Amigos do fórum
Gostaria de tirar uma dúvida com os companheiros da pesada. Trabalho com mecanica leve. Comprei uma frontier 2.5 2011/2012 e venho notando que nas saídas ela fumaça um pouco (fumaça típica de combustível-preta) como sendo um carro novo, eletronico, não deveria ter emissão de fumaça praticamente zero? Gostaria de saber a opinição dos colegas que trabalham com este tipo de motor. desde já agradeço a ajuda.
Respostas:
casa do diesel diz:
caro colega a mecanica diesel eletronica é diferente da gasolina, ela controla a quantidade de combustivel do seguinte modo:
Temperatura do ar de admissão;
Altitude;
Pressão de admissão;
Carga do motor
Rotação do motor.
Caso haja alguma anomalia como combustivel adulterado, filtro de ar sujo mangueira do turbo furada, entrada de óleo lubrificante provenientes da turbina, suspiro, retentor de valvula ou até mesmo dos aneis de pistão o modulo não conseguirá identificar pois não há nenhum sensor, no caso dos a gasolina sistema OTTO há sonda no escapamento que faz leitura da queima, mistura pobre ou rica.
caso precise de auxilio no defeito é só avisar!
Essa fumaça preta em arrancadas é característica desse motor Nissan 2.5.
Caro amigo,
sei das condiçoes de funcionamento dos motores diesel eletronico. Só estranhei essa fumaçada preta somente nas arrancadas ou retomadas de velocidade,pois trata-se de um veículo novo. o nosso colega Lucas Nassif afirmou que é considerado normal neste tipo de motor, e acho que ele tem razão, pois venho observando várias caminhonetes deste tipo e tambem tem esta característica. Trabalhei com motores diesel mas sou do tempo das bombas tradicionais, e quando começava a acontecer isso era problema de bomba e/ou bicos. Fico preocupado somente por ser um carro novo, e como tal esta na garantia e sei que o reparo deste tipo de motor não é barato, gostaria de tirar esta dúvida com os colegas especializados. Vale salientar que não fumaça azul, não baixa oleo lubrificante, tem força e o consumo se mantem estável, deste novo. Agradeço a vcs pelas respostas e mesmo sendo considerado normal pelo fabricante, particularmente penso o contrário, pois hoje em dia é muito dificil ver um, motor diesel fumaçando.
OBS. Descobri tambem que colocando o diesel aditivado (aqui uso shell) ele melhora bastante.
Grato a todos e um bom dia.
O que posso relatar é que tenho uma Frontier 2009 automatica com 38 mil km e ela fumaça desde os 2 mil km qdo a rotação passa dos 2mil RPM. Ja limparam bicos, regulagem não relata nada, Motor funciona bem, sem perda de força ou outro problema, apenas fumaça preta muita e consumo alto (6 km/l na cidade). Se não fosse esse problema seria carro otimo, mas isso é inadimissivel. ELes agora dizem que vao trocar os bicos...,mas acho q nao resolverá...uma pena um carro tao confortavel, motor potente, manutençao boa, mas parece maria fumaça;;;
casa do diesel diz:
caro colega limparam os bicos?
Já sei o que aconteceu!
Colega, obrigado pela resposta,mas quando carro estava com cerca de 9000km foi retirado bicos, enviados a representante da fabrica para realizar limpeza e testes(carro parado por 1 semana) e não houve melhora apos isso. O chefe da oficina me relatou que conseguiu(agora com 38mil km) novos bicos para trocar p ver se melhora. acho q em abril consigo coloca-los, vamos ver. Mas acho q problema é outro e ou Nissan não detectou ou é um problema que teria q fazer um recall enorme e caro.
olá amigo, esse veiculo já saiu em 2012?, veja que 2012 não pode rodar com o diesel comum, só com o s50, pode ser esse o caso da fumaça
grato sales;
o amigo, obrigado pelo comentario, mas a Frontier automatica é 2009 e desde o inicio tem o problema da fumaça escura.
A minha é 2011/2012, comprada em novembro. Ela fumaça nas arrancadas , ma acho o consumo dela bom. Na estrada, rodando em 120/140 Km/h ela faz a média de 8,7/ 9 km/L. na cidade nao fica muito diferente. Gostaria de saber a opinião do comp CASA DO DIESEL.