada no motor por 3 porcas, removendo a pcv vc vai encontrar um filtro rotativo separador de óleo e vapor de óleo.Esse filtro é trocado a cada 60mil km.Se esse filtro estiver entupido a pressão não sai.
Provavelmente, o defeito pode ser desgaste interno do motor.Mas verifique a ligação das mangueiras do servofreio, pois se alguma estiver furada a bomba de vácuo pode aumentar a pressão dentro do carter.