Boa noite amigos, estou com um problema na luz freio em um caminhão Axor 3340, a luz de freio fica piscando com se tivesse um rele de seta, mas só quando a caminhão está funcionando, com o caminhão afogado não apresenta defeito.
Alguem de vocês já resolveu este defeito por ai ou tem um esquema elétrico da luz de freio deste caminhão, para me enviar?
Desde já agradeço!
Respostas:
CASA DO DIESEL DIZ:
Desconecta o interruptor no pedal e para ver se para,se parar é o interruptor,se continuar está com fio encostando na lata fecha aterramento como se fosse o interruptor do pedal.
Não fiz nenhuma eletrica de mercedes axor 3340 mas o sistema é igual até em carros a diferença é nos eletronicos a diesel que manda sinal de freio para o freio motor e modulo
A luz de freio fica piscando nas lanternas trazeiras, já olhei o interruptor de freio e não é.
Obs: Orele K5 fica acionando quando o motor está em funcionamento.
CASA DO DIESEL DIZ:
Já trocou o relé ?
rsrsrsrs
se o relá está oscilando é ateramento do interruptor até o relé
vc deve fazer uma ponte porque ele trabalha com positivo e é acionado com negativo.
O rele já foi substituído e o problema não foi resolvido
CASA DO DIESEL DIZ:
TENTA FAZER A PONTE COM UM FIO DIRETO DO INTERRUPTOR DO FREIO ATÉ O RELÉ
PODE SER NO CHICOTE
boa noite estive lendo alguas dicas ai sobre a luz de freio do axor e o seguinte examine o sensor que fica localizado na valvula rele no meio do chassi o circuito do sensor e fechado quando acionado abre ,so que passa pelo modulo FR recebe sinal do sensor pedal e da valvula rele do chassi ai que vai para o rele estive vendo uma dica que falaram que e igual automovel o rapaz nao entende nada de pesados ok gualquer duvida mande um email [email protected] ok.
CASA DO DIESEL DIZ:
Desconecta o interruptor no pedal e para ver se para,se parar é o interruptor,se continuar está com fio encostando na lata fecha aterramento como se fosse o interruptor do pedal.
Não fiz nenhuma eletrica de mercedes axor 3340 mas o sistema é igual até em carros a diferença é nos eletronicos a diesel que manda sinal de freio para o freio motor e modulo
Caro colega realmente vc não leu o tópico, mas vou te dar uma dica importante teu problema é de elétrica, vc deve levar a um eletrecista.
A reparação automotiva é dividida em varios segmentos mas o principio é o mesmo.
A divisão pode ser :
eletrica
bombista
caixa
diferencial
suspeção
funilaria
ar condicionado
moleiro
pneus
Aqui na minha cidade que fica no rio grande do sul quando há duvidas consultamos alguem especifico na area e no teu caso é eletrecista e vc pelo visto é mecanico de pesados.
Mas como vc disse que não entendo nada de pesados vou consultar um colega de eletrica de pesados e repasso a vc....
Caro amigo ¨casa do diesel¨, sou eletricista formado trabalho nesta área há 20 anos, mas tem horas que alguns defeitos nos deixam intrigados, por isso coloquei esta pergunta no fórum, procurando alguma informação técnica ou alguma dica concreta que resolva o problema.
A dica que você postou eu já tinha feito antes antes de postar a pergunta dia 16/06/2010.
Me desculpe, mas não fui eu que disse que você não entende nada de pesados, você não deve ter prestado atenção na autoria do post.
Jlando 1972
CASA DO DIESEL DIZ :
Sem problema coloquei na resposta no geral e devia ter direcionado
Fiz o curso de eletrica automotiva na força aerea em 1990 mas não exerço a funçao trabalho somente com injeção eletronica diesel e diesel leve desde 1988.
Mas mesmo assim vou entrar em contato com o colega da eletrica para ver com ele se já passou esse defeito.
Olá amigos!Problema resolvido, o defeito estava no interruptor que fica na válvula relé mesmo.
Valeu pela dica amigo Eradi Delffes.
Obrigado a todos que postaram as respostas.
ok quando precisar e so pedir ajuda se estiver no nosso alcance enviaremos as dicas trabalho so com linha pesada a 32 anos ERADI DELFFES DA AUTO ELETRICA VOLMERSCANIA UM ABRAÇO VALEU OKKKKKKKKKKKKKKKK B)
esse relé é do D+(alternador) por isso fika oscilando.Agora, o defeito da luz de freio é outro!!!Ou as linhas estão em curto enter si!!
VC TEM ALGUMA COISA DA SCANIA AI ANO 2010 ESQUEMA ELETRICO