BOA NOITE AMIGOS.
ESTOU COM UM NOVO PALIO 1.4 QUE SOFREU UM PEQUENO ACIDENTE E ESTOUROU OS AIRBAG DO MOTORISTA E PASSAGEIROS.
FORAM TROCADOS TODOS OS AIRBAG E CINTOS PRE TENSIONADORS, TAMBEM CENTRALINA DO AIRBAG.
ATENÇAO MESMO ASSIM A LUZ DO AIRBAG NAO APAGOU, EFETUEI O RASTREAMENTO E NAO APRESENTA DEFEITO.
ALGUEM TEM EXPERIENCIA COM AIRBAG PARA ME DAR UMA AJUDA?
LUIZ ANTONIO
TECNICO EM AUTOMOBILISTICA
Respostas:
Meu amigo, deve existir um procedimento de reset do sistema
Se vc colocou uma nova centralina do airbag, tem que configurar. Pegue a velha coloca, faz um reset se a mesma apagar a lampada. Estar ok.
Prezado Luiz Antonio,
Nas últimas edições do Jornal Oficina Brasil (Jan/Fev/Mar 2016), o especialista e participante deste Fórum, Leandro 'Blietzkrieg", falou sobre a importância e os cuidados a serem observados na manutenção e reparo deste sistema. Vale a pena dar uma lida.
Já entramos em contato com ele, e assim que possível ele postará um comentário para ajudá-lo.
Att.
Prezado Luiz Antonio,
Nas últimas edições do Jornal Oficina Brasil (Jan/Fev/Mar 2016), o especialista e participante deste Fórum, Leandro 'Blietzkrieg", falou sobre a importância e os cuidados a serem observados na manutenção e reparo deste sistema. Vale a pena dar uma lida.
Já entramos em contato com ele, e assim que possível ele postará um comentário para ajudá-lo.
Att.
Prezado Luiz Antonio, Como vai Amigo?
Vamos começar com as hipóteses que levam à isso:
1) O módulo de Airbag envia dois sinais para funcionamento da luz de avaria, porém sua arquitetura eletrônica aceita emitir tais sinais, e tende à ignorar o recebimento de sinais. Assim sendo, se atente para supostos curtos do chicote à massa. O Painel não considera o sinal que aciona a lâmpada como uma falha no sistema, mas sim as informações enviadas via protocolos.
2) Caso seu veículo tenha Computador de Bordo, a hierarquia eletrônica é centralizada justamente nesta central, que funciona como uma gateway, ou seja, algo como porta de acesso. O Módulo de Airbag envia um sinal de possível avaria ao Computador de Bordo e este decide se envia as informações aos restantes dos módulos. Portanto acesse todas outras centrais com seu Scanner. Em qualquer colisão mensagens são enviadas à todos sistemas para que atuem conforme a estratégia do sistema. Por exemplo, a Injeção recebendo a mensagem tende a cortar a alimentação e todos sinais elétricos enviados aos sensores e atuadores, o sistema imobilizador bloqueia o funcionamento da partida, o sistema de alarme destrava as portas, destrava as portas e aciona a Buzina e a sinalização de alerta, a fim de chamar a atenção das pessoas, enfim, a estratégia pode mudar de veículo para veículo, porém existe, e no caso de haver uma Central de Bordo ela se responsabiliza em avisar todos os sistemas. Portanto cheque todas centrais e verifique possíveis advertências de colisão não apagados.
3) Se o veículo tiver Computador de Bordo, verifique em um diagrama elétrico a pinagem que interliga tal o Computador ao Painel. E fique à vontade para fazer o teste com o Multímetro nos pinos de alimentação da luz de Airbag, porém somente em caso de haver Computador de Bordo. Nesse caso, um possível sinal contrário enviado por um Multímetro não chegaria até a ECU do Airbag. Faça tais medições com o Painel conectado e desconectado, e caso continue observando alimentação nos terminais, desconecte o Computador de Bordo. Se nada mudar, verifique entre a Central de Bordo e o Modulo de Airbag. Mas nesse caso desconecte o módulo antes, meça continuidade nos cabos e também dou-lhe a seguinte dica: Orientando-se pelo diagrama, identifique os pinos na Central de Bordo, que interligam-se aos cabos de Bus ao Módulo de Airbag (meça sinais e veja possíveis interrupções ou curtos à massa, e também observe se o positivo que alimenta a ECU do Airbag apresenta uma tensão condizente. Mas meça tal alimentação em relação aos fios negativos que chegam à tal ECU (lembre-se, nem todos negativos são aterramentos, portanto verifique um bom diagrama antes de acessá-los com a ponta de prova). Uma má alimentação ocasiona o que chamamos de efeito "doppler", ou seja, uma variação tão rápida que o módulo mal consegue processá-la, mas somente por "tentar" avisar a Central de Bordo, a mesma já percebe tal variação de dados, mesmo que a informação nunca seja concretizada.
4) Uma Central de Airbag necessita de codificação adequada, e todo seu mapa de programação deve corresponder ao programável pelo fabricante, uma vez que o Computador de Bordo faz uma "varredura" por todo sistema antes dar o problema como resolvido. Quero dizer que uma Central de Gerenciamento "quer ler o que foi instruída à ler". Caso a reprogramação do módulo de Airbag possua falha em um dos parâmetros e isso "confunda" o sistema como um todo, o Computador de Bordo tende à tomar a primeira providência, que é acionar a luz no Painel, porém se tal erro de parâmetro não foi considerado pela Engenharia, A Central de Bordo não consegue explicar ao sistema sobre o erro e limita-se somente à acionar o aviso luminoso. Portanto realizar um telecarregamento com arquivos garantidos pela fábrica, é a única maneira de certificar-se sobre a perfeita adequação da arquitetura de dados de uma ECU de Airbag. Caso contrario, limito-me a afirmar que já certifiquei muitos arquivos incompletos e modificados sendo instalados por pessoas não especializadas em tal tecnologia, que ao contrário do que muitos pensam não é como reprogramar um sistema de Injeção.
Fica a dica!
Abraço
Olá, Amigo.
Outra dica, a maioria dos sensores de colisão atuam de forma capacitiva ou mecanicamente, nas duas situações os mesmos tendem à se tornarem mais susceptíveis às variações e dessa forma nunca mais retomam suas características originais. Assim sendo, caso um crash-sensor seja reutilizado, o módulo verificará que alguns parâmetros de colisão persistem, e tendem à avisar o sistema que existe uma não conformidade verificada.
É importante que todos tenham conhecimento sobre as limitações dos sistemas de diagnósticos via Protocolos. Nem todas não conformidades são pensadas pela Engenharia, dessa forma pode ocorrer de uma ECU não enviar dados de falha, e também o Scanner não compreender alguma mensagem. Nesse caso, posso dizer que preocupar-se com mensagens escritas pode decepcionarmos já que nem tudo é convertido de Hexadecimal para ASCII (Código de programação formado por caracteres a fim de resultar em frases e palavras), entretanto o mesmo não ocorre quando convertemos para binário ou decimal, portanto invistam em conhecimentos e interpretação de parâmetros numéricos. Eles são os mesmos em qualquer lugar do mundo.
Abraços.
BOA NOITE A TODOS COMPANHEIROS DO OFICINA BRASIL.
A CADA DIA AGREDITO MAIS NESSA MAXIMA, QUE JUNTO RESOLVEMOS.
GUASE TODAS AS SEMANAS PEGO DEFEITOS CABULOSOS QUE NA MAIORIA DAS VEZES SE TORNAM FACEIS, POIS PESQUISO AQUI E GUASE SEMPRE VEJO QUE ALGUEM JA POSSOU POR UMA EXPERIENCIA, E DEIXOU LÁ A SOLUÇAO DO PROBLEMA.
AS VEZES UM COMPANHEIRO QUE TRABALHOU DIAS NA DESCOBERTA DO DEFEITO NOS AGRACEIAM COM A SOLUÇAO.
E AÍ, COM ESSA INFORMAÇAO, COM POUCOS MINUTOS DEMOS CONTA DE DEFEITOs QUE PODERIAMOS LEVAR DIAS E MUITO DINHEIRO PARA RESOLVE-LOS.
O FORUM OFICINA BRASIL PRA MIN HOJE, É UMA FERRAMENTA DE TRABALHO IMPRESSINDIVEL PARA TODOS OS MECANICOS APAIXONADOS COMO NÓS.
HOJE ME SINTO HONRANDO POR TER TIDO A INTERVENÇAO DO MODERADOR DESTE FORUM, E DO LEANDRO DE QUEM VIREI FÃ DE CARTEIRINHA.
SINTO MUITO DE NAO PODER POSTAR AQUI A SOLUÇAO DO PROBLEMA DO AIRG BAG DO PALIO, LUZ NAO APAGAVA.
O DONO DO VEICULO TROUXE O CARRO APENAS POR UM DIA E FICOU EM CIMA, BOTANDO PRESSAO E DIZENDO QUE SE EU NAO DESSE CONTA LEVARIA PARA A FIAT. E COMO JÁ TINHA OUTROS COMPROMISSOS, COM OUTROS CARROS DE GENTE QUE CONFIA EM MEU TRABALHO, DECIDE DEIXAR ELE LEVAR O CARRO.
MAS FICOU AQUELE GOSTINHO DE DECEPÇAO, POR NAO TER RESOLVIDO AQUELE PROBLEMA.
DEIXO AQUI MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS A TODOS.
LUIZ ANTONIO
TECNICO EM AUTOMOBILISTICA
(33) 3738-9259
(33) 988149427
Prezado Amigo Luiz,
Na verdade nós todos nos sentimos grandiosamente honrados em tê-lo conosco, e principalmente pelo fato de ter conquistado mais um amigo.
Quanto ao fato de não ter encontrado a solução do problema, convenhamos que você não teve tempo para isso, e uma análise minuciosa não se trata de uma atividade metódica, e sim lógica, e essa muda de problema para problema. Sem dizer que trabalhar sobre pressão não o deixa trabalhar de forma racional, dessa forma imagine se agirmos da mesma forma com um Cirurgião durante uma cirurgia, a situação seria tão catastrófica quanto.
Portanto amigo, não se decepcione. Tenho certeza que você resolveria o problema se o Cliente tivesse a visão de que um processo de análise relacionado à reparação é algo sério, minucioso e profissional, e não uma Gincana escolar.
Um forte abraço.
Meus amigos,não se preocupa com esse suposto cliente,ele não merece o seu profissionalismo,clientes que não entende ou não que entender,que acha que devemos fazer diagnósticos rápidos,não entende nada desse mundo eletrônico automobilistico,e vai ter que esperar para um diagnóstico preciso em qualquer OFICINA DO MUNDO,então nas nossas oficinas devemos colocar padrão de serviço,onde que temos um tempo,uma forma de trabalho e nossos clientes devem simular isso, conte sempre comigo
Luis Antonio, ja resolveu ou ainda não. Quais codigos estao aparecendo.