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Respostas:
<t><p>central diesel</p> <p>Caro colega o relé de partida se estiver com problema o modulo não dá partida mas no scanner mostra a falha!</p></t>
<t><p>LUIZ ANTONIO</p> <p>SE CODE ESTA ACESA COM CERTEZA PROBLEMA DO CODIGO.</p> <p>VERIFICA ESQUEMA ELETRICO E VE SE TEM FUSIVEL DO SISTEMA PODE ESTAR QUEIMADO.</p> <p>LUIZ ANTONIO </p> <p>TECNICO EM AUTOMOBILISTICA</p></t>
<t><p>Amigo Luis,bom dia!Realmente havia um fusivel queimado de 05 Amp,mas fiz a substituição e o mesmo continua com o problema.O interessante é que se der um"tranco ele pega........".De qualquer forma obrigado pela informação!!</p></t>
<t><p>casa do diesel central diesel</p> <p>Caro colega verifica se vc da partida e o arranque vira?</p></t>
<t><p>Olá!Este veículo não dá partida.....e mesmo dando partida direto no arranque,não pega.O curioso é que quando se empurra,no tranco ele pega.</p></t>
<t><p>Boa noite. Passe por favor o código de falha que aparece no painel de instrumentos.</p></t>
<t><p>Olá amigos,bom dia!O cliente foi na oficina ontem e levou o veículo já funcionando.Questionei a solução e,pasmem,levou na autorizada e substituiram o motor de partida do veículo.O detalhe é que o motor de partida foi muito testado,não havia problemas......não posso julgar,mas como estamos em um fórum,vou deixar minha opinião;Penso que limparam a memória e substituiram o motor de partida.Porém tecnicamente não 'bate' uma coisa com a outra.De qualquer forma mais uma vez agradeço a todos e fica para nós essa experiência.abraços!!!</p></t>
<t><p>Só respondendo a vc,Alexandre,não aparecia código nenhum,apenas a palavra MR ou CODE,aleatóriamente.Obrigado.</p></t>
<t><p>Prezado Carlos Enrique,</p> <p>Não sou especialista no assunto, mas pela sequência narrada, pode ser interferência eletromagnética gerada pelo motor de arranque. Vou solicitar a ajuda de um de nossos especialistas para avaliar o caso e explicar como isso acontece.</p> <p>Att</p></t>
<t><p>Ok,Jorge,muito obrigado!</p></t>
<t><p>Boa Tarde, Colegas.</p> <p>Peço a licença para compartilhar minhas opiniões sobre o Fenômeno.</p> <p>Parece um "Bixo de 7 Cabeças", mas não é, amigo. Vou Explicar:</p> <p>Bem, seu caminhão usa um arranque de 4 kW....e sua corrente pode atingir até uns 200 A ou mais.</p> <p>Eu acredito que o Senhor tenha feito uma análise minuciosa antes de leva-lo à Concessionária. Porém, de acordo com minhas experiências nem eles acharam o real problema....solucionaram! Mas não chegaram à definir o agente causador.</p> <p>1) Você diz que o motor sequer rodava;</p> <p>2) Rebocado ele pegava no tranco;</p> <p>3) Alimentando diretamente o arranque ele ainda não pegava.</p> <p>Primeiro: O Sr. chegou a medir a resistência ôhmica do cabo de aterramento, da bateria ao arranque? Por acaso deu 0,02....0,01....0.03. Olha....eu diria que deu em torno disso....</p> <p>Vamos lá, o que ocorria:</p> <p>1)Ao dar partida seu motor de arranque tende a consumir em torno de 200 A, por um breve período, mas o suficiente para causar o problema.</p> <p>2)Imagine a queda de tensão no fio, sendo 0,03 x 200 = em torno de 6 V. Ou seja, chegava ao arranque apenas 18 V, e com isso ele não tinha forças para rodar. Porém rebocado, com aplicação da força o sistema rodava mais levemente.</p> <p>3) Quanto à troca do Arranque, tenho certeza que o problema era outro. Além da probabilidade do cabo que interliga a massa ao arranque estar ressecado, com folga no aperto e ferrugem entre os terminais, um único fator causado por tudo isso causava o problema. Um cabo de terra, mesmo com aperto, mas devido à infiltração de água cria ferrugem em sua estrutura. A ferrugem por si só, já causa mau contato. e pior! o Mau contato causa aquecimento que faz com que a resistência, que já era alta, tenha seu valor aumentado ainda mais.</p> <p>4) Com isso, o arranque consumia a potência de todo sistema tentando girar, e os demais tinham suas alimentações comprometidas, inclusive o Imobilizador, que abaixo de 9,5 V entra em colapso e pode perder as codificações.</p> <p>5) Na concessionária, ao retirarem o motor velho, devem ter limpado o lodo e a ferrugem que fica entre o bloco e o arranque, com isso melhorou o contato das partes metálicas que se tocam na montagem, ou seja, a resistência ôhmica diminuiu!!! Além disso, o borne do arranque era novo e limpo. Com certeza limparam o borne do cabo, utilizaram uma nova porca e apertaram o máximo.....e aí o problema foi resolvido, amigão!!!</p> <p>Eu digo por experiência igual a sua!</p> <p>Um forte abraço.</p></t>
<t><p>Não sei nem o que responder Leandro,mas faz todo sentido sua informação.Muito obrigado,que sirva de aprendizado para mim e nossos colegas do fórum!!</p></t>
<t><p>casa do diesel central diesel</p> <p>Caro colega se o motor de arranque estiver com problema ele não pega mesmo, mas no scanner mostra motor de partida!</p> <p>Ja fiz vario com motor OM 904 com essa falha</p></t>
<t><p>Prezados Colegas,</p> <p>Se o motor de arranque estivesse problemático ele não passaria nos testes relatados antes de sua "Milagrosa substituição".</p> <p>E muito menos funcionaria quando rebocado. </p> <p>Quando o motor foi alimentado diretamente não rodou, porém ao ser alimentado em vazio, como o teste do colega, suponho, o motor funcionou corretamente. </p> <p>Um motor, independente de apresentar Código de falha ou não, funciona com o mesmo princípio: Indução Magnética baseada nos conceitos de Michael Faraday. Em vazio sua força eletromotriz é muito menor, porém montado ao sistema seu esforço para rodar é muito maior. Batendo na tecla de uma queda de 6 V, por exemplo, e com uma corrente oscilante de 200 A, temos uma perda de 200 x 6 = 120O W. Considerando que 01 CV consome 736 W, teríamos uma perda de quase 2 CV ou 1.8 HP. Para um Motor de 4 kW, ou seja, 5.46 CV, 2 CV é quase uma perda de 45% de potência, nesse caso ele nem sai do repouso.</p> <p>Portanto é inegável que ele não tinha potência sequer para partir, e para quem não sabe, qualquer estator, se segurarmos seu rotor, o mesmo apresenta uma resistência ôhmica de Curto-Circuito, que faz a tensão desabar e derruba qualquer informação de uma memória volátil, inclusive codificação de chaves.</p> <p>Mais uma prova? Quando rebocado ele pega. Sabem porque? Mesmo que sua força seja de 3.8 CV, a tração extra no sentido direto, supri facilmente essa falta de potência.</p> <p>E isso prova que a Eletricidade é fundamental para uma máquina girante. Tente parti-la, acoplada ao bloco, com carga de vários cavalos à menos, devido uma queda de tensão, e você contraria uma teoria de seculos. Nem Einstein foi tão presunçoso assim.</p> <p>Abraços.</p></t>
<t><p>Nonato Junior (Mecysne)</p> <p> Como problema eletromagnético do motor de partida, se o mesmo nem acionava na chave,como problema no motor de partida se acionava direto lá no motor,tão de gozação comigo... Só vejo uma explicação, coisas de concessionária mesmo, um probleminha pequeno e ele precisam vender , arrecadar,condena qualquer coisa pra vender,perdão não tenho a intenção de ofender ninguém, mas com essa explicação , fica difícil acreditar.</p></t>
<t><p>Olá tudo bem olha esse defeito é o automático auxiliar do motor partida vc da tranco ele pega pq vc aciona o motor com a chave da ignição dado partida ! Manda corrente pra central vc tinha q testar segurado partida e aí ia no automático auxiliar em cima do motor partida e vê c vinha corrente . C vc dar direto no motor d partida o motor partida. Vai rodar e nao vai pegar pq nao tem sinal da chave com o start na central entendeu!!!! Desde já agradeço</p></t>