estou com um ônibus 15-190 motor mann na minha oficina e ele apresenta o codigo 03081-002 (pressão de admissão) no rasther ja verifiquei os sensores e as abraçadeiras do intercoler alguem ja pegou algum problema igual?
Respostas:
Amigo, remova a mangueira do wastgate do turbo e liga a ignição, ter que ter ar modulado (pulsando), se tiver está ok! Ai vc acopla uma bomba manual (aquela de testar sistema de arrefecimento), ela tem que abrir com 2bar, porem não pode passar de 2,5bar, caso contrario vai danificar o diafragma!!!! Caso a pressão não suba o diafragma está rompido, porem não é vendido em separado, tem que trocar o turbo ou adaptar outro diafragma! :
ok LCF vou fazer os testes que voce me passou e te respondo! mais ou outro questão depois que ele acusa sensor de admissao ele perde força e se tirar o pe do acelerador ele volta ao normal tornando o defeito intermitende e assim fica a todo tempo.:(
Caro amigo LCF retirei a mangueira do wastgate do turbo e liguei a ignição como você mencionou e não esta pulsando.:
Siga a mangueira, vc ira encontrar uma válvula, primeiro verifique se ela esta recebendo ar, se sim substitua a válvula, se não continue seguindo a mangueira você deverá encontrar uma válvula reguladora de pressão ou uma válvula solenoide, da mesma maneira verifique a alimentação de ar, mas não se esqueça de carregar o sistema de freio!!! Todo este sistema do turbo e controlado pelo ECM, através de válvulas e solenoides, pois o wastgate é acionado pelo ar do sistema pneumático do veículo!
casa do diesel
Caro colega verifica as mangueiras do intercooler e o intercooler se estiver furado ocasiona essa falha tbm!
Caro amigo LCF obrigado pelas respostas. O defeito estava na válvula solenoide que estava travada e não mandava ar para a outra válvula de pressão. Obrigado pela a atenção de todos.
obrigado casa do diesel pela atenção mais como citei anterior foi a válvula de solenoide mais obrigado pela atenção mais futuramente se aparecer algo mais ficarei atento a sua dica.