Boa tarde pessoal,
Peguei um caminhão 1418 ano 1991 com motor OM366A que uma das válvulas do cabeçote destravou e acabou fazendo um estrago no motor. Acabou condenando cabeçote, pistão e cilindro.
Realizei todas as retificas necessárias para deixar o motor 100%.
Peças substituídas: Cabeçote e componentes, pistão, anel, eixo do comando, bronzinas, buchas biela e buchas comando e juntas.
Todas as peças foram conferidas se realmente a aplicação estava certa para o OM366A (norma aqui na empresa).
Realizamos a substituição dos 6 bicos injetores e teste da bomba em bancada. Tudo OK!!!!!
Após toda a montagem e colocado o motor no lugar, fomos funcionar. Percebemos que o mesmo resolveu emitir fumaça branca no escapamento. Depois de algum tempo a fumaça desaparece e o motor fica sem fumaça nenhuma. (Perfeito)
A fumaça emitida so acontece com o motor frio!!!
Teoricamente a fumaça branca acontece pois a temperatura na câmara de explosão está abaixo do que o motor precisa.
Um dos principais motivos é a redução da taxa de compressão, mas nosso motor foi conferido a projeção do pistão em relação ao bloco e esta OK.
Outro motivo seria a injeção do combustível que está injetando fora da câmara. (nosso esta OK).
Alteramos o ponto de injeção na bomba injetora para realizar alguns testes e nada mudou. A fumaça branca continua enquanto o motor esta frio.
Peço a ajudo dos senhores para quem ja pegou algo parecido possa nos ajudar com alguma dica!
Desde já agradeço.
Respostas:
OLÁ MEU NOBRE AMIGO APESAR DO MEU FORTE SER L8NHA LEVE EU VOU TENTAR TE AJUDAR COM ALGUMA IDEIA..BICOS BOMBA FILTROS VC TEM CERTEZA QUE ESTÁ OK???ESTE CABEÇOTE NÃO ESTÁ PASSANDO ÓLEO DE MOTOR PELOS GUIAS DE VÁLVULAS???ABRAÇOS BOA SORTE E FICA COM DEUS
Olá colega,
Não tenho experiência com esse motor. Mas ciclo diesel é ciclo diesel. Rss
Você fez o teste de compressão relativa?
Você verificou as anilhas dos injetores?
Consegue perceber se essa fumaça é proveniente da queima de água ou diesel ( ardida ) ?
Boa tarde amigos, agradeço as dicas!!
Solucionamos o problema!!!! Como citei na descrição a cima sobre a câmara de explosão a baixo da temperatura, descobrimos que a borracha de vedação da boia estava com problema e o óleo diesel estava com muita umidade.
Realizamos os testes no tanque de combustível e descobrimos que junto com o óleo diesel estava indo gotículas de água para os bicos injetores fazendo diminuir a temperatura interna da câmara.
Obrigado!!!!!! Resolvido!!!!!!
QUE BOM QUE VC RESOLVEU SEU B.O VALEU POR COMPARTILHAR A SOLUÇÃO COM A GENTE ABRAÇOS E FICA COM DEUS
Muito bom.
Agradecemos pelo retorno.
Abraço.
Bacana e não imagina q este defeito no tanque poderia de fato ser a causa. Injetores a Diesel mesmo passando no teste muitas vezes só Injetores Zero resolve. Fique atento !
Suas explicações são muito boas aparentando ser antenado em assuntos técnicos. Abraço !
água nos bicos e na bomba pode danificar mais tarde o melhor é fazer revisão!