Nescessidade de informacao nos faz ser-mos unidos!
Vamos ser unidos amigos mecanicos e eletroeletronicos diesel.Devemos compartilhar manuais tecnicos.
Qualquer novidade alguem nos acione.
Aguardo.
Meu email eh [email protected]
por gentileza me enviem apostilas para reparadores na area eletro eletronica,possuo algumas apostilas aqui da VW,FORD,SCANIA E VOLVO,posso tentar repassar tambem ,ve se conseguem algo ae para nos.muitas vezes por inesperiencia compramos materiais caros para estudo ,que na maioria dos casos tem conteudo muito fraco eos brothers da oficina brasil ,amigos no site tiram de letra ,enviando materiais gratuitos com conteudo incomparavel,coisa de primeira.
ATT. Gustavo eletrecista diesel.
Respostas:
Gente alguem jogue a corda!
31-220 CONSTELLATION 6x4 parou de dar partida,soh funciona direto no arranque,conferi o interruptor da caixa,nao eh ele.
Alguem sabe informar o percurso da corrente,o rele do arranque pega um sinal do interruptor da caixa,mais tem um sinal tambem da manete,alguem sabe explicar sim ou nao.
o rele se eu estiver certo eh o primeiro da esquerda para direita,me corrijam se eu estiver errado.
Preciso de alguem para exemplicar isto ,tomara que aparecer um logo ,to na duvida aqui.
amigao boa noite na base fusivel tem um rele para partida comfere la add ai [email protected]
meu peixe e o seguinte como e constelletion ele monstra no painel os codigos de falahas ativos consultar o manul que ensina
ai com certeza e mais facio te ajudar
Limpei o rele aqui ele ta pegando.
Vou deixar para ver.
Valeu pessoal pela atencao.
Pessoal qualquer novidade (informacao),alguem avisa aqui,se garimparem algo na net da um tok.
Alguem sabe me informar sobre alguem que tenha manuais tecnicos eletroeletronicos diesel,qualidade e preco bom.
Meus fornecedores aqui tem muito pouco coisa nesta area.
Pessoal alguem sabe testar o sensor tacografo dos caminhoes vw worker,aqule com dois fios,nestes casos podemos medir resistencia do sensor se tiver infinita subistitue,se alguem souber deixe aqui no forum.
valeu
este site eh tudo o que estava faltando para nos iniciantes,a casa do diesel e um usuario que se identifica como Rogerio sao parceiros de verdade,alem de outros amigos que tem contribuido com informacoes nesta area tao complicada .
GUAREPU,existe valores de comprovação de resistencia do sensor de velocidades do vw worker :
RESISTÊNCIA INTERNA 1500 A 3500 ? A 20º C
TEMPERATURA TRABALHO LIMITE 40 A 120º C
FAIXA DE TENSÃO TRABALHO 300 mV a 80 V
DEVE GERAR SINAL DE TENSÃO ALTERNADA COM EIXO CARDÃ EM MOVIMENTO
OBSERVAR DISÂNCIA ENTRE SENSOR E ENGRENAGEM ( CAMPO ELETROMAGNÉTICO)
existe também um teste que se faz no tacografo,ou seja com o veículo parado você simula a velocidade e verifica se o velocimetro tá funcionando,ajuda muito nos diagnosticos,pois daí você sabe que o defeito tá do sensor ou chicote entre o sensor eo tacografo.
esse teste é com tacografo VDO,uso este teste nos mercedes,SPRINTER .
fala ae pessoal ,goostaria de tirar uma duvida o sistema de injecao eletronica diesel MWM4.0 E 6.O,E CUMINS isb, tipo 1317,PARECE SER O MESMO,tenho as duas apostilas aqui e na comparacao parece ser a mesma central,mesma pinagem alguem sabe me informar.Na escuta ae casa do diesel.
Pessoal valeu tambem pela dica do sensor tacografo worker.
Deus lhes abencoe.
casa do diesel diz:
O sistema é o mesmo commom rail!
O modulo depende do modelo do motor....
aki ten algumas coisas
http://www.4shared.com/folder/sjPwGFa4/_online.html
Pessoal alguem me de uma forca,nos caminhoes ford cargos 1317 eletronicos o freio motor eh acionado via rede can?
Neste caso o painel funciona como uma central tambem?modificando o modelo de caminhao muda muita coisa? na ford?
Alguem tem as pinagem das linhas can,outra coisa pelo que entendi o freio motor o positivo e o negativo sao ligados a ECM.
Me corrijam se estiver errado.
Pessoal me enviem algo relacionado no email no inicio do topico.
fui,busquem a paz.
Em Cristo.
fala ae pessoal,salve salve a todos os cooperadores com os iniciantes na area eletro eletronica diesel,tem ums parceiros aqui no blog,que sao finos.
Ae se alguem nescessitar de alguma coisa e tiver ao meu alcance me acionem.Valeu,estou nescessitando de um contato com alguem que possua cabos scaner da alfatest diesel usados para dispor.Fui.
Olha nos ae fala que eh nos.
Meus amigos ontem 10/09 abri um chicote de um constellation 17-320,eu estava procurando um fio quebrado pois o caminhao nao acendia o farol alto em um dos lados,consegui resolver aqui porem surgiu uma curiosidade ,existe ali no chicote alguns fios bem finos trancados ums aos outros bem finos semelhantes a fios de telefone,alguem sabe informar qual eh a funcao destes fios finos ,eu desconfiei que talvez se tratava da linha cam,porem preciso da confirmacao de voces ,pessoas com mais experiencia.
Ae se tiverem alguma apostila tecnica lembrem de mim ae turma.
Valeu pessoal,aguardo a resposta de voces.
Alguns caminhões possuem os fios da rede can protegidos por uma capa, outros não. A rede CAN, é responsável por interligar as centrais eletrônicas e com isso diminuir a quantidade de cabos, fusíveis e relés, e também proporcionar um diagnóstico mais preciso. Neste site http://www.eletricabasica.xpg.com.br/elet.htm no tópico 9, tem uma explicação sobre rede CAN e como as centrais se comunicam. Também na seção Downloads, vc encontra uma apostila com os fundamentos da rede can.
Valeu claudio pela dica estou lendo o link aqui.Depois gostaria de receber seu endereco de email se puder.
Tu tecla de qual cit.
Guarepu, eu teclo da região metrpolitana de BH, meu email é o [email protected].
Até mais!
Pessoal hoje 14/09/11 Tentei resolver um problema em um VW 300 cavalos, otor cumis de bomba mecanica,o tacografo nao funcionava,e tambem o marcador de velocidade,desconfiei do sensor,porem eh diferente dos worker motor MWM,que possui dois fios.
Aqui possui quatro,alguem sabe me informar como testa aqui?
Quais polaridades chegam nestes quatro fios aqui,e indutivo,Hall,nao entendi,o caminhao possue duas caixas tipo 113 scania.
Salve salve a todos os amigos deste topico para iniciantes,lembrem-se nao podemos esquecer de nossas origens e do humilde comeco.
Outro assunto pessoal,estou precisando da pinagem da MR,PLD 1938 ,se tiverem de outras MB,podem enviar tambem.Conto com voces.
Companheiros de oficina,estou nescessitando compreender o funcionamento daquela luz no painel dos ford cargo eletronicos,aquela luz que indica que a cabine esta destravada,pois as empresas de mineracao aqui por motivo de seguranca exige como item obrigatorio,nos ford quando se vira a chave ela acende junto com as da injecao,e em seguinte apaga,con o conector do interruptor ligado ou nao.Sera que eh so com o veiculo em movimento que ela se acende?
Aguardo sua ajuda.
caro colega, quando vc vira a chave de ignação todas as luzes do painel se ascendem para uma espécie de demonstração, o motivo pelo qual ela se apaga mesmo com o conector desconectado é que o sensor é normalmente aberto consequentemente quado desconectado o circuito continua aberto caso queira que ela se ascenda desconectada basta apenas fazer um junper na intalação.
Ae pessoal,hoje fui solicitado,uma 1318 eletronica bicudinha,com aquele conector menor do modulo do motor quebrado,o caminhao estava disligando,nao o do lado do chicote,porem o do modulo mesmo,o conector ja nao estava firmando,pessoas quando acontece isto,eh nescessario trocar o modulo,ou da para consertar somente aqule plastico?Preferi consultar voces.
Aguardo contato.
Aproveitando o embalo,valeu ae TomVolvo,pela dica la do interruptor da cabine dos ford eletronicos.Ae se tiver uma apostila tecnica ae daqueles globhtroter,me liga eu .Aqueles eh doideira,se tiver de outros tambem eh bem vindo.
Valeu fiquem na paz.
bom dia aquele conector troca sim o do modulo ou do chicote. [email protected]
Valeu,vou tentar adiquirir porem agora estou indo la no veiculo,vou precisar fazer um recurso provisorio,pro caminhaozinho ir buscar leite.Tu conhece alguem que vende esta peca em Belo hoizonte?
Alguem ae ja retirou o motor de partida da 1620 eletronica 2009,pelo que vi nao eh facil,eu estava com uma aqui que queimou o auxiliar de partida,por sorte consegui mudar as ligacoes e instalei um outro,em outra posicao.
Quais componentes nescessitam ser desmontados para a manutencao do arranque.
--- Em qui, 5/1/12, gustavo candido
De: gustavo candido pessoal boa noite,desculpe-me porem vou te encomodar,hoje fui na estrada,um cliente aqui possui uma 1620 MB puxando madeira,ano 2011,parou na estrada ia vindo normal e desligou,levaram o bombista com um SDC 701, ESTA dando erro de comunicacao.Fui acionado,e verifiquei as alimentacoes.
Verifiquei a alimentacao do ADM, apararentemente esta tudo ok,kl30,kl15 ,31.
Porem no PLD me engarranchei todo,nao tenho o esquema da aliimentacao do conector menor que alimenta.Se puder me ajude meu companheiro.
Oque voce acha rogerio?
No conector menor do PLD achei tres vezes 31, com led, achei um 30,e um 15 POS CHAVE
voce tem o roteiro de teste deste modulo?
Gostaria de saber se posso medir a continuidade dos fios do cam,com pedaco de fio e multimetro,com os modulos desligados.Se puder me de alguma ajuda irmao.
sobre a voltagem do cam Se puder me ajude tambem,agora ela nem liga mais o arramque,aguardo voces companheiros.
Alguem me ajude quanto a 1620,AMANHA CEDO VOU VOLTAR LA PESSOAL PRECISO DE UMA DICA.
gustavo resebeu os esquemas que te mandei me liga te passar umas dicas do 1620 valeu.
Usando as palavras do Gustavo: pode enviar para [email protected]
''por gentileza me enviem apostilas para iniciantes na area eletro eletronica,muitas vezes por inesperiencia compramos materiais caros para estudo ,que na maioria dos casos tem conteudo muito fraco eos brothers da oficina brasil ,amigos no site tiram de letra ,enviando materiais gratuitos com conteudo incomparavel,coisa de primeira".
ATT. Helder Silveira
Pessoal,estou com um problemao aqui,tenho em minha oficina aqui um constellation 17-320,andando com a luz da bateria cortando acesa direta,alguem sabe me explicar oque esta acontecendo?porem ele esta gerando normal.
Obs veiculo foi instalado um rele para ativacao de luz diurna,acionamento de farois,e o sinal do rele,foi tirado do fio do alternador,porem foi colocado em varios caminhoes deste mesmo modelo,porem apenas este apresentou este tipo de defeito.Alguem ja resolveu um problema destes?sera que existe relacao com o problema?
Olá pessoal, sou novo por aqui e também na área diesel.
Estou procurando um curso para fazer, encontrei na Rom w, alguem ja ouviu falar ? ou ja fez esse curso aqui http://www.romw.com.br/curso_PLD.html
obrigado.
Casa do diesel diz:
Caro colega se vc está com vontade de entrar na área de injeção eletrônica, terá que adquirir conhecimento em:
Elétrica automotiva;
Injeção eletrônica diesel;
Mecânica diesel;
Conhecimento em bomba e bicos.
Vc terá que ter uma visão geral de tudo isso ou ter alguns colegas que possam te orientar em caso de duvidas!
Conheço alguns cursos e posso passar a vc, me add no msn será uma honra auxiliar o colega.
Queridos amigos e colaboradores,saibam que me faltam palavras para expressar toda aminha gratidao,pela ajuda obtida de cada um de voces.
Neste universo automotivo todos voces sao pecas chaves para o entendimento destes sistemas,como se e em uma grande festa com muita fartura,cada um traz uma ajuda,como aconteceu em alguns exemplos de festas da Biblia na antiguidade,os mais ricos traziam bois,animais maiores,os mais pobres traziam um pombinho,porem todos participavam.Assim compartilhamos nossas informacoes e experiencias e assim temos esta festa que eh este site. Tenho muita alegria em ter conhecido voces.Fato que se deu quando fui solicitado a tentar fazer funcionar um caminhao moderno ,no ano passado,nao consegui,e foi solicitado a presenca de um profissional de uma rede autorizada,eu o esperei,e Ele ao perceber meu interesse em compreender estes veiculos iniciou me apresentando esta comunidade,creio que foi um dos presentes da vida.Caros saibam que realmente possuo grande estima por todos voces que me orientaram,e me ajudaram com informacoes.
Que Deus atraves de seu filho Jesus cristo abencoe todos voces,sucessos na profissao,e em todas as partes de suas vidas ,fiquem com Deus.
Mantenham contato.:
De: gustavo candido
Assunto: eletricidade de caminhoes eletronicos.
Parceiros gostaria de saber se voces possuem algum material para eletrecista de caminhoes ,de preferencia algum materia em formato PDF com fotosl util para quem trabalha com caminhoes eletronicos,veiculos modernos.
Possuo algumas aqui da VW,fORD,VOLVO,SCANIA ,a maioria nao possuem fotos prometo tambem enviar,nescessito de fazer estas trocas,pois este tipo de material nao eh facil de conseguir e na maioria dos casos possuem precos elevados.
Aguardo compreensao e por favor mantenha contato.
A principio estou nescessitando de apostilas dos novos caminhoes .estes com motorizacao eletronica por favor me enviem.Valeu e que Deus lhes Abencoe Amem.
meu email eh
Meu nesta mesma ocasiao que voce fez esta pergunta,me liguei e aproveitei a oportunidade e fui neste treinamento mencionado,voce tambem fez?eu estava lah,tambem foi gracas a voce que me deu esta informacao por email.gostei do pessoal que organizou lah.
Prezados estes dias percebi em um Vw 24-220, ano 2011 ,bomba injetora ,dois automaticos auxiliares,imitando os usados antigamente ,para acionar o motor de partida,um ate acredito que executa esta funcao,eles estao posicionados atras da cx de marcha,sobre o chassi,junto a eles visualizei um modulo eletronico da arpe,saiu original no veic. alguem abe explicar a funcao deste modulo,o caminhao tem motor cumins.Valeu pessoal conto com voces.
Meu aliados estou nescessitando de apostila de treinamento das maquinas caterpillar alguem possue algo ae ou consegue ?ou possue alguma informacao.Nescessito conhecer a arquitetura do sistema,valeu turma.
Possuo algums materiais aqui da ford,vw,volvo e scania me solicitem para trocas.
Boa noite!
Cara pra testar o sensor (eaton)ou dois fios como queiram é muito simples.Basta vc pegar um ledd ligar uma tomada do sensor e exitar a frente do sensor com uma chave larga dando batidas bem suaves na ponta do sensor,como ele é um sensor indutivo e gera tensão alternada vc observará que se estiver bom o ledd irá piscar a cada batida (leve)q vc der na ponta do mesmo.qualquer coisa me add aí [email protected] valew carinha!!
amigos tenho muita informaçao da linha pesada, se precisarem estou aqui pra servi-los. [email protected]