Olá amigos,bom dia!Estou com um problema em um Accelo 815 que não dá partida.Aparece no painel a inscrição MR ou CODE,o que sugere que seria a chave.Porém colocamos a chave reserva e nada.Se acionarmos o motor de partida "direto" ele tb não pega.Um detalhe intrigante é que se rebocarmos com outro caminhão ele pega.Como estou em uma cidade do interior,ninguém tem este scanner por aqui.Será que algum dos colegas já viu este problema?Espero que possam me ajudar,obrigado!!
Respostas:
LUIZ ANTONIO
SE CODE ESTA ACESA COM CERTEZA PROBLEMA DO CODIGO.
VERIFICA ESQUEMA ELETRICO E VE SE TEM FUSIVEL DO SISTEMA PODE ESTAR QUEIMADO.
LUIZ ANTONIO
TECNICO EM AUTOMOBILISTICA
Amigo Luis,bom dia!Realmente havia um fusivel queimado de 05 Amp,mas fiz a substituição e o mesmo continua com o problema.O interessante é que se der um"tranco ele pega........".De qualquer forma obrigado pela informação!!
casa do diesel central diesel
Caro colega verifica se vc da partida e o arranque vira?
Olá!Este veículo não dá partida.....e mesmo dando partida direto no arranque,não pega.O curioso é que quando se empurra,no tranco ele pega.
Boa noite. Passe por favor o código de falha que aparece no painel de instrumentos.
Olá amigos,bom dia!O cliente foi na oficina ontem e levou o veículo já funcionando.Questionei a solução e,pasmem,levou na autorizada e substituiram o motor de partida do veículo.O detalhe é que o motor de partida foi muito testado,não havia problemas......não posso julgar,mas como estamos em um fórum,vou deixar minha opinião;Penso que limparam a memória e substituiram o motor de partida.Porém tecnicamente não 'bate' uma coisa com a outra.De qualquer forma mais uma vez agradeço a todos e fica para nós essa experiência.abraços!!!
Só respondendo a vc,Alexandre,não aparecia código nenhum,apenas a palavra MR ou CODE,aleatóriamente.Obrigado.
Prezado Carlos Enrique,
Não sou especialista no assunto, mas pela sequência narrada, pode ser interferência eletromagnética gerada pelo motor de arranque. Vou solicitar a ajuda de um de nossos especialistas para avaliar o caso e explicar como isso acontece.
Att
Prezado Carlos Enrique,
Não sou especialista no assunto, mas pela sequência narrada, pode ser interferência eletromagnética gerada pelo motor de arranque. Vou solicitar a ajuda de um de nossos especialistas para avaliar o caso e explicar como isso acontece.
Att
Boa Tarde, Colegas.
Peço a licença para compartilhar minhas opiniões sobre o Fenômeno.
Parece um "Bixo de 7 Cabeças", mas não é, amigo. Vou Explicar:
Bem, seu caminhão usa um arranque de 4 kW....e sua corrente pode atingir até uns 200 A ou mais.
Eu acredito que o Senhor tenha feito uma análise minuciosa antes de leva-lo à Concessionária. Porém, de acordo com minhas experiências nem eles acharam o real problema....solucionaram! Mas não chegaram à definir o agente causador.
1) Você diz que o motor sequer rodava;
2) Rebocado ele pegava no tranco;
3) Alimentando diretamente o arranque ele ainda não pegava.
Primeiro: O Sr. chegou a medir a resistência ôhmica do cabo de aterramento, da bateria ao arranque? Por acaso deu 0,02....0,01....0.03. Olha....eu diria que deu em torno disso....
Vamos lá, o que ocorria:
1)Ao dar partida seu motor de arranque tende a consumir em torno de 200 A, por um breve período, mas o suficiente para causar o problema.
2)Imagine a queda de tensão no fio, sendo 0,03 x 200 = em torno de 6 V. Ou seja, chegava ao arranque apenas 18 V, e com isso ele não tinha forças para rodar. Porém rebocado, com aplicação da força o sistema rodava mais levemente.
3) Quanto à troca do Arranque, tenho certeza que o problema era outro. Além da probabilidade do cabo que interliga a massa ao arranque estar ressecado, com folga no aperto e ferrugem entre os terminais, um único fator causado por tudo isso causava o problema. Um cabo de terra, mesmo com aperto, mas devido à infiltração de água cria ferrugem em sua estrutura. A ferrugem por si só, já causa mau contato. e pior! o Mau contato causa aquecimento que faz com que a resistência, que já era alta, tenha seu valor aumentado ainda mais.
4) Com isso, o arranque consumia a potência de todo sistema tentando girar, e os demais tinham suas alimentações comprometidas, inclusive o Imobilizador, que abaixo de 9,5 V entra em colapso e pode perder as codificações.
5) Na concessionária, ao retirarem o motor velho, devem ter limpado o lodo e a ferrugem que fica entre o bloco e o arranque, com isso melhorou o contato das partes metálicas que se tocam na montagem, ou seja, a resistência ôhmica diminuiu!!! Além disso, o borne do arranque era novo e limpo. Com certeza limparam o borne do cabo, utilizaram uma nova porca e apertaram o máximo.....e aí o problema foi resolvido, amigão!!!
Eu digo por experiência igual a sua!
Um forte abraço.
Não sei nem o que responder Leandro,mas faz todo sentido sua informação.Muito obrigado,que sirva de aprendizado para mim e nossos colegas do fórum!!
casa do diesel central diesel
Caro colega se o motor de arranque estiver com problema ele não pega mesmo, mas no scanner mostra motor de partida!
Ja fiz vario com motor OM 904 com essa falha
Prezados Colegas,
Se o motor de arranque estivesse problemático ele não passaria nos testes relatados antes de sua "Milagrosa substituição".
E muito menos funcionaria quando rebocado.
Quando o motor foi alimentado diretamente não rodou, porém ao ser alimentado em vazio, como o teste do colega, suponho, o motor funcionou corretamente.
Um motor, independente de apresentar Código de falha ou não, funciona com o mesmo princípio: Indução Magnética baseada nos conceitos de Michael Faraday. Em vazio sua força eletromotriz é muito menor, porém montado ao sistema seu esforço para rodar é muito maior. Batendo na tecla de uma queda de 6 V, por exemplo, e com uma corrente oscilante de 200 A, temos uma perda de 200 x 6 = 120O W. Considerando que 01 CV consome 736 W, teríamos uma perda de quase 2 CV ou 1.8 HP. Para um Motor de 4 kW, ou seja, 5.46 CV, 2 CV é quase uma perda de 45% de potência, nesse caso ele nem sai do repouso.
Portanto é inegável que ele não tinha potência sequer para partir, e para quem não sabe, qualquer estator, se segurarmos seu rotor, o mesmo apresenta uma resistência ôhmica de Curto-Circuito, que faz a tensão desabar e derruba qualquer informação de uma memória volátil, inclusive codificação de chaves.
Mais uma prova? Quando rebocado ele pega. Sabem porque? Mesmo que sua força seja de 3.8 CV, a tração extra no sentido direto, supri facilmente essa falta de potência.
E isso prova que a Eletricidade é fundamental para uma máquina girante. Tente parti-la, acoplada ao bloco, com carga de vários cavalos à menos, devido uma queda de tensão, e você contraria uma teoria de seculos. Nem Einstein foi tão presunçoso assim.
Abraços.
Nonato Junior (Mecysne)
Como problema eletromagnético do motor de partida, se o mesmo nem acionava na chave,como problema no motor de partida se acionava direto lá no motor,tão de gozação comigo... Só vejo uma explicação, coisas de concessionária mesmo, um probleminha pequeno e ele precisam vender , arrecadar,condena qualquer coisa pra vender,perdão não tenho a intenção de ofender ninguém, mas com essa explicação , fica difícil acreditar.
Olá tudo bem olha esse defeito é o automático auxiliar do motor partida vc da tranco ele pega pq vc aciona o motor com a chave da ignição dado partida ! Manda corrente pra central vc tinha q testar segurado partida e aí ia no automático auxiliar em cima do motor partida e vê c vinha corrente . C vc dar direto no motor d partida o motor partida. Vai rodar e nao vai pegar pq nao tem sinal da chave com o start na central entendeu!!!! Desde já agradeço
central diesel
Caro colega o relé de partida se estiver com problema o modulo não dá partida mas no scanner mostra a falha!