A concessionária Fiat de minha cidade recebeu uma Fiat Ducato 2.3 multijet no guincho. Ela tinha vazamento de óleo por todos os retentores e juntas. Desmontaram o motor achando que este era o problema. Como não encontraram nada mandaram para nossa retífica para avalia-lo. Recebemos o motor desmontado e no motor nada encontramos. Detectamos o problema na turbina. Fizemos a troca de aneis, bronzinas, turbina nova original e juntas e montamos novamente o motor. Quando da na partida o motor funciona normal. Depois de uns dois a tres minutos, ele muda o funcionamento apresentando sopro na admissão. Notamos que é no momento que abre a borboleta instalada na tubagem de admissão. É só entrar no veículo e começar a acelerar que a borboleta fecha no corpo da borboleta e o barulho pára ( ou é abafado ). Insistimos em experimenta-la e acabou por jogar óleo pelo retentor dianteiro, traseiro e pelo respiro. Tinha um funcionário da fábrica em visita na Fiat de nossa cidade e aproveitamos a presença dele para nos orientar. Ele solicitou que levássemos o veículo até a concessionária ( a que nos enviou o motor) para ele avaliá-lo. Passando aparelho ele nos disse que na parte eletrônica não tinha nada e que o problema era no motor. Retiramos o motor do veículo e desmontamos inteiro. Pensávamos que deveria ter dado problema nos pistão ( engripado). Não encontramos absolutamente nada. Solicitamos a presença do funcionário da fábrica mas ele ja havia ido embora. Pedimos então a presença do encarregado da oficina desta concessionária para ver o motor desmontado e presenciar que não havia nada de errado com a parte mecânica do motor. Ele efetou as medições em folgas de bronzinas, altura de pistões e tudo estava de acordo com manual técnico. Montamos e instalamos novamente o motor. Funciou normalmente até uns três minutos e então começou fazer barulho de sopro na admissão. Não insistimos pois da última vez jogou óleo pelo respiro. Alguem poderia por favor nos orientar sobre o que podeá estar ocorrendo?
Respostas:
o problema deve estar no sistema de reecirculaçao de gases EGR
Emerson ribeiro de souza lima, têm como eu fazer algum teste ja que passando o aparelho tanto Bosch ( o da nossa Firma) quanto o da Fiat ( na concessionária) não acusa anormalidades nesta EGR?
ola samuel. isso ta parecendo ser escap intupido da uma olhada.
pra acontecer isso indicação de respiro do motor entupido.. Obs. sistema eletronico de combustível, o motor é mecanico...
Por via das duvidas isola a EGR e testa pra ver, é rapido.
Porem quanto peguei Frontier com EGR aberto ou quebrado ela apagou logo apos a partida.
Tenta não custa nada