Bom dia, amigos.
Repassando conhecimento, para ajudar a todos.
Um cliente nosso levou sua Hillux 3.0 SRV 2008 em uma retifica da cidade para tirar um vazamento no motor, a camionete chegou normal, ele a parou, abriu o capo, mas logo em seguida o mecânico pediu pra ele colocar ela mais pro fundo do pátio e então a surpresa, a camionete não pegou mais. Ele então nos ligou, ao chegar ja vimos que a camionete não tinha pulso nos bicos, a luz da injeção não acendia ao ligar a chave e ao tentar passar o scanner o sistema não era encontrado. Testamos chicote de sensor de rotacao. da tomada de diagnose, todos os fusíveis e tudo normal. Após conversa com um amigo ex técnico da toyota, ele nos orientou a abrir a caixa de fusíveis no motor novamente e colocar um fusível no quarto lugar (de baixo para cima) na linha de fusíveis que possui 3 fusiveis e o quarto lugar vazio ou tapado por uma tampinha, é um procedimento padrão feito pelos técnicos toyota pois embaixo desses fusíveis fica um rele que libera a alimentação de ingnição (15V) para o sistema e esse procedimento faz um jumper para reforçar a alimentação que teria que passar pelo rele, pois este pode estar carbonizado e então não funcionar.
Logo após fazer isso a luz da injeção já acendeu e conseguimos entrar com o scanner que acusou falha de comunicação ECU/imobilizador(não apagável), então retiramos o fusível que havia sido colocado e conseguimos apagar a falha, após isso foi bater e pegar. Orientamos o cliente a ir em uma auto elétrica desmontar a caixa de fusível e trocar o relé.
Mas fica a dica ai de um defeito totalmente elétrico/eletrônico que sem os conhecimentos e macetes se torna quase impossível de ser encontrado. Espero ajudar como fui ajudado, abraços.
Respostas:
"VALEU PELA DICA MEU AMIGO ABRAÇOS E FIQUE COM DEUS!!!!
Boa!!!
Agradecemos por compartilhar.
Abraço.