Olá, estamos com uma MB180 na oficina, os mecânicos já conferiram o ponto, e pela 2ª vez na partida, ela quebra o comando de válvulas, seria esse um problema de ponto do motor mesmo? Quem tem conhecimento sobre este motor?
Respostas:
estou com o mesmo ploblema eu queria sa o ponto certo deste comando
estou com o mesmo ploblema eu queria sa o ponto certo deste comando
Método prático para acertar o ponto do comando de válvulas de um motor ciclo Otto ou Diesel
Por Sabidão
De repente, deparamo-nos com um motor de ciclo Otto ou Diesel de procedência desconhecida e desmontado e não temos como identificar as marcas de sincronização do comando de válvulas. E agora? Ao montá-lo, como fazer? Não se apavore, siga as instruções abaixo e comece a “descascar o abacaxi”.
1) Coloque o primeiro cilindro no PMS (ponto-morto superior), faça uma marca e retorne 90 graus o virabrequim para evitar o encontro do pistão com as válvulas.
2) Se o motor tiver um só comando, vá girando o comando em sentido normal de rotação e procurando uma posição em que as válvulas de admissão e escapamento, também do primeiro cilindro, fiquem em balanço. Isto se consegue da seguinte forma: girando o comando em seu sentido normal de rotação a válvula de escapamento vai abrir, continuando a girar ela vai começar a fechar e quando estiver quase fechando, a de admissão vai começar a abrir: é aí o ponto do comando, também chamado de cruzamento de válvulas. Procure balancear muito bem este ponto de equilíbrio e retorne o primeiro cilindro para o PMS usando a marca feita anteriormente e coloque a correia/engrenagem/corrente e seu motor já esta no tempo de válvulas.
2.1) Estando o ponto do comando acertado, gire o virabrequim uma volta completa e acerte ponto de centelha.
3) Motor de dois comandos: é um pouco mais complicado e exige um pouco mais de atenção, mas o processo é o mesmo. Vá girando o comando de escapamento no sentido normal de rotação até que a válvula do primeiro cilindro abra toda e inicie a fechar, ficando quase fechada; Mas, atenção: para evitar confundir começando a fechar com começando a abrir faça a "manobra" toda fazendo a válvula abrir toda e seguir girando até ela quase fechar.
Em seguida faça girar o comando de admissão, girando-o em seu sentido normal até que a válvula abra completamente, continue girando até ela fechar e começar a abrir novamente. Isso é importante para não confundir terminando de fechar com começando a abrir. Lembre-se que qualquer forma, seja um ou dois comandos, a posição deve ser: válvulas de escapamento quase terminando de fechar e válvula de admissão já começando a abrir.
Isto feito, é só dar um giro completo no virabrequim e acertar o tempo da centelha.
Caso o motor seja ciclo Diesel o processo é o mesmo e ao dar um giro completo o motor fica em ponto de injeção. É um método um pouco trabalhoso mas essencial para sanar dúvidas em motores desconhecidos.
Ocorreu-me escrever esse texto depois que uma retifica desmontou a engrenagem de um comando variável para trocar um retentor e remontou fora da posição (o cubo deslizante encaixava em 3 posições diferentes, mas só uma era a certa) e os mecânicos, por sua vez, botavam na marca da engrenagem, mas o comando ficava fora do ponto.
Um exemplo prático
Semana passada fiz uso prático deste método. Um Dodge Dart motor 318, de carburador e platinado. Relato do dono: começou perdendo potência, seguiu ficando ruim de pegar, tiros no escapamento e retorno no carburador que parecia afogar, por fim já nem pegava.
Aí começou: troca condensador, regula platinado, tampa do distribuidor trincada, bóia carburador presa etc., válvulas queimadas e junta do cabeçote queimada, parece que está fora de tempo etc., eram as hipóteses. Chamaram o Sabidão.
Bem, as marcas de sincronia do comando do motor Dodge 318 não são visíveis com o motor fechado. Então tira-se a tampa de válvulas, vai-se girando o motor com a mão no sentido normal de rotação, acompanha-se o movimento válvula de escapamento do primeiro cilindro, ela abre, continuando a girar ela começa a fechar e a admissão começa abrir e checa-se se o pistão do primeiro cilindro está no PMS. Como não estava no PMS, só poderia ter acontecido uma coisa: pulou dente da corrente do comando.
Desmontaram e lá estava a corrente com 8 dentes fora.
(MATERIAL ENCONTRADO NA INTERNET)espero ter ajudado.
casa do diesel
caro colega aqui somos especializados em MB 180, caso precise do esquema passo a vc o procedimento, mas vc esta colocando comando de segunda linha, vai quebrar sempre, mesmo no ponto!