Colegas, estou com um problema no ajuste de uma valvula, solicito ajuda de vcs.
Fizemos o motor de um MB 1938s eletronico ano 2002
Ao dar partida o mesmo não pegava de jeito nenhum
Foi invertido os 2 sensores de fase do comando e cremalheira, e limpos.
Foi trocado o cabeçote do racor e o filtro do mesmo
Foi feito limpeza dos tanques de diesel
Foram trocados os bicos injetores
As unidades injetoras foram revisadas com troca de reparo
O módulo PLD foi testado em outro 1938 e não apresentou problema
Foi trocada a valvula de retenção que fica proximo ao sexto injetor, na galeria de diesel do bloco
foto.JPG
O rasther II não acusa nenhuma falha
O caminhão ja funcionou normalmente injetando Diesel por gravidade, acelera normal tambem.
O caminhão ja funcionou com a bomba puxando direto de um tanque a parte, sem passar o diesel pelo PLD e sem passar pelo filtro, acelerando normalmente.
Depois que ligamos todo o circuito passando pelo Filtro de Diesel e deixando desconectada a mangueira de retorno que conecta numa valvula de retenção que vai no pé do filtro, vide foto, o caminhão tambem funciona, mas ao conectar a mangueira, o diesel vai todo embora e dá entrada de ar.
Ja pedi a concessionaria a referida valvula de retenção, chega prox segunda-feira, mas não enxergo problema nela. Alguém sabe como resolver isso ? Tem algum ajuste essa valvula ?
Obs> Esse 1938 é do tipo que tem 2 retornos para o racor, 1 deles em cima do cabeçote.
Agradeço desde já a ajuda dos amigos, pois tá muito dificil e ja demos tanto solo nesse caminhão, que estamos preocupados como motor de partida.
Respostas:
ola andrade
percebi na foto q a tampa do filtro nao esta totalmente apertada remova ela e de uma olhada se o filtro esta totalmente encaixado em seu devido alojamento pq se nao estiver bem encaixado ao inves de o combustivel ir para linha de alimentação ele volta para linha de retorno!!!!!
obs: a parte superior do filtro deve estar para baixo do furo lateral q existe nesse tubo q tem dentro do caneco do filtro! da uma conferida nisso ai tmbm vlw!!! depois posta ai.
Prezado Girardi, amanhã seguirei seus conselhos e postarei o resultado, obrigado.
Ola amigo esta semana tive um problema parecido aqui em minha oficina era a bomba alimentadora, troquei o reparo e o problema foi resolvido
Girardi, apertamos o filtro até o fim e conferimos a posição do mesmo, o problema continua.
Zedalada, descartamos problema na bomba pois o caminhão funcionou normalmente com ela num tanque a parte, inclusive acelerando normalmente, tambem funcionamos a mesma fora do bloco, acionando-a com uma furadeira e deu pressão, a mesma também está estanque, pois poderia passar oleo diesel pelo retentor do eixo.
Confira algum tipo de entrada de ar pois é possível que se tenha micro entradas de ar . Se não for isso o jeito é seguir a linha de injeção considerando filtros entupidos obstrução da passagem do oleo e como é eletronico o problema pode ser eletrico e seu scanner não consegue detecta-lo pode ser um mal contato ou algo assim.
Amigos, problema resolvido.
O problema era entrada de ar sim
E apos os testes, era no conjunto da filtragem de diesel
Esse 1938 ano 2002, tem 2 alimentações, uma delas que vem de cima do cabeçote do racor
O 1938 ano 2003, ja nao tem essa segunda alimentação em cima do cabeçote do racor
Foi retirada essa alimentação em cima do racor
Foi retirada a valvula de retenção que fica embaixo do filtro de diesel, retorno p o tanque
O sistema ficou igual ao do Axor
Agradeço aos que ajudaram ! Abraço