Estou com uma Ducato 2012 Marelli Euro 5 com código de falha:
P0641 = Tensão de Alimentação 1 dos Sensores (Passado) no raster 3 da tecnomotor.
Já conferi: Bateria, fusiveis, reles e alimentação do modulo, tudo ok
Quando nos fios da bomba do tanque vem dois sinal negativo não pega, quando vem sinal negativo e positivo ela pega e morre em seguida, pressão de baixa ok, pressão de alta no momento que ela pega chega a 500 bars.
O motor pega com o auxilio de spray jogando na tubulação de alimentação da admissão, nesta ocasião dá dois codigos de falhas:
P0090 = Pressão de combustivel_acima do limite superior(passada)
P0069 = Pressão do turbo(passada)
A van chegou guinchada na oficina, e peço ajuda aos colegas.
Desde já agradeço
email: [email protected]
Respostas:
Levei a Van para a Concessionária colocando o aparelho original da Fiat, onde constatamos que:
0641 = Falha interna e comutador de chave.
Gostaria de ajuda.
Desde ja agradeço.
ja troquei todos os sensores e nada. realmente presciso de ajuda
Amigo ja conferiu alimentação dos sensores do rail e do turbo?veja se o sinal de resposta deles estão de acordo com a condição existente ex do rail ,chave ligada motor desligado,alimentação 5 v tensão de resposta 0,5 v +/- pressão do rail 0 bar.
pelo que que pude ver aqui o código p0641 referece a ecm condição de curto circuito,sensor em curto,da uma olhada no site que deixei aqui na descrição.
http://www.datsc.com/tabid/122/OBD-Error-Code/P0641/Diagnostics/Fiat/Default.aspx
amigo manodorigon obrigado pela a ajuda. conferi todos os fios e sensores e a alimentaçao deles.
o unico sensor que nao vem 5v e o sensor MAF mas existe um fio que alimenta 12v o fio que deveria vir 5v nao vem a voltagem e 2,57v que e comandado pelo modulo UCE.
coloquei uma ducato com quase a mesma quilometragem e ano troquei os sensores:
MAF , sensor de pressao e temp do turbo ACT, sensor de pressao do rail, sensor de rotaçao do motor CKP indutivo, sensor de fase do motor cmp (hall), valvula MPROP e juntamente conferindo alimentaçao positiva e massa e continuidade.
hoje de manha liguei um cabo terra do motor na carroceria fiz ligaçao de alimentaçao da UCE positiva por fora em todos os terminais que o esquema eletrico me indicou mesmo com a chave ligada e liguei por fora tambem os fios negativos e nada.
a unica coisa que me intriga e que de manhan ela pega funciona durante uns 5 a 10 minutos e apaga, depois ela pega quandoa bomba do tanque aciona e apaga em seguida. nao e toda hora que a bomba funciona. pois tem algo que a UCE reconhece um erro ela liga e desliga a bomba do tanque.
ja ia me esquecendo troquei troquei a caixa de fusiveis e reles UCE antena e modulo da chave.
nao teve jeito funcionou uns 5 minutos e ficou tudo igual. mesmo codigo de falhas P0641.
desliguei o escapamento antes do filtro de particulas (catalizador).
verifiquei a turbina.
correia dentada ponto do motor.
tinha rastreador foi desligado.
gostaria de falar com rimla e manodorigon. via telefone.
do rimla gostaria de saber o que aconteceu com a ducato que estava com mesmo codigo de falha.
meu email: [email protected]
por favor estou prescisando muito de ajuda.
Nao mexo muito com diesel,mas se voce ja trocou tudo isso e nao resolveu,deve ser chicote,conector invertido.Fiz uma L200 que cortava quando aquecia,pelo scaner dizia que era modulo,o problema tava no sensor de rotaçao (hall)ele enviava sinal mas nao da forma correta.Tem osciloscopio pra verificar sinais?
Boa tarde caros amigos, estou com uma Boxer HDi 2010 com o mesmo problema.
Codigo P0090
Pega e morre em seguida. segundo cliente depois de abastecer o carro foi perdendo força até ficar assim.
ja peguei uma bronca dessa dificil de resolver pois o cara faz tudo e não resolve bronca das pesadas caro amigo o defeito ai vi ser sujeira no sensor da bomba de alta pode testar o que estou lhe contando nem eu acreditei que fosse isso troquei a bomba na hora ficou bom depois bronca de novo já não sabia mais o que fazer só resolveu quando eu tirei o sensor e cortei o seu bico a pontinha do sensor dai o carro funciona até hoje já faz 3 meses funcionando perfeito espero que você faça o que te pedi e retorne com a solução espero ter ajudado.
C:\fakepath\Tabela de códigos de falhas Injeção Diesel Marelli 8DF3 Proconve L6.pdf
tirei a bomba fora limpamos a peneira que tem dentro da bomba nao estava suja.
desmontamos a valvula MPROP limpamos testamos tudo certo.
coloquei a bomba no lugar e nada.
a van ate pega funciona de repente apaga codigo de falha p0641.
dou a partida de novo ela pega e morre com picos de 3.000 bars
valvula de controle de pressao chega a picos de 60%
o motor chega ate bater bicos com exesso de presao
sei que esta com muita pressao de combustivel mas o que faz com que essa pressao suba nao sabemos
amigo larry onde fica esse sensor
essa van e uma ducato 2012 marelli com EGR euro 5.
sensor da bomba e a MPROP nao tem bico e nem pontinha.
por favor me esplique.
outro sensor de alta pressao e o sensor de pressao do rail tambem nao tem pontinha e nem bico.
desde ja te agradeço.
amigo eu nao sei se vai ser o seu caso da uma olhada na linha de retorno se estiver com qualquer entupimento ela faz subir a pressão da uma conferida blz.
amigo tudo indica pane elétrica mesmo!em relação a válvula,esse carro não usa aquela válvula com peneirinha na ponta (drv),pelo seus relatos, da impressão que a uce não está conseguindo regular a pressão,pois em hipótese alguma pode chegar a 3000 bar,mas se a válvula está operando com 60% é sinal que a uce está comandando a válvula,mas a pressão não está baixando,faça um teste com o multímetro nos dois fios da válvula .com o plug conectado na válvula faça funcionar e acompanhe,quando a pressão aumenta a tensão na válvula deve aumentar também para poder baixar a pressão,pois na válvula m-prop quanto maior a tensão menor deve ser a pressão,diferente da ducato 2.8 que usa válvula drv que ao aplicar tensão aumenta pressão,se acaso ainda assim não der certo,tente trocar a uce.
amigos a luta continua.
fizemos o teste da valvula MPROP o modulo comanda a MPROP.
entao colocamos o modulo em outra van e funcionou perfeitamente.
o problema esta na van mas o que e nao sabemos.
troquei os bicos injetores coloquei tambem em outra van e funcionou perfeito.
Amigo Emerson ta osso o problema ai hein!como está o sincronismo da correia dentada?o teste com o osciloscópio qual foi o resultado?se tem outra outra van funcionando fica mais fácil pode comparar os dados da boa com a ruim,e assim ir eliminando etapas.
nao tenho ociloscopio troquei a correia dentada tenho as ferramentas certas para trocar.
ja troquei a bomba de alta completa e nada.
vou trocar a sonda lampda o alternador e os 2 sensores de temperatura do escapamento.
a grande pergunta e : TENSAO DE ALIMENTAÇAO DO SENSOR 1 P0641.
um detalhe que esta acontecendo e que de manhan ela pega funciona normalmente na lenta e ate acelera.
durante 5 10 ate 20 minutos e morre depois ela pega e morre pega e morre.
e nao controla a pressao de alta.
chega a 3100 bar e valvula MPROP chega a 60%.
sera que ninguem pegou esse defeito ??????????
Ola Emerson o negocio ta osso hein. mas vamos la . ao meu conhecimento esta falha p0641 c refere a
tensão de 5v de saída do ECM do motor . mas como você já testou quase tudo e trocou ate o ECM só falta
você fazer teste de carga do alternador e da bateria o correto seria você ter um osciloscópio para ver os picos
tensão durante a partida mas com bom multimentro você consegue também. por que esses carros mais modernos exige muito de uma bateria boa . por que pequenas diferenças de tensão deixa carro e o mecânico DOIDO. Espero ter ti ajudado. qualquer coisa estamos ai. blz.
casa do diesel
Caro colega é modulo com certeza ja peguei varias e iveco 335c 16 com o mesmo problema
pressão elevada no rail
Desculpem amigos pela demora da resposta, pois tive problemas com a internet e a própria correria do dia a dia. Depois da saga destes dias com esta Van, no dia 19 de Junho no Feriado, Um amigo se juntou a mim para tentar resolver o problema. Testamos tudo novamente, começamos do zero só restando o chicote, e teve uma hora em que resolvemos parar para tomar uma água e um café, e ficamos olhando o raster 3 conectado a um notebook e todos os parâmetros na tela, e vimos que em certa hora com a ignição ligada dava uma variação nos sensores de turbo e pressão do Rail. Resolvemos então verificar todo o chicote fora do veículo, foi quando comecei a desconectar as tomadas e nem percebi que estava com a ignição ligada, foi quando desliguei a EGR e a boma de combustível começou a funcionar, o detalhe é que fizemos este teste de desconectar a EGR umas 4 vezes e nada, mais naquele momento obtivemos este resultado, o motor da EGR estava em curto, mais não totalmente, ele apresentava curto em algumas horas outras mais e outras menos. Trocamos a EGR e ficou tudo OK. Obrigado a todos e se precisar podem contar comigo.
Isso mesmo defeito Sertinho fiz a mesma coisa a egr estava em curto onde ela corta o sinal bomba e outros TB pra quem esta em duvida apenas desligue e ande que VC vera , o meu problema eu resolvi espero que tenha ajudado.
Olá amigos, só passando pra agradecer a voces pela ajuda.. Depois de sofrer um pouco aqui tambem, vi as mensagens e resolvemos. Problema na EGR tambem. Abraços e novamente obrigado pela ajuda.