caros amigos,alguem poderia me ajudar ja vi varios topicos sobre o caminhão Atego que não pegam mas,mas o meu chega a ser inexplicavel, ja conferi tudo (chicote,sensor de neutro,medi a voltagem que chega na caixa de fuzivel,ja abri a caixa de fusivel pra ver se tinha algum curto,jampiei o conector do neutro na caixa de cambio) o caminhão da 50 partidas e não falha uma,mas quando sai pra trabalhar ele costuma dar ploblema,madei na Denigris e la disseram que o ploblema era no pedal do acelerador que o modulo FR não estava reconheçendo,parametrizaram e me entregaram o caminhão,dei 10 partidas mas quando o meu motorista chegou em Boituva para descarregar oi jornal ele negou,mas achamos um jeito simples é so desconectar o conector do neutro que vai no cambio e dar um tranco que ele pega,ai voce desliga coloca o conector e ele volta a pegar normalmente ate que ele resolva a dar o ploblema de novo,agora quem sera esse GURU que me desvende esse ploblema ja fiz o teste puxei um foi do positivo da bateria e coloquei no fio da partida, o miseravel vira o motor e não pega mas como que no tranco ele pega, o fio preto que entra modulo Mr (ou PLD ) quando aciona a chave e da na partida a corrente vem mas o fio preto listrado de branco que sai d o modulo e vai para o motor de arranque não vem corrente, quer dizer o modulo não libera,alguem tem alguma ideia,desde ja agradeço
Respostas:
VERIFIQUE O ATERRAMENTO DO MOTOR,POIS SE ELE FALHAR O MODULO NÃO FUNCIONA COM A DESCARGA DO ARRANQUE.
Amigo fico grato em tentar me ajudar a resolver o ploblema,mas a corrente não chega ate o arranque ,e se voce faz uma ponte entre o positivo da bateria e automatico do motor de arranque PASME o motor vira mas o motor não pega,mas se deixar desligado o plug do neutro e der um tranco ele pegakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e pra deixar doido.
Quando vc desconecta o sensor de neutro e dá partida ele ñ pega,só pega no tranco?
Ola amigos,quando eu dou na chave e ele não da sinal eu desconecto o plug do neutro ai dou um tranco e ele pega,ai volto a colocar o plug e ele fica pegando normalmente,pode ser que eu de umas 50 partidas e ele pega normalmente mas quando cisma não pega, se voce dar na partida com o plug desligado ele não da sinal tambem,é coisa de louco,omtem tirei o chicote e examinei fio por fio,hoje to montando e troquei os 2 sensores o de Ré e o do Neutro vamos ver o q vai dar,sim o meu atego e o 1725 ano 2007 é o mesmo painel do AXOR (arredondado),em tempo ele não tem rele de partida pelo menos não marca na etiqueta da caixa de fusivel,obigado gente por em quanto
Piteco será q vc ñ ta verificando no local errado,ja fui chefe de oficina de uma grande mineradora e a frota era toda Mercedes,dava muito problema parecido com o seu,resolvia-mos simplesmete trocando o partida.
Amigo,foi a primeira coisa que eu fiz,comprei um arranque novo (novo não recondicionado) tinha na mercedez o recom por R$700,00 e comprei em um distribuidor BocH por R$ 800,00 novo ,sim mas o motor de arranque que vai la não é BOCH e sim Dehlpine ,certo mas mesmo assim teria que vir a corrente ate o auxiliar de partida,e não vem essa corrente,ou se tiver algum ploblema no auxiliar o modulo não libera essa corrente? se sim da resposta eu irei trocar o auxiliar de partida, o que acha?
marcos vc esta certo...trbalhei um bom tempo na mbb e dava muito este tipo de problema...hora da partida outras...não...as vezes o solenoide ou o automatico feixam um curto leve....o mr é muito sensivel bloqueia sinal de partida...não todas as vezes mas acontece isso que o amigo ta descrevendo.
Amigos nem tenho palavras para agradeçer o interesse em me ajudar, mas acho que o caminho é esse se tiver um pequeno curto no auxiliar com certeza ele ira broquear o modulo MR,tenho caminhão a 30 anos adoro o que faço (trabalho para o jornal o Estado de São Paulo) hopje dirijo pouco mas gosto de mecanica tambem pena que estou um pouco velho para estudar,para meu serviço não tem melhor que um 1218 com motor 366 LA ,cambio 6 marchas G60 (argentino) uma bomba injetora feita pelo Tonhão, e um diferencial 10,pra dar uma melhorada no freio colocar uns patins da 1935 com tambor de rodas do OF 1318 fazia São Paulo Brasilia em 12 horas gastando 420 litros de olho diesel e o motor virando 1 milhão de Km de boa,mas esses eletronicos as vezes me dão choque.
O partida desse brutos é Delphi se ñ me engano,o caminho pode ser esse,troca pra ver.
Acho que voces estão com a razão em relação a o motor de arranque,hoje eu acabei de montar,(chicote, troquei os dois sensores de neutro e da ré) eu tinha um motor de arranque original porem bastante usado mas estava funcionando,tirei o arranque q comprei novo mas quando coloquei um do lado do outro tinha diferença,o modelo é igual realmente é o MT290 mas o que eu comprei novo ele da especificação para o motor MWM era o q estava na etiqueta perguntei ao Cezar qiue tem uma eletrica muito grande e mexe com qualquer tipo de arranque e alternador que exista na façe da terra, e ele me disse que o que mandava era o modelo MT290,mas um do lado do outro muda sim a posição do automatico e a posição do auxiliar de partida,mas agora e testar,ele esta com o motor de arranque original e ate agora não negou partida,sera que era o motor de arranque? semana q vem digo a voces muito obrigado e um otimo fim de semana a todos.
Beleza Piteco...ñ esquece de retornar o resultado.
Casa do diesel
Caro colega qual a falha que deu no MR e Fr?
Gostaria de saber tambem afalha para te dar uma posição melhor tenho boa experiencia em atego especialmente 1725
ola pessoal finalmente conssegui resolver o ploblema ,era MOTOR DE ARRANQUE ,teve um colega que acertou ,mesmo o motor de arranque sendo novo creio que ele estava com pequeno curto ou no automatico ou no auxiliar de partida,quando ele pegava acho que ficava em curto as vezes e com isso bloqueava a liberação no modulo MR,mas gente de coração agradeço a todos a boa vontade em resolver o ploblema meu muito obrigado e ploblemas não acabam para quem tem caminhão kkkkkkkkkkkkkk
Atego 1719 20013, sei que tarde mas é uma dica que deu certo.
Amigo obrigado por ter colocado esses posts aqui,pois ainda serviu de ref para que eu chegasse ao ponto de um Atego 1719 2013 na minha oficina. Caminhão só pegava quando queria, hora excelente , hora nada, após muitas pesquisas,pois minhas experiência na linha diesel eletrônica ainda deixa a desejar, mas após ver suas informação e muito tempo pensando, cheguei a conclusão de que, se o MR sentia qualquer alteração no circuíto do motor de partida,resolvi colocar um relé auxiliar para acionar o Solenoide auxiliar e pronto tudo resolvido,diminuiu a caga no MR e ele libera a partida sempre.
Boa noite amigo
Verifique quanto a falhas como o interruptor de neutro, ou se esta ficando acionado com a marcha engatada, pois se o modulo FR receber sinal de neutro e ré junto ele bloqueia a próxima partida. Se o problema for esse o veiculo vira na partida com o FR desligado, mas nao funciona o acelerador, vai direto pra regime de emergencia 1500 RPM.isso é so para fazer um teste ai vc ja sabera onde procura o defeito.
central diesel
Caro colega hj entreguei um acello 815 mesma falha, o painel o N sumiu, foi jampeado, trocado o interruptor e nada, colocado 24v direto no FR, conferido chicote e para funcionar, foi jampeado o interruptor colocado 24v no arranque e no paine aparecia o N ai era so bate chave.
Solução reprogramar o FR e conferido a solda.
Qualquer duvida so chamar no whats 51 82044864 Almeida, temos Fr para venda ou conserto.