ola amigos estou com um problemão com um motor mwm 229 turbo
ele fundi o balancero do 6 cilindro......
ja troqui tuxo bucha de comando bomba de oleo e nada....
algum colega ja passou por isso
e ou vi falar da lubrificaçao externa vindo da trbina, mas eu nao tenho turbina é possivel faser vindo do filtro ou do compressor?
alguem teria fotos ou um esquema?
desde ja agradeço a ajuda ...
obrigado
Respostas:
Olá amigo, a lubrificação dos balanceiros vem dos tuchos,os tuchos podem estar folgado no bloco ou o bloco do motor desgastado fazendo com que o óleo lubrificante não suba ate os balanceiros.
>ola amigos estou com um problemão com um motor mwm 229 turbo
ele fundi o balancero do 6 cilindro......
ja troqui tuxo bucha de comando bomba de oleo e nada....
algum colega ja passou por isso
e ou vi falar da lubrificaçao externa vindo da trbina, mas eu nao tenho turbina é possivel faser vindo do filtro ou do compressor?
alguem teria fotos ou um esquema?
desde ja agradeço a ajuda ...
obrigado
Amigo, antes de mais nada, o ideal é que vc examine as causas desta falta de lubrificação do sexto balanceiro, como folga nos casquilhos por exemplo. Se for mesmo folga nos tuchos, aí fica um pouco mais complicado. Neste caso o procedimento mais aconselhável é encaminhar o bloco para uma retífica que execute o "encamisamento" dos tuchos.
Esta "solução" da lubrificação externa pode sim ser feita saindo do filtro, na verdade de qualquer ponto onde haja pressão de óleo. Lembrando que é uma adaptação, ou seja, vai depender muito de como é feita para funcionar a contento.
Outra "solução", por assim dizer, seria trocar a bomba de óleo convencional pela usada no motor turbo de fábrica, que manda um fluxo de óleo bem maior, e por consequência mais pressão, mas vai ter que trocar também o tubo de sucção(pescador), que é diferente. Neste caso, é provável que se tenha de "retrabalhar " a válvula de alívio, para que a pressão não seja excessiva.
Quero deixar bem claro ao amigo que estes artifícios podem solucionar o problema, mas nenhum é homologado pela fábrica, e deve-se ter muita cautela e parcimônia ao utilizá-las, ou seja, jamais empregue estes métodos em equipamentos de uso crítico ou veículos que por uma falha possam por em risco a integridade de qualquer pessoa. Abraço.
boa noite macucoo para esse motor existe tuchos sob medidas ;)
boa noite amigo trabalho em retifica se ocorrendo esta falha no 6º cilindro como esta descrevendo com certeza esta avendo uma falta de lubrificação no 6º ocasionada por falta de lubrificação devido folga no tucho. solução e embucha o alojamento do tucho na retifica faz isso.