Ola, estou com uma Ducato 2.3 multijet, com o codigo de falha 0091, (BOMBA ALTA OU TUBO RAIL),
Ja conferi tudo, troquei a valvula da Bomba e o sensor do rail, filtro novo original e pressao bomba baixa 6 bar, nao sei mais o que fazer, por isso estou pedindo ajuda encarecidamente aos colegas reparadores...URGENTE
Respostas:
Casa Diesel, alguma soluçao pro meu problema???
Esse defeito é causado por entupimento no filtro que fica dentro da bomba de alta pressão sendo necessário sua remoção e desmonta para fazer a limpeza, o que gera muita mão de obra.
Estou desenvolvendo uma técnica para solucionar sem precisar retira a bomba de alta pressão do veiculo.
Favor se interessar passar Email para contato.
OK Teddy, realmente da mta mao de obra p/ remover Bomba Alta Pressao...
O procedimento que estou fazendo na Ducato e justamente o que vc falou, por isso mto obrigado.
meu e-mail é [email protected] é so me add...
Aproveitando o tópico já aberto, gostaria de uma segunda opnião quanto ao que estão me passando numa concessionária, de um problema que tive com uma Ducato
Quem tiver um tempo e interesse em ajudar agradeço antecipadamente.
Vamos ao problema:
Sou ex proprietário de uma Ducato 2010 Diesel de baixa kilometragem e com todas as revisões feitas na FIAT.
Devido a mudar de atividade, a vendi a um amigo que precisa muito do furgão, e este o entregou a um funcionário que em sua primeira viagem conseguiu a audácia de rodar até secar o tanque, conseguiu ignorar o aviso no painel de combustivel baixo e mesmo assim, tocou viagem, até o furgão realmente arriar de vez, e na impossibilidade de sair rodando, onde foi necessário um guincho para puxar o Ducato. Num veículo que nunca rodei 600 Km com um tanque, ele conseguiu rodar 700 Km.
O mesmo foi levado até uma concessionaria próxima, onde depois de analizarem, recebi a triste notícia de que a bomba de combustivel queimou, danificando mais peças relacionadas, bicos, etc, e a Bosch, fabricante da bomba, concluiu com um laudo técnico de que não vai autorizar a troca por ter detectado que houve utilização de diesel contaminado, mal sabe a Bosch de que só utilizei diesel de um local altamente qualificado e de confiança, e o atendente da concessionária me informou que o acontecido não tem nada a ver com o fato de terem forçado o furgão ao secar o tanque de diesel, o que acham disso? Não tem nada a ver mesmo e foi uma mera coincidência, e devido ao histórico do tal diesel contaminado só veio a agregar ao ocorrido?
Eu não sou mecânico e não entendo do assunto, mas muita coincidência, enquanto estar na minha mão, estar tudo OK, antes , durante e após as revisões feitas pela própria FIAT, será que não poderiam me alertar que realmente estava sendo enganado em estar usando um Diesel contaminado? Isto é possivel? Ou só em sonho mesmo? Só é possivel este tipo de analise retirando a bomba para se ter um laudo deste?
Vendi o furgão, ainda não recebi, e estou com este abacaxi pra resolver.
Só para informação, o custo na FIAT sairá R$ 5.200,00 entre mão de obra e algumas peças que eles mesmo tem pra vender, mais o custo da Bomba nova na Bosch que saíra R$ 1.800,00, finalizando R$ 7.000,00
Poderia a FIAT estar armando em comum acordo com a própria Bosch para não arcarem com este prejuízo?
Fiquei realmente encucado com o ocorrido.
O motivo de tal fato pode ser resultante de tal mal uso de um diesel contaminado, ou o motivo esta diretamente ligado ao fato de ter forçado um veículo a Diesel a ter consumido seu conteudo total do tanque, e até ter superaquecido alguma coisa, chegando a queima da bomba.
Se foi mesmo utilizado um diesel contamidado, pode ter sido adquirido no ultimo abastecimento? Ou seja, bastou uma vez um diesel ruim, junto com a utilização total até secar tudo, para dar no que deu? Contando que o diesel é o mesmo que cuida da parte da lubrificação do motor.
Quem puder ajudar agradeço, pois conforme for a opnião de vocês, terei que arcar com os gastos, do contrário quem vai ter que bancar será o novo proprietário que adquiriu o furgão e o entregou a alguém que não estava habilitado para dirigir um veículo a Diesel.
Obrigado a todos que puderem ajudar a um leigo no assunto
Abraço
Deig
Caro Deig,
O fato de ter rodado com o veículo até esgotar todo o combustivel promove na maioria da vezes a queima da bomba eletrica que fica no tanque pois a mesma superaquece , mas o que não irá explicar o dano gerado nos bicos e na própia bomba de alta pressão.
O que promove dano a esses componentes também procede ao que lhe foi dito contaminação de combustivel, mas vale salientar que é um padrão Bosch não dar garantia afirmando sempre a mesma coisa contaminação de combustível, fica a informação a sua pessoa que em vários carros desse e de outro modelo que utiliza o mesmo sistema de injeção que já trabalhei e que chegaram a minha empresa com bomba de combustivel queimada em nenhum dos casos foi necessário a subistituição e ou reparo de bomba de alta e de bicos por esse motivo.
Mesmo que venha a danificar bomba e bicos depois de um curto espaçode tempo após conserto ou troca da bomba de baixa , não justifica direcionar a responsabilidade do fato a bomba de baixa.
Espero ter ajudado.
Caro Ival, primeiramente, agradeço pela disponibilidade em ajudar.
Eu acho que descobri o motivo da contaminação do diesel, a Ducato ficou mais ou menos 2 meses e meio, parado, onde de vez enquando se ligava da partida, mas somente isso, e pelo que pesquizei, quando se tem ar no tanque, pode se ter um acumulo de agua e essa então contaminando o Diesel, outro que Diesel tem validade, ou foi na ultima abastecida mesmo, vai saber.
Se o laudo realmente é verdadeiro só pode ser uma das hipoteses, porque sempre foi abastecido nos mesmos lugares, salvo depois da venda, onde deve ter existido um ou dois abastecimentos.
Segue abaixo o que consegui com a concessionária do que será feito se for com eles.
PEÇAS:
CORREIA DISTRIB - R$ 526.70
TENSOR CORREIA NOVO DUCATO - R$ 316,03
BOMBA INJETORA - R$ 4412.38 (ESSA REALMENTE ESTÁ UMA BORDOADA NO BOLSO)
FILTRO DE COMBUSTIVEL DUCATO - R$ 192.73
SUBTOTAL R$ 5447.84
Não citam nada de bomba elétrica, bomda de alta pressão, bomda de combustível, poderia me esclarecer sobre este assunto, pelo valor e pela sua resposta imagino que a injetora deva ser a bomba de alta pressão, correto ?
MÃO DE OBRA:
R/R BOMBA DE PRESSÃO - R$ 145.00
ELETROINJETORES REMOÇAO/RECOLOCAÇÃO - R$ 145.00
SUBTOTAL R$ 754.00
TOTAL R$ 5.297,00 (COM DESCONTO)
+ 1800,00 DA BOSCH (ACREDITO SER ALGO A RESPEITO DE UM BICO
OU ALGUM CUSTO A RESPEITO DO LAUDO QUE DETECTOU DIESEL CONTAMINADO)
OU MAIS UMA ARAPUCA DE CONCESSIONÁRIA PRA VALORIZAR O SERVIÇO
Vou ligar e pedir mais detalhe deste custo, que no orçamento ficou anotado a mão...rssss
TOTAL2 - R$ 7.097,00
Por isso que vou retirar de lá e procurar uma oficina que saiba resolver, pois concessionaria so presta quando dentro da garantia e sem mão de obra, do contrário, um assalto sem arma.
Alguém que possa indicar algum lugar que saiba cuidar do assunto em Curitiba ?
Obrigado Ival !!!
Caro Amigo o mais viavel a vc, é realmente tirar da concessionaria e levar vc mesmo as peças(bico e bomba de Alta) a um bosto Bosch e testar esses componentes, umas que como o Iva ja disse a queima da bomba de baixa nao afeta nos bicos e na bomba, ou melhor dificilmente ira afetar...
>Caro Amigo o mais viavel a vc, é realmente tirar da concessionaria e levar vc mesmo as peças(bico e bomba de Alta) a um bosto Bosch e testar esses componentes, umas que como o Iva ja disse a queima da bomba de baixa nao afeta nos bicos e na bomba, ou melhor dificilmente ira afetar...
Certo Buso, é o que farei.
A bomba de baixa que diz seria a elétrica que fica dentro do tanque? que ao meu ver é que tem custo bem abaixo da alta, seria isso?
Tem como descobrir se por acaso a concessionaria trocar as peças originais, pelo fato de eu não fazer o serviço com eles, eu sempre desconfiei de concessionarias neste ponto, por exemplo nas peças mais cara, marcação de chassi, etc.
Abraço
Deig,
Sim o custo da bomba de baixa é muito menor que a da de alta. O valor da Bomba de alta está dentro dos padrões de consercionária eu particularmente vendo ela a R$ 3900,00 nova e reparo a mesma por algo em torno de R$ 2500,00.
Eu tenho um amigo aí em Curitiba que eu tenho certeza que tem a máquina para testar os bicos só não posso te afirmar se ele testa a bomba de alta o nome dele é Tiago da empresa Anhaguera Turbos, o nome da empresa eu acho que é esse pois tem muito tempo que estive aí, e se você me passar teu e-mail mando o numero do telefone dele para vc.
Fala com ele que falou com Iúri tenho certeza que ele irá te ajudar.
E do contrário eu também posso ajudar, mas estou distante de você aí só via sedex ou aéreo.
>Deig,
Sim o custo da bomba de baixa é muito menor que a da de alta. O valor da Bomba de alta está dentro dos padrões de consercionária eu particularmente vendo ela a R$ 3900,00 nova e reparo a mesma por algo em torno de R$ 2500,00.
Eu tenho um amigo aí em Curitiba que eu tenho certeza que tem a máquina para testar os bicos só não posso te afirmar se ele testa a bomba de alta o nome dele é Tiago da empresa Anhaguera Turbos, o nome da empresa eu acho que é esse pois tem muito tempo que estive aí, e se você me passar teu e-mail mando o numero do telefone dele para vc.
Fala com ele que falou com Iúri tenho certeza que ele irá te ajudar.
E do contrário eu também posso ajudar, mas estou distante de você aí só via sedex ou aéreo.
O meu querido, valeu pela força, pode me mandar no [email protected] que eu entro em contato.
Ele mexe com este tipo de serviço, ou seria somente pra testar?
Abraço
Tenta fazer o seguinte, faz a limpeza em um microfiltro (do tamanho e espessura aproximada de ponta de uma caneta) existente no regulador de pressão do rail que trabalha acoplado à bomba de alta, se não me engano com parafuso torx, este regulador é fácil de soltar, não há necessidade de remover a bomba completa. Para dizer a verdade, ele é um atuador, possui um conector de duas ou tres vias fixado a ele. Obs; não vá confundir com o sensor de pressão de rail, esse é acoplado a flauta. Para a limpeza, pode ser gasolina, limpe o microfiltro, e o acoplamento do regulador.
Caro colega hatwilly esse procedimento só serve para a Ducato 2.8 essa do tropico é a 2.3 usa uma bomba de alta pressão diferente.
Caro teddy, realmente o pre filtro dentro da bomba alta pressao estava sujo, porem realizei a limpesa no mesmo e o defeito continua, o mesmo codigo p0191... Alguma sujestao ainda?...
ops!!! Foi mau, por ser sistema Bosch achei que fosse tudo igual...
1 na Fiat : eles não tem dó não,
tem que trocar tudo, usando peças novas e originais,
porque eles tem que dar garantia,
porque se você estiver uns 1000 km de distancia da concessionária que te atendeu, você para em outra e refaz o serviço e eles mandam a conta pra primeira.
porque aquela menina que te recebe na recepção custa, o cafézinho, aquele chão limpinho, um bando de gente que vc nem sabe que tá fazendo custa.
e concordo que Bosch é ruim de garantia, eles não perdoam nem aquele verniz do biodiesel, quanto mais qualquer mancha de água, e valem as mesmas obsevações, quem já fez curso no ´´chapeuzinho vermelho´´ (99 da Anhanguera) sabe!
2 andei limpando algumas bombas de alta no lugar, principalmente delivery, uma lata de Car80 injetado em todos os furos, e soprar com o bico do compressor principalmente pela válvula ladrão, andou dando algum resultado
0091 já peguei era bico ruim no retorno (NO MEU CASO),
tira bomba e bico e flauta e coloca tudo na máquina pra testar, seria o mais aconselhavel para escluir todas possibilidades de falha nesses pontos
buso realizar o procedimento que enviei para vc com a bomba estalada por 4 ou 5 vezes.
Vc nao me passou o procedimento... A Ducato ainda esta com defeito e com o mesmo codigo de falha. 0191...
Favor me dar alguma dica...!!!
Fico no aguardo...
Att/ Buso
Gilmar, Foram testados os bicos e a bba alta, a de baixa esta com 4 bar!!!
Alguma sujestao?
Da uma olhada no seu Email já te passei o procedimento.
te adicionei no msn é só aceitar
Boa Noite a Todos, so para esclarecer...
Fiz a substituiçao da valvula ladrao do bomba de alta pressao, e aparentemente o problema foi solucionado... Andei uns 100km no veiculo e nao deu mais problema...
Agradeço a todos pelas opnioes, pois é por isso que fazemos parte do oficina Brasil, um ajudando o outro e conseguindo bons resultados com os eletronicos....
Att/ Atilio Buso,
Caro Colegasdo Oficina...
Tenha uma má noticia o Ducato voltou a dar defeito apos rodar uns 200km ... agora com o codigo de falha 0091...Pense num carro bucha...
Vou realizar a substituiçao da bomba de alta, pois nao tem mais nada a realizar...
casa do diesel diz:
Desculpa buso não tinha visto esse tópico pois está na linha leve, vc resolveu o problema dela, aqui as vezes tem umas tres 2.3 no pátio!
OLA TEDDY ESTOU COM UMA 2.3 COM ESSE DEFEITO SE PUDER ME PASSAR ESSE MÉTODO DE LIMPAR A PENEIRA SEM TIRAR A BOMBA EU AGRADEÇO [email protected]
Ola rimla, resolvi sim o defeito desse carro zerou...
se quiser me add ai. [email protected], ou cel 63-84052053
Buso, ia resolveu o problema da mult jet? e também queria saber qual é esse procedimento de tirar peneira no lugar sem ter que tirar a bomba de alta. desde ja agradeço [email protected]
Saudações Teddy, favor enviar para mim quando possível [email protected]
Obrigado desde já.
Saudações amigos, estou com uma Mult com defeito intrigante e conto a ajuda de vocês:
O veículo sofreu uma colisão frontal do lado do motorista.
Na concessionaria retiraram o motor para acertar a longarina
Após montar a mesma começou a dar os seguintes defeitos:
* marcha lenta em 1300 giros: ao ligar de manhã ela fica normal porem depois de alguns segundos a lenta sobe e fica travada, responde normalmente e aceleração porem não cai.
*Invariavelmente o motor não da a partida como se estivesse sem bateria ou aterramento falho porem todos já foram conferidos e o resultado é que as vezes da a partida e as vezes não, sem nenhuma rotina, totalmente a sorte.
Percebi que o modulo foi mexido pois esta sem a plaqueta de identificação e estava praticamente solto.
No scanner não apresenta nenhum defeito ou sinal alterado.
Medi o pedal e continuidade dos fios do mesmo e nada de anormal.
Fico na torcida de alguém ter pego essa situação
Abraço
amigo, verifica a bomba eletrica já pequei com esse problema estava entupido o pescador , e fazer uma boa limpeza na m-prop,
grato sales
caro amigo teddy gostaria se voce pudesse me enviar este procedimento de tirar a peneira sem remover a bomba .
Amigo neste caso com a peneira entupida o motor ficava acelerado a 1300 rpm direto?
Caro Amigo naurcerissi esse procedimento não é para retira e sim para desobstruir a peneira e só funciona em alguns casos.
>Caro Amigo naurcerissi esse procedimento não é para retira e sim para desobstruir a peneira e só funciona em alguns casos.
Saudações Teddy, já pegou essa Mult com marcha lenta alterada em 1300rpm direto?
Ainda não mais vc pode descrever o que acontece e qual a solução vc encontrou.
>Ainda não mais vc pode descrever o que acontece e qual a solução vc encontrou.
Saudações amigos, estou com uma Mult com defeito intrigante e conto a ajuda de vocês:
O veículo sofreu uma colisão frontal do lado do motorista.
Na concessionaria retiraram o motor para acertar a longarina
Após montar a mesma começou a dar os seguintes defeitos:
* marcha lenta em 1300 giros: ao ligar de manhã ela fica normal porem depois de alguns segundos a lenta sobe e fica travada, responde normalmente e aceleração porem não cai.
*Invariavelmente o motor não da a partida como se estivesse sem bateria ou aterramento falho porem todos já foram conferidos e o resultado é que as vezes da a partida e as vezes não, sem nenhuma rotina, totalmente a sorte.
Percebi que o modulo foi mexido pois esta sem a plaqueta de identificação e estava praticamente solto.
No scanner não apresenta nenhum defeito ou sinal alterado.
Medi o pedal e continuidade dos fios do mesmo e nada de anormal.
Fico na torcida de alguém ter pego essa situação
Abraço
lhe pedi o procedimento porem solucionei o caso sem ter que mexer nesta famosa peneira . o que eu fiz foi retirar aquelas 03 tampas aonde ficam as valvulas que enviam o combustivel para o rail. fiz o seguinte la tem uma valvula bem no centro que e acionada pelo o eixo da bomba retirei a mesma em seguida retirei uma mola que no final dela tem tipo uma bacia onde fica uma esfera e substitui as 3 esferas pois as mesmas ja havia acabado o cromado .e ao lado tem uma valvula com uma mola e uma esfera pequenina tambem troquei e montei novamente e foi show. morreu.e confesso nao vi esta peneira pois sei que tem na hilux 2.5 ou 3.0. no meu entender o problema e as esferas que nao vedam em consequencia de perderm o cromado. a ambulancia ja rodou uns 700km e sem problema .bacana.
Amigo, Você desenvolveu um sistema para a bomba da Ducato que apresenta falhas na injeção ? Pode compartilhar a informação ? Agreadeço desde já. Meu Nome é Jean Ferreira sou de São Paulo e meu e-mail é [email protected] Muito obrigado pela ajuda !
boa moite amigos estou precisando do esquema do PMS da Fiat ducato multijet também estou com uma com este mesmo problema de bomba mas já encomendei uma de recife mas na desmontagem não prestei atenção no ponto se alguém me puder ajudar mande para meu em-mail [email protected] ficarei agradecido
Oi buso também pequei uma q me deu muita dor de cabeça mas é assim mesmo nada facíl presta e o defeito era a bomba de alta consequie em recife pelo distribuidor bosch o chato é q não vende as peças de reposição só completa.
Buso por que estes carros mas novos estão dando defeitos em tempo curtos pois estou com uma ducato 2011 já com problema de bomba de alta sera que é nossos combustivel.
oi tedy estou enteressado na sua técnica de retierar a peneira sem retirar a bomba de alta aqui esta meu em- mail
[email protected] aguardo sua resposta obrigado pela cooperação...
boa noite
casa do diesel
caro colega tenho o esquema de ponto dela, mas vc vai precisar de ferramenta especial!
Add meu msn que passo a vc.
em vc ja descobriu o defeito
deste veiculo talves eu possa ajudar eu ja tive passagem deste veiculo na minha oficina
ola tedy gostaria de saber como limpar este filtro da bomba ducato 2.3 obrigado
Caro colega
O procedimento é muito simples, localizar os conectores engate rápido de cor cinza e preto próximo da bomba de alta pressão. Funcione o veículo aqueça bem, isso pode ajudar a solta a sujeira, Desligue e retire as mangueiras de entrada e retorno, injete ar comprimido 1 no retorno lado da bomba de alta e depois na entrada. (vc pode adicionar k 80 descarbonizante) para ajuda a dissolver a sujeira, Conecte as mangueiras liga a chave de ignição espere pressurizar a linha de baixa e funcione o veiculo. Repita o procedimento por unas 3 vezes, apague os código de erro e der uma volta com o veiculo.
Já realizei esse procedimento em 4 Ducato 2.3 e o código de defeito não retornou, estou monitorando com quantos KM o código volta aparecer e isso depende de uma boa limpeza no tanque filtro original e diesel de boa qualidade.