Esta Van veio para nossa oficina no guincho a 1 mês atras. O problema é que um amigo mecânico antes havia trocado a correia dentada sem os devidos cuidados e sem usar as ferramentas para o sincronismo do mesmo. Ao dar a partida rebentou todos os balancins de válvulas e ainda aconteceu de entortar todas as válvulas do cabeçote. Até então desconhecemos como que estava o seu funcionamento antes desta proeza.
Pois bem, retiramos o cabeçote e depois de 2 semanas chegaram as peças (válvulas, juntas, balancins e tuchos... Fizemos o cabeçote aqui mesmo na retifica da oficina, o cabeçote não foi plainado, todas as válvulas assentadas e testadas, limpeza tanto do cabeçote como da face do bloco.
Colocamos o cabeçote no motor, montamos tudo, sincronizamos com as ferramentas corretas que temos, damos na partida o motor funcionou um espetáculo apos 2 minutos, depois começou falhar o primeiro cilindro, e soprar na admissão e nem andando com o veiculo mudou, só piorou. Retiramos novamente o cabeçote, testamos as válvulas tudo ok, colocamos novamente o cabeçote tudo montado com novos tuchos, pois desconfiamos dos mesmos, a mesma coisa (falha na baixa o primeiro cilindro e sopra na admissão), retiramos novamente o cabeçote e desta vez trocando ideia com um e com outro mecânico, nos diziam que poderia ser a altura da válvula em excesso e apos carregar os tuchos os mesmos estavam deixando as válvulas de admissão aberta. Então colocamos duas juntas entre o cabeçote e os comandos. Nada, não melhorou nada. Passamos o aparelho e não há erros de especie alguma, a não ser erro de leitura dos bicos que estão neste estagio. 1 bico com 2 a 4 mm³/c; 2 bico 0,61 mm³/c;3 bico 621,52 mm³/c e o 4 bico 652,23 mm³/c, e quando acelera todos os parâmetros ficam o primeiro 0; o 2º-3º e 4º 0,00, Vimos isto agora a noite dia 18/08/2014. Um detalhe, em alta velocidade na estrada a Van anda normal, o mal funcionamento é só na baixa. Amanhã dia 19 vamos retirar o escapamento antes do catalizador e ver o que acontece. Pessoal, estamos desanimados o cliente está bravo e os serviços todos enrolados. Se alguém puder ajudar. Um detalhe que ficamos sabendo hoje: esta Van teve também por vários dias em um representante Bosch e não deram jeito, talvez porque o sistema é Magnetti.
Respostas:
O defeito foi descoberto hoje dia 20 de agosto de 2014.
O problema era o comando de valvula de admissão e a gaiola, o comando na cassetada empenou e saiu fora de sua geometria os cames do primeiro cilindro. Colocamos o conjunto de cima (gaiola), completo original e resolveu o problema: