Boa noite. Este não é bem meu forum, o meu é o dos leves, mas inventei de reformar o motor de uma S10 99 2.5 turbo, de um amigo. Depoís de reformado quem disse que o bicho pega. Pistões,camisas,bronzinamento,filtros novos, válvulas retificadas,Bomba e bicos testados.
Estou em duvida se montei os pistões(com a seta p/ frente)e correia corretamente (Polia da bomba com rasgo p/ cima coincidindo com furo na bomba,polia do comando com marca apontando p/ marca na carcaça a +/- 10min e pistão 1 bem em cima. Se alguém puder me ajudar desde já muito obrigado.
Respostas:
amigo eu fiz um motor apos uma semana deu defeito na bomba injetora,
não que ela parou de funcionar é que a polia não é chavetada,então saiu fora de fase.
obs levei no bombista umas 3x,depois descobriu que ele estava regulando no sintido contrario.
Na s10 do lado direito do motor tem um orificio que se instala o pino de fasagem para sincronizar pms, assim como na bomba injetora tb deve-se instalar o devido pino de fasagem, o comando tem a seta q deve-se alinhar com a marca da carcaça de distribuição. Alem disso vc deve verificar o deslocamento do pistão bombeador da bomba injetora com um relogo comparador instalado nas costas da bomba , na placa de identificação do motor vc vai ver a descrição disso. Verifica tb se o solenoide da bomba esta funcionando direito
Valeu pelas dicas. Amanhã o bombista vai montar a bomba e testar na máquina antes de me entregar. Se ele me disser que está tudo ok vou desmontar a frente para conferir se a correia está correta, poís na hora da montagem estava tão confiante que me esqueci de dar algumas voltas no motor e ver se os ponto coicidiam. Apesar de que na regulagem de válvulas deu tudo certo.
Não é so o ponto da correia q vc tem q conferir. Aquela porca 22 que fixa o eixo da bomba ao flange , se ela não estiver apertada a flange roda e a bomba sai do ponto vc tem q conferir com o relogio comparador o sincronismo da bomba injetora. Esta falange não tem chaveta.
Finalmente Fumegou,mas está bem sem força. O bombista encontrou uma palheta emperrada no cabeçote da bomba.
Detalhe só funcionou com o ponto da bomba totalmente adiantado.
Alguém pode me passar a folga de válvulas, passei 0,50 parelho,todavia não sei se está correto.
Sim o bombista disse que estavam meia boca.
O grande problema nesta novela é que este auto chegou na minha oficina com o cabeçote já fora do motor,e a propietária reclamando que o motor fumaçava só quando ligava o ar caso contrário era um relógio. Como já haviam condenado o motor,e realmente tinha uma certa folga de cilindro, resolvi fazer uma geral.
Acho que a novela Chegou ao fim. Como havia dito essa não era bem a minha praia, e é nisso que dá se meter na praia dos outros.
O fato de a caminhonete estar sem força foi porque instalei uma junta incorreta,com Três pics quando deveria ter utilizado uma standard.
Obrigado a todos, em especial ao Mercavel que esteve sempre disposto a me ajudar nesta empreitada.
Até me veio em mente te falar sobre essa junta , mas nao quis desviar muito o foco do assunto. Esse motor tem 3 tipos de junta . Mas valeu pela solução e retorno a nos aqui do forum
motor diesel é barabada !!!
começamos pela bomba
o bombista deve ter tirado a polia e ficou fora de ponto
duvido muito, porque todo bombista sabe que é louca
vc pode fazer um teste com a bomba!
*retira os canos trazeiro que vão para os bicos.
*liga a chave e deixa alimentado com diesel
*toca a polia no sentido horario
*coloca o dedo no cano que vai para o primeiro cilindro quando der pressão verifica se a polia está na posição certa.
*polia da bomba coloca um pino para travar e depois trava a bomba na parte lateral retirando uma chaveta e aperta o para fuso que trava o eixo da bomba
*a correia dentada não deve estar fora do ponto e se estivesse entortaria as valvulas
qualquer coisa entra no meu msn [email protected]
desculpa mas tem mais um teste dos bicos
os bicos injetores são de dois estagios
*retira um bico do cabeçote
*deixa a ponta para fora
*bate chave o bico tem que pulverizar
se não sair nada exite dois problemas
1ºbomba fraca com pouca pressão para abrir
2ºbicos injetores trancados
OBS DEVE TROCAR AS PONTEIRAS DOS BICOS ANTES DE TESTAR A BOMBA