Pessoal do forum, especializados em Diesel.
Veículo pega bem na partida, com marcha lenta estável sem falhas, mas ao elevar o giro do motor a luz de injeção do painel acende, o motor entra em Limp Home ( emergênia ) e fica com a potência limitada, com respostas de aceleração bem lentas.
No aparelho de diagnostico, leitura de falhas, aparece no scanner, o DTC P0089 - válvula de sucção - performance.
Em leituras de parâmetros, a pressão do Rail fica em 800 bar de pressão em marcha lenta, onde deveria permanecer em 300 bar !!
Com o motor parado, e chave de contato ligado, a pressão do Rail é 0 bar de pressão.
A corrente da válvula de sucção fica em 1750 M.amper em marcha lenta.
O sinal da central ECM para a válvula de sucção foi verificado com o uso do osciloscopio, e este foi considerado um sinal Bom, sem distorção de amplitude.
Este veículo está com problema na correlação ( pressão x sinal PWM )
Existe algum Reset especial na Central ECM via scanner ou eu ainda tenho um defeito neste veículo ?
alguém já pegou algum caso parecido ?
Muito Obrigado.
Respostas:
Olá,
Remova a bomba de alta e injetores pra teste em bancada.
Segue as dicas dos amigos que tudo vai dar certo abraços boa sorte e fica com Deus
Boa tarde
amigo seria importante
testa bomba e bicos em um reparador de canfiança.
em primeira mão
Ok pessoal, mas discordo de vocês neste aspecto.
Revisão de Bomba e bicos ??
O sintoma do defeito, e pela indicação do código de falha apresentado indicava um descontrole da PRESSÃO de combustível, ou seja havia um, excesso de pressão da bomba de alta !!! Nada haver com baixa pressão, descartando assim problema na bomba de alta,.
Já os bicos injetores, abri o cano de retorno pra ver e estava bom, sem excesso, portanto descartou a possibilidade de bicos, inclusive o veículo não falhava nada, impecáve no funcionamento em marcha lenta.
Os filtros eram novos, e não tinha ferrugem na bomba, inclusive removi a M-prop para ver e estava nova, brilhando.
Nenhum Bombista faz teste de Bomba para ver se está boa ou não,, tem que fazer a bomba primeiro !!!
Aí a conta chega , uma mão de obra enorme para remoção e instalação da bomba de alta somado á uma revisão de bombista que pode chegar a 3.500 reais se não tiver nada de defeito, reparo simples.
Os bicos injetores, mesma coisa, uma mão de obra enorme de remoção e instalação, onde se fica refém da máquina de teste de bico computadorizada que reprova por um mínimo de desvio da porcentagem,, e as vezes nem sempre é a causa do problema !!!
Conclusão , TEM que fazer o diagnóstico no Local, no motor primeiro !!!
Alguém aqui do forum também vai concordar.
Compreeendo seu posicionamento colega João,
Você é de qual localidade?
Nenhum bombista por aí testa mesmo a bomba antes de repararada? Rss
Você conseguiu resolver o problema dessa Frontier?
Sabemos que é possível sim realizar um diagnóstico preliminar conclusivo sem retirar injetores e bomba. Com o próprio uso do osciloscópio e uma boa literatura, você pega muito defeito de injeção commom rail. Mas, quase sempre e mais viável remover. Uma vez que um bico ou outros vão precisar de reparo... Aqui na minha região, um trabalho desses não fica tão oneroso assim num modelo como a própria Frontier por exemplo. Pra muito bombista aqui, o sistema Denso é tranqüilo de se trabalhar e têm bastante oferta de peças e reparos...
Sei que cada região têm suas carências para determinados serviços e reposição. E que cada oficina ou mecânico têm sua própria metodologia de trabalho...
Tenho certeza que se já não tiver resolvido o defeito, você vai resolver colega João!
Te desejo toda sorte do mundo e me desculpe por qualquer coisa.
Abraço.
Vc está bem certo, tenho uma oficina parceira que tem os equipamentos e gosto de ir lá porque ele é transparente comigo, mais em modo geral o cara independente do defeito quer tirar bico e bomba, ai gera um alto valor independente da resolução do defeito. Por isto temos que saber fazer os teste necessário até chegar a uma conclusão que realmente faça valer os testes em bancadas.
Está semana pegamos uma uma L200 gerando Falha P0089 via diagnostico e leituras via scanner vi a pressão em 600 bar na lenta .. o normal seria 280/300 bar. No meu caso eu tirei a válvula da bomba coloquei numa máquina de bico comum que tem a função de teste de solenoide e fiz ela atracar .. notei umas batidas estranhas .. desmontei reparei que agarrava certas horas o embolo ... peguei uma lixa 2.000 dei um polimento nela e por dentro, logo baixou pra duzentos de poucos bar, sendo assim vou comprar uma solenoide da bomba de alta nova !!
Uma coisa eu descordo de vc ..
eu uso osciloscópio todos os dias .. pra vc dizer que o sinal é considerado Bom vc teria de ter um carro Novo e comparar imagens .. mesmo assim ainda poderia ter leves alterações !
Vc deve trocar está solenoide da Bomba pra teste ( vc não informou o nome do sistema, mais aqui no meu scanner mostrar Reset de Bomba pra ambos os sistemas que é possível neste carro de acordo com meu scanner Bosch, aqui eles usam Denso Can, Denso CR 3.0
No caso da l200 que estou tem o reset da solenoide da bomba, neste teu fala que é da bomba, mais certamente deve ser o mesmo ajuste !
Nos diga se resolveu ?
O sintoma do defeito não era falha na bomba ou fuga nos bicos, pois fiz um teste sem precisar desmontar quase nada, apenas fazendo um diagnostico própio para sistema common rail , evitando assim mão de obra e gastos de altas cifras.
Uma revisão na mprop e reinicialização via scanner deixou o sistema common rail operacional novamente e dentro dos valores de pressão do combustível.
Aos colegas do post acima, obrigado pela sua opinião e comentários.