Vou tocar em um assunto que quase ninguém fala sobre isso nos fóruns.
Gostaria que todos dessem suas opiniões.
Sabemos que em nosso pais e no mundo existem leis que protegem os direitos de uma empresa,uma pessoa etc....sobre direitos autorais, intelectual de seus produtos seja ele físico , cientifico, etc.....
Mas existe uma área que deveria ser bem diferente a área de produção de veículos porque se examinarmos o assunto com critérios específicos as barreiras impostas pela lei mas especificamente a dos diretos intelectual, da proteção demasiada aos fabricantes de veículos e fere muitos direitos do consumidor, da industria, coloca em risco vidas e deixa uma classe de trabalhadores sem condições de trabalhar com segurança.
Por exemplo Scanners originais não são vendidos pelas montadoras aos reparadores individuais fazendo com que os consumidores sejam obrigado o depender das montadoras para reparar seus veículos, se o cliente não tiver opção fica na mão de um reparador ou oficina que não oferece segurança nem mesmo precisão de diagnóstico nem qualidade de serviço , tudo isso porque não existe treinamento nem ferramentas adequadas para se executar o serviço. porque?
Tudo isso sem falar de peças que não são originais consideradas " piratas" com vida útil comprometida muitas delas muito fora das especificações originais que por problemas de "direitos autorais" não podem nem mesmo ser fabricadas.
Agora eu imagino o seguinte a quem cabe a obrigação de revindicar que sejam tapados todos esses buracos deixados pela lei que não sabemos nem mesmo com exatidão a sua abrangência que coloca pessoas na parede do conformismo!!!!!!! é porque se não se conformar vai fazer oque?
A classe de mecânicos eletrecista automotivo precisa ser tratada com mais respeito pelo governo porque se nós errarmos por falta conhecimento podemos ser até mesmo presos se custar a vida de alguém. Então porque não podemos ter o mesmo nível de treinamento que uma concessionaria e porque não podemos ter a nossa classe tratada não como "picaretas" mas sim como verdadeiros técnicos. Porque as montadoras não oferecem treinamentos já que elas são quem fabricam e detêm os conhecimentos para oferecer treinamento com qualidade.
Ja tentou fazer um curso na Mercedes Benz ? na Volvo? na Iveco?Tentou comprar um Vcads Na volvo ? Um star diagnósis na Mercedes Benz?
se bate a cara na porta !!!!!!!! Porque?
No final das contas tudo isso alimenta um mercado horrível,sujo,oportunista, explorador e com certeza fora da lei. sim a nossa profissão se torna ilegal porque não é regulamentada não tem separação do que é certo ou errado de quem pode e de quem não pode tudo deveria ser mais claro, mais ao lado dos dos consumidores e valorizar os verdadeiros profissionais. e dar direitos iguais para todos direito de escolha para os consumidores.
quem tiver conhecimento da lei coloca nesse tópico para compartilhar com todos ou mesmo empresam suas opiniões sobre esse assunto nos conta um fato verdadeiro sobre dificuldade de trabalhar sem treinamento sem ferramentas etc
Respostas:
caro amigo junior,isso é um assunto bastante interessante. Pois estamos de frente com o assunto em destaque que é a redução de emissão de poluntes,no caso todos os orgãos responsaveis estão no meio, e a responsabilidade está sobre as montadoras de véculos a diesel : VOLVO,SCANIA ,IVECO,VOLKS e etc que estão sendo obrigadas a lançar no mercado veículos que eliminam a emissão de NOX2, atualmente estamos no EURO 3 ,com esta nova lei vamos para o euro 5 ou proncove 7, sem contar os sistemas de segurança que estão sendo equipado nos veículos ,fatos estes que limita o acesso profissionais não homologados (terceiros),tal tecnologia é de responsabilidade da montadora realizar reparos,com tanto investimento eles querem retorno.
Ano que vem a mercedes vai lançar o sistema de pós tratamento o BLUETEC5 para caminhões e o BLUEEFICIENT para a sprinter,
ou seja tecnologias que estão a muito tempo no mercado europeu,só agora chegou aqui,fato este que eles vão restringir mais ainda as informações.
Mas a lei é a mesma pra concessionária e terceiros ou seja se você isolar um ABS por exemplo e acontecer um acidente com vítimas e for comprovador que o acidente poderia ter sido evitado pelo sistema , qualquer reparador vai responder legalmente.