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Amigos do fórum, peço o auxílio de vc´s nesse caso, linha pesada não é o meu forte, porém , fomos indicados por uma empresa a qual prestamos serviços na manutenção da frota,para a proprietária desse ônibus!
Ocorre que por um descuido, um motorista ligou as baterias invertidas, depois do incidente e com as baterias ligadas corretamente, o ônibus não funcionou mais, dava partida , mas não ligava o motor.
Um mecânico foi até o local e diagnosticou que a UCE estava queimada, então fomos chamados para dar uma segunda opinião, e ao fazer uma checagem , descobrimos que havia um fusíveis queimados na uniddade interna e na externa (maxifuses)
Trocados os fusíveis, o ônibus voltou a funcionar, porém a luz da bateria não apaga, identificamos que os dois alternadores estão queimados, até aí tudo bem...
O problema é que tem um terceiro alternador, que não está recebendo tensão (24v) e eu não estou achando onde houve a interrupção, já verifiquei todos os maxifuses e inclusive um disjuntor que tem logo abaixo dele, e está neutro, alguém sabe me informar onde ele é ligado ou se tem outro ponto de proteção rompido ???
Segue os anexos do ônibus, amanhã eu vou remover os dois alternadores para reparo, mas vou ter que achar onde houve a ruptura !!
Obrigado a tds !!
Respostas:
Obrigado colega, o ônibus chegou hoje na oficina (por problemas de espaço) só vou começar a trabalhar nele novamente na segunda feira!
Vou ligar no horário comercial blz?? Obrigado pela força !!!
djoe depois tu me conta como saiu desta,
Para mim o sistema eletronico nestes veiculos,so tem a funcao de comandar a caixa,pois exite um sistema magnetico embutido,se eu estiver errado gostaria que me informarsse,mantenha contato.
esta idei da foto bombou,
Valeu pelo toque colega, com certeza vou postar o desfecho do caso, quanto as fotos, sempre que possível e para auxiliar na troca de informação costumo posta-las, abçs colega !!
Herman boa noite.esse alternador que vc mostrou e do ar condicionado,ai nao tem 24 v continuo e so depois que liga o motor e aqueles dois alternadores começa gerar ai vc vai ter 24 v.se depois que vc conserta os alternadores e nao tiver 24 v posta ai falando que te mais dicas
Cabelogoias, muito obrigado pela informação, quando fiz o diagnóstico de dano nos dois alternadores, precisei fazer com que os mesmos recebessem novamente alimentação 24 v , pois haviam fusíveis na unidade externa rompidos, e depois de substituídos apenas aquele continuou neutro e os demais passaram a receber tensão !!!
Na segunda feira ao fezer o reparo dos dois danificados e dependendo da disponibilidade das peças , vou postar o resultado !!
Agradeço também ao colega gilbertorobaski, por disponibilizar o contato e caso encontre dificuldades vou incomodar o colega também rsrsrsrsr !!! Abçs aos amigos e bom dia a tds !!
djoe pergunte os caras ae se esse volvo ae eh eletronico,porque eu acredito que a eletronica eh usada apenas ,em um sistema de reducao de velocidade magnetismo no esquema de trasmissao,agora existem alguns volvos PDE com sistema semi eletronico,talvez esse onibus esta com esse motor.
Prezado quando puder me informe por favor,talvez o parceiro cabelo tem a resposta para nos.
Hermam se voce conseguir ver ae repare para nos se o bico inejtor eh eletrico ou nao. ou se na bomba injetora possui um coneector com varios fios ligados nela ,semelhante a NH ,Atividade ae Hermam.
Aí colega Guarepu, o busão é eletrônico msmo, trabalhando na parte interna, reparei que ele tem tomada de diagnóstico OBD , logo abaixo do rádio, testei a alimentação com o multímetro e era 24v, só não arrisquei colocar o KTS 200 , por não ter certeza se o aparelho suporta o dobro da voltagem com qual eu trabalho dia -dia (12v), liguei no pós vendas da Bosch, e o atendente também não sabia rsrsrsrsr !!!
Abçs e obrigado pelo apoio !!
Agradeço aos colegas,gilbertorobaski,guarepu auto elétrica,e cabelogoais, que me auxiliaram na solução desse caso, por problemas de disponibilidade de peças
(conjunto retificador/regulador de voltagem), e pelo ônibus não poder ficar parado á espera, foram adquiridos dois alternadores novos
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Logo que foram instalados, os dois já passaram a fornecer tensão para o terceiro alternador, que até então não funcionava
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A voltagem abaixo foi medida na entrada do disjuntor do terceiro alternador, que estava totalmente neutro na primeira ocasião
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Obrigado aos colegas que me ajudaram , espero poder ajuda-los em outra ocasião !!! Abçs a tds : :