Estou com uma MITSUBISHI MONTERO GLS 3.200 CIL - MOTOR DIESEL 4M41 (JAPÃ)
Ao dar umas voltas com o objetivo de dectar ruido na suspenção, o motor apresentou uma pane no motor acendendo a luz de anomalia, a partir daí o motor soltou muita fumaça de cor cinza e ja não mais voltou ao normal.
O scaner que tenho é um KAPTOR.COM e não acessa o sistema Japonês, convidei um amigo Boliviano que tem um scaner que acessa o sistema e me apresentou as seguintes falhas:
12 - sensor de sobre pressão
41 - solenóide da válvula de estrangulamento
26 - sensor CSP
48 - sensor GE
31 - comunicação CAN
52 - VGT - controle de pressão
51 - sensor de posição EGR
Acontece que o scaner não consegue apagar as falhas presentes, caso algum amigo que tenha experiencia com este sistema que possa me ajudar fico grato.
Respostas:
amigo ve se nao tem oleo na turbina pode ser ela que estourou e dando perga que potencia e puxando o oleo do motor e causando essa fumaça
de noticias para poder te ajudar mais
ola roberio fumaça cinza azulada?derepente é o turbo dando passagem de oleo, esse codigos de pressão podem ter relação com isso. O motor pega bem ? tem desempenho?
CASA DO DIESEL DIZ:
CARO COLEGA NOSSO PROCEDIMENTO SOBRE TESTE DE SUPENÇÃO É COLOCAMOS NA RAMPA E COM UMA ESPATULA DETECTAMOS AS FOLGAS DAR VOLTA É PERIGOSO, SOMENTE COM O DONO DIRIGINDO.
CASA DO DIESEL DIZ:
CARO COLEGA ESSA CAMINHONETA QUE VC TEM AI É UMA MITSUBISHI PAGERO GLS 3.200 CIL. VC COLOCOU MONTEIRO, FIZ SOCORRO PARA UMA TERÇA O MOTOR É SEMELHANTE A ANTIGA,ESSA ESTAVA COM A LUZ DE ANOMALIA ACESSA E ESQUENTAVA FOI DOIS MECANICOS NO LOCAL E QUANDO VIRAM AQUELE MONSTRÃO NEM ABRIRAM O CAPÔ, QUANDO CHEGUEI LÁ DECTETEI O DEFEITO ERA, CORREIA DO ALTERNADOR AS DUAS ARREBENTARAM.
EM PRIMEIRO TESTE VC DEVE RETIRAR A MANGUEIRA DE AR QUE VEM DO INTERCOOLER.
E DEIXA FUNCIONAR UNS 15 MINUTOS PARA QUEIMAR O ÓLEO QUE ESTÁ NAS VALVULAS E PISTÃO E VERIFICA SE O INTERCOOLER ESTÁ COM ÓLEO.
AGUARDO RESULTADO.
Olha turma boa
É uma MONTEIRO versão japonesa motor 4M41 com bomba injetota monitorada eletronicamente.
Quanto ao turbo ja revisei(foi o premeiro que fiz)
Revisei válvula EGR,válvua wastegate,sensor de flux de ar, sensor de temperatura do ar, tirei as mangueiras do cooler.
Funciona com dificuldade em lenta e depois acelera só e começa a fumaçar muito,ao precionar o acelerador chega a apagar.
Estou na fronteira com a Bolívia, este carro é de cliente Boliviano e so tem duas MONTEIRO deste modelo na região, não tenho manual referente a este sistema para que possa facilitar a encontrar o defeito, não costumo a substituir peças sem ter certesa que a mesma está realmente com defeito.Por isso que peço ajuda.
Agradeço a todos.
Fera olha se não solto a mangueira do sensor pressão da admissão ou o chicote, fica no canto do intercooler do lado direito perto do chicote, se ela soltar perde força, fumaceia branco e acende a luz de injeção. Quanto aos codicos de falha podem ser codigos antigos armazenados no sistema,e agora que colocou o scaner eles apareceram.
também fui informado que os mangotes frouxo, jogam oleo para turbina tambem.
Caro colega alguns desses codigos sao consequentes dos verdadeiros codigos
1- checar cod. 31 pode estar havendo falha entres modulos não estao se comunicando.
2- essa falta de comunicaçao pode esta causando resto dos codigos.
3-Codigos 26 e 48 sao codigos de bomba injetora que nao adianta fazer nada so removendo a bomba e fazendo reparo.
4- Resto dos codigos sao subsequentes tambem da bomba.
5-Analisar combustivel e tanque.
Trabalho em uma agencia da mitsubishi ha 6 anos e cansei de pegar esses pepinos.
Me retorne.