Amigos, boa noite. Alguem sabe como funciona (eletronicamente) o metodo de medir RPM do motor diesel sem sensores no motor? Explico: vi um sistema de medição de gases de escape que é ligado aos terminais da bateria, simplesmente, sem nada ligado ao motor. No painel digita-se o numero de cilindros e ele indica a rotação.
Pergunto: como a eletronica sabe a rotação sem sensores no motor, já que são ligados só os cabos + e - na bateria?
Eu vi isto funcionando.
Respostas:
Pode tambem pelo alternador,acho que através do Riple de funcionamento tem a indicação do RPM do motor.
O da descarga deve ser pela vibração(alternacias)do fluxo de ar.Muito interessante
casa do diesel diz:
Caro colega o RPM é medcido pelo alternador, mas qual motor a diesel vc está falando e qual o veiculo.
A excessão é nas bombas injetoras geralmente bosch que tem sensor de rotação, nos casos dos diesel leves!
Geralmente nos diesel pesados, e algumas pickups anigas como f1000 e d20, e no W do alternador. Quanto ao equipamento que vc viu não tinha uma garra indutiva no cabo positivo da bateria?Pois e um metodo de verificar a rotação>
O nosso colega Dirceu está se referindo ao aparelho chamado tacômetro utilizado em conjunto ao opacimetro diesel ambos da tecnomotor ,ele tem as duas funções pelo sensor indutivo ou pela bateria,ele da medição do rpm .
Através da circulação da correte eletrica o aparerelho (tacômetro)informa a rotação do motor pois o aparelçho pede para ligar os fárois para a sua calibração e quantos cilindro é o motor.
Isso é que eu entendi quando eu vi o aparelho funcionando Dirceu.
É ISSO MSM ANDERSON TEMOS UM DESTE NA OFICINA É MUITO PRATICO!!!!!
Olá, reativando a conversa.
O S4T tem algum sensor de rpm na bomba? tenho quase certeza que o rpm que meu painel está marcando está errado, pois só chego aos 2500 rpm com o motor aos berros.
O alternador que está com o motor foi adaptado e não sei se a polia que utilizaram na adaptação foi a original.
Conforme falaram acho que o mais correto seria achar uma casa que tenha o tal tacometro e medir direto na bateria. Que tipo de mecanica normalmente tem esse aparelho, bombistas, auto-elétricas?
Em motor diesel tem como usar aquelas lampadas estroboscópicas de ajuste de ponto?
Aguardo alguma ajuda.
Abs, flávio
CASA DO DIESEL:
Caro colega tem casa especializada só em velocimetros e paineis
pelo auternador amigo... é só puchar um fio em uma das fases do estator "caso ele não tenha a saida W"...
Infelizmente não conheço, pois o sistema precisa de pulso da ingnição para acender a lampada...
Relê
O rpm do painel já está ligado no w do alternador, só que não tenho como confiar nessa leitura, pois, como falei, o alternador é adaptado e não sei se a polia tem o mesmo tamanho da original.
Dai a tentativa de achar outra maneira de ler o RPM.
companheiro nos motores medios e pesados como cummins, mwm. volvo, scania mercedez bens todos ,são medido a rotação dos motores pelo alternador.nos motores antes dos anos 80 tinha um sensor eletromecanico que fazia essa leitura de rotação.
Veja abaixo uma pesquisa no google imagens com as palavras "tacometro laser"
http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&q=tacometro%20laser&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1003&bih=563
Rada 2011, entra no Google coloa marsusi e entra em equipamentos lá tem o tacometro com foto tecnomotor.blz
estudo eleronica e te digo,nao sei bem como funcina mas nao duvide da elertonica pq muitas coisas te deixam de cabelo em pé.