ola amigos estou com um problemão com um motor mwm 229 turbo
ele fundi o balancero do 6 cilindro......
ja troqui tuxo bucha de comando bomba de oleo e nada....
algum colega ja passou por isso
desde ja agradeço a ajuda ...
obrigado
email [email protected]
Respostas:
Ja verificou o orificio de passagem de óleo do cabeçote, ou até mesmo o estado da junta de cabeçote, varetas de válvula?
olha amigo roberio troquei a vareta o cabeçote e a junto tambem são novos
e nada de resolver o problema
já vi um caso assim: era bucha do comando gasta >>>>>>> pois o óleo sobe pela vareta, deve ter alguma coisa de errada no tucho ou comando
pcgodoi escreveu:
ola amigos estou com um problemão com um motor mwm 229 turbo
ele fundi o balancero do 6 cilindro......
ja troqui tuxo bucha de comando bomba de oleo e nada....
algum colega ja passou por isso
desde ja agradeço a ajuda ...
obrigado
email [email protected]
Amigão, seu problema é um pouco mais grave.... Desgaste no alojamento do tucho...
É raro, mas acontece nos mwm, principalmente quando é 6 cilindros. A solução ideal seria a TROCA DO BLOCO. Algumas retíficas fazem o serviço de "embuchamento" do alojamento, e existem também tuchos sob medida (9.229.8.325.001.4 original 0,10) e outras medidas no mercado paralelo(riosulense 0,20 e 0,40), mas de qualquer forma vc vai ter que desmontar todo o motor e proceder a medição.
COMO O AMIGO GNOATO DISSE TEM QUE USINAR O ALOJAMENTO DOS TUCHOS OU
ATÉ TER QUE EFETUAR A TROCA DO BLOCO,NESSE CASO EU ACONSELHO A INSTALAR
UM CANO DE LUBRIFICAÇÃO POR FORA VC PODE FAZER UMA RAMIFICAÇÃO DO CANO
DE LUBRIFICAÇAO DA TURBINA ATÉ O PARAFUSO DA TAMPA DE VALVULAS DO 6 CILINDRO
TEM QUE FURAR O PARAFUSO DA TAMPA DE VALVULAS FAZER ROSCA 6 MILIMETROS.
JÁ FIZ EM VARIOS E FICA BOM...
veterano escreveu:
COMO O AMIGO GNOATO DISSE TEM QUE USINAR O ALOJAMENTO DOS TUCHOS OU
ATÉ TER QUE EFETUAR A TROCA DO BLOCO,NESSE CASO EU ACONSELHO A INSTALAR
UM CANO DE LUBRIFICAÇÃO POR FORA VC PODE FAZER UMA RAMIFICAÇÃO DO CANO
DE LUBRIFICAÇAO DA TURBINA ATÉ O PARAFUSO DA TAMPA DE VALVULAS DO 6 CILINDRO
TEM QUE FURAR O PARAFUSO DA TAMPA DE VALVULAS FAZER ROSCA 6 MILIMETROS.
JÁ FIZ EM VARIOS E FICA BOM...
HEHEHE... Veterano, pensei que só eu fizesse esse tipo de "ajuste técnico"... Já fiz aqui em um trator VALMET, fiz em todos os balanceiros, tá rodando tem uns 3 anos... Lembrando que a recomendação da fábrica é pela troca do bloco...rsrs
casa do diesel diz:
Caro colega pelo que entendi é o balanceiro que está fundindo, os colegas colocaram o tucho!
Peguei um caso de uma besta gs, aonde o quarto balaneiro fundia era a flauta entupida por dentro.
CasadoDiesel,como vc deve lembrar, no mwm o balanceiro é individual e é lubrificado pelo óleo que sobe pela vareta(que é oca). Quando desgasta o tucho ou o alojamento, a pressão de óleo escapa e não atinge o balanceiro que acaba fundindo. No caso da BESTA, como vc disse, a lubrificação vem pela flauta(eixo dos balancins), sistema diferente. Outro sintoma deste desgaste é a pressão de óleo abaixo do normal.
casa do diesel diz:
Desculpa colega gnato, mas não estava lembrando do sistema e pior que não olhei hoje, e tinha na oficina uma volare v8, uma f1000, f4000 e um micro mwm serie 10.
casa do diesel diz:
Lembrando que esses motores não são igual ao 229 foi só uma referencia
CAROS AMIGOS OBRIGADO PELAS DICAS....MAS OPTEI POR FAZER UMA LUBRIFICAÇÃO ESTERNA NE COMNO DISE O AMIGO GNOATO E VETERANO.....
NAO CONHECIA ESSE AJUSTE TCNICO ..KKKKK....MAS FIS E ESTA EM TESTE AGORA
DEPOIS POSTO PARA OS AMIGOS COMO SE COMPORTOU O MOTOR....
OBRIGADO A TODOS ....
olá colega, como diz a gíria ¨ô ladrão¨ .... vivendo e aprendendo valeu cara, aplicarei essa técnica quando necessário, rrrr.
ratificando, é com relação aquela dica sobre puxar a lubrificação por fora para os balanceros, no caso de fundição dos mesmos.
ola amigo vi sua resposta sobre a lubrificaçao externa no motor 229 6c estou com o mesmo problema o balancim esta fundindo por falta de luficaçao teria fots ou um esqquema de como vc fes issso.
e eu nao tenho turbina no caminhao é possivel eu faser isso no filtro ou nocompressor?
email [email protected]