AE AMIGOS, GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM TEM OU SABE ONDE TEM, AALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE PRENDA DE PISTÃO, QUANDO EH BICO , QDO EH BOMBA, QDO EH FOLGA DE CILINDRO ,E ASSIM POR DIANTE. VALE LEMBRAR Q EH MOTOR DIESEL. OUVI DIZER Q A METAL LEVE TINHA UMA CARTILHA DESTA, SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR, VALEU
Respostas:
ZENATA É SO VOCE EMTRAR NO SAITE DA METEL LEVE, MAYLE OU COFAP E FASER O DONALD DO ENCARTE SOBRE O ASSUNTO QUE DESEJA OK
casa do diesel diz:
Caro colega bomba não tem como, nem rotativa e nem em linha conseguiria, mas na maioria das vezes é bico, pode tambem ser super aquecimento e já peguei um motor mwm serie 10 de uma volare W8 ou 4.10 que entrou óleo pelos retentores de valvulas e derreteram dois pistão e trancou em uma subida de serra.
Teve um colega que fez um motor de WV cavalinho e trancou um pistão, entortou biela e quebrou o virabrequim após uma semana que ele fez o motor a causa foi um bico bosch que trancou aberto.
Não negaram a garantia do bico, mas o prejuizo ele teve que abraçar.
Parece piada, mas aconteceu.
OBRIGADO PESSOAL, OS BICOS NÃOFOI O CAUSADOR, MAS SIM A FOLGA DO CILINDRO, OBRIGADO PELA DICA.
caro colega casa do diesel, respeito a sua colocação, mas todo mecanico acha que é só bico que engripa pistão, esquece que tem lubrificação, folga de cilindro, projeção de pístão, bomba d!agua, muita coisa contribui tanto para funcionar certo e da mesma forma para dar errado.
EH ISSO AI CABEÇA NOS AQUI SOMOS PÓSTO BOSCH E A CONVERSA EH SEMPRE A MESMA , BICO, CHAMA O BOMBISTA, CARA ULTIMAMENTE OS MONTADORES DE MOTORES AQUI DA MINHA CIDADE NÃO COLOCAM MAIS BOMBA, DEIXAM O PEPINO PRA NOS BOMBISTA. ACHO Q NÃO SABEM COLOCAR NO PONTO OU PREGUIÇA.
Casa do diesel diz:
Caro colega cabeça, folga em pistão não engripa pistão porque se fosse o caso, quando se avaliasse um motor que está soprando no suspiro seria condenado!
E quando ao colega que fala sobre mecânico tenho uma coisa a dizer, existe mecânico que trabalham em oficina e não amam a profissão com excessões é claro.
Quando falta lubrificação tranca virabrequi e comando;
Folga no cilindro pressão no carter e fumaça preta;
Bomba dágua super aquecimento e pode chegar a trancar pistão;
Projeção do pistão bate nas valvulas e cabeçote.
Caro colega eu vivo mecânica e passo a todos que queiram alguma dica, aqui prestamos acessoria a varias oficinas e retificas até para detrans.
Mas gostaria de saber qual sua area de atuação.
Caro colega Zenata mecânico pode ser bombista que é meu caso, mas bombista nunca vai ser mecânico!
CASAdoDIESEL escreveu:
casa do diesel diz:
Caro colega bomba não tem como, nem rotativa e nem em linha conseguiria, mas na maioria das vezes é bico, pode tambem ser super aquecimento e já peguei um motor mwm serie 10 de uma volare W8 ou 4.10 que entrou óleo pelos retentores de valvulas e derreteram dois pistão e trancou em uma subida de serra.
Teve um colega que fez um motor de WV cavalinho e trancou um pistão, entortou biela e quebrou o virabrequim após uma semana que ele fez o motor a causa foi um bico bosch que trancou aberto.
Não negaram a garantia do bico, mas o prejuizo ele teve que abraçar.
Parece piada, mas aconteceu.
Os bicos pode ter travado por causa do combustivel contaminado,ferrugem nos canos ou qualquer outro motivo, mas so ferro o motor por que o motorista não parou quando começou a apresentar o problema!
amigo me desculpe mas bomba fora de sincronizacào trava pistào sim como folga entre cilindro epistào fora da tolerancia tamben eu nunca vi falar que oleo passando pelas guias de valvulas travassen os pistòes quando nos mecanico montarmos um motor temos que observarmos essescuidados recomedar aos motoristas para nào usarem mas que setenta por sentoda forca do motor para quenào venha ocorrer oengripamento dos pistòes por estaren com as folgas minimas a bomba fora de sincronizacao causa um super aquecimento no motor os injetores que resfriào os pistòes com oleo se estiver fora de alinhamento trava os pistòes asbielas com folga axial exessiva trava tamben porque nào lubrifica a saia do pistào projecào do bico em relacào face do cabecote causa problema de injecào
eu tive um problema desses com um motor cummins serie c .o caminhao estava trabalhando normal ha uns 4 anos mas estava ruim para pegar quando esquentava passei o serviço para um bombista foi feito bomba e bicos na primeira viagem o motor travou 1 cilindro a 80 graus aproveitei e ja toquei os outros kits que ja vem com a folga original de fabrica rodou mais uns 100km travou o terceiro cilindro de novo a temperatura normal nao sou bombista por isso quero saber de voces se e bomba pois levei num autorizado bosch de confiança.
amigo bom dia com certeza este motor esta com a sincroniçÀo errada se vc nÃo tem o manual de como instalar esta bomba eu posso te enviar . ou entÀo o bombista que realizou oreparo tem que ser parceiro nesta hora eu quando faço rep em bomba procuro auxiliar o parceiro porque sei a dificuldade de informaçÃo que resulta em despesa tanto pro mecanico como para o cliente por este problema que fui obrigado montar uma oficina completa com retifica laboratorio de bombas e bicos quando montava um motor o motorista me ligava que o motor fez um barulho travou depois que esfriou pegou normal so que jogando fumaçando pelo suspiro ai a retifica colocava culpa na montagen no mecanico no bombista ai descobrir que as ret os bombista uma boa parte náo sáo honesto deixavan o motor com as folgas erradas o bombista náo trocav'áo as peças e a culpa era minha resolvir montei tipo um shopp faço tudo se der um problema realmente e meu mas graças aDeus tenho otimos colaboradores nas bombas nÃo tem milagre e tudo novo nÃo tenho masesta dificuldade Boa sorte feliz Dia dos Pais'.
este motor nao tem como colocar fora de sincronizaçao .eu giro o motor ate travar o pino no furo do comando ea bomba me madaram ja travada no ponto .agora se voce tiver o procedimento para montagem da bomba do mb 447 do 1935 e puder me enviar agradeço
nos caminhões mercedes com bomba injetora,é dificil um que o ponto bate com o do volante ou polia do motor(om 366la),e quando vem do bombista também fica fora,então eu aqui faço o sincronismo ou se meço a atura do pistão do 1° cilindro antes do ponto morto superior (inicio de injeção) e faço o corte de oleo com a bomba de sincronismo,fica 100%. quando eu não fazia este procedimento era dor de cabeça( motor esquentando,perda de torque,fumaça preta nas subidas).
enquanto ao assunto de prenda de pistão,existe procedimentos de diagnosticos conforme o estado do pistão,e um das causas é como os colegas comentaram: super aquecimento devido problemas no circuito de arrefecimento,folga entre pistão e camisa abaixo do especificado,problemas de injeção( bico injetor avariado),topo do pistão usinado,quebra do injetor de oleo dos pistões.
AMIGO BOA NOITE REALMENTE ESSA BOMBA VAI TRAVADA NA PONTO CERTO MAS NÀO QUE DIZER QUE A SINCRONIZAÇAÒ ESTA CERTA PORQUE E FEITA NA BANCADA VC TEM QUE CONFIAR NO BONBISTA OU FAZER O TESTE NO VEICULO OS GABARITOS A BOMBA DO 1935 CHASSIS VERMELHO VC LEVA ELA TRAVADA E COLOCA OMOTOR EM 14 GRAUS O CHASSIS PRETO SE COLOCA EM 11GRAUS ''".
berg minha duvida em relaçao a mercedes 35 e aonde eu travo esta bomba e o que eu devo utilizar para travar a bomba .falando em sincronizaçao o mb 1618 antes de retirar a bomba eu tiro a tampa lateral da bomba e marco a altura do pistao do elemento 1 existe algum outro procedimento ja que para vizualizar a seta tem que retirar o compressor
Boa Noite amigo vc retirar a tampa de inspeçào que vai na carcaça de DistribuiçÀo mandar fazer um gabarito com uma rosca 8mm e corpo de 11mm de espessura comprimento de ums 1oomm na engrenagem da bomba tem um furo para vc introduzir O Gabarito ai vc ja traz a bomba travada ou se retirou sem travar ja coloca o volante no grau e leva ela travada'' Quanto o Motor 366 A vc esta correto faço da mesma maneira depois instalada sò' faço o corte de Oléo pará garantir que esta correto o serviço.
Boa Noite Berg Jp, vc poderia me enviar o manual de como instalar a bomba injetora do motor 366 A
email: [email protected]
Grato, Vinicius.
VDS no 366 existem vários pontos diferentes,tem que ver qual o numero do motor para ver qual o grau correto.
Aproveitando o tópico deixo aqui minha opinião sobre prenda de pistão,se vocês notarem 90% dos casos que acontece isso e quando o motor foi retificado e rebaixado pistão,além de aumentar a taxa de compressão consideravelmente,ainda tem o agravante de diminuir a câmara de combustão,ou seja acaba com o projeto do pistão,mas mesmo assim o bombista sempre é o culpado!não estou defendendo os bombistas,por que já vi motores que fundiram por causa da injeção,o que me refiro é que o primeiro apedrejado é o bombista.
Olá Manodorigon, o motor é um OF366A. A bomba injetora é do tipo P. Está em um ônibus 1721.
Tem que passar o número da plaqueta do motor pra ter certeza mas se não me engano é o mesmo do 1620 nesse caso é 1,86mm antes do pms e faz o corte de óleo na bomba injetora com a gremalheira toda atuada,eu sempre faço uma marca no tucho do primeiro cilindro da bomba injetora indicando o inicio de injeção