Amigo, Nesta semana pegamos um defeito similar numa Pajero Full 3.2 CRDi (Commom Rail) 2009. O código de falha era referente ao sensor duplo MAP (pressão do turbo) e de pressão barométrica (pressão da atmosfera).
Antes de mexer em qualquer coisa, verifimos as leituras do sensor barométrico indicava um leve vácuo com o motor desligado!
Este sensor fica localizado ao lado do filtro de combustível. Quando desconectamos a mangueira do sensor ao coletor de admissão, a pressão atmosférica voltou a esperada na nossa autitute. Ligamos o motor e reparamos que ao acelerar não aparecia pressão nesta mangueira.
Como a válvula EGR neste carro fica fixada no topo do coletor com 4 parafusos, foi mais fácil retirá-la para inspecionar o coletor de admissão. Encontramos uma obstrução de +/- 40% feita com carvão seco. Como a obstrução não foi encontrada no corpo de borboleta eletrônico, concluímos que a obstrução é causada por fuligem do escapamento recirculando através da EGR.
Depois ficamos sabendo através de colegas na Mitusibishi que existe uma carta técnica que informa sobre a ocorrência do problema e sobre a recomendação de se desmontar o coletor de admissão, a EGR e sua tubulação para descarbonizar por imersão por várias horas,