Olá Galera, sou mecânico de linha leve e estou começando a mexer com linha diesel eletrônica e hoje cedo um eletricista me chamou pra ver um defeito. O defeito é o seguinte,um caminhão 1620 2002 eletrônico acendeu as luzes da bateria, do freio de estacionamento, do freio motor, mais uma luz que eu acho que é de arrefecimento, dai o caminhão fica funcionando normal, porém fica com um bipe e vc acende o farol o bipe aumenta a frequência, ficava oscilando o marcador de temperatura tbn. Aluz de injeção acendia e apagava logo em seguida, dai falei para o cara que não era parte de injeção e o cara insistiu que eu deveria passar o aparelho. Gostaria de saber dos senhores o q poderia ser este defeito e onde fica o conector de diagnose deste veículo. Detalhe eu medi a voltagem na saída do alternador e estava com 30v a 30.5v não sei se tá normal ou está carregando demais. Desde já obrigado.
Respostas:
amigo caminhao 24v o alternador normal da 28v acima disso ta carregando demais mede as baterias separadas ve se uma ta carregando mais que a outra espero ter ajudado
com certeza 30 v ta caregando d++ o normal é como ja foi citado a cima na faixa de 28 a 29v! geralmente a tomada de diagnose dos mercedes ficam do lado do motorista perto do volante, do lado esquerdo!
Obrigado aos dois colegas que responderam, o q me despertou de testar a voltagem é q tava a luz da bateria acesa tbn, vou falar pro eletricista essas dicas. E ajudaram bastante pra eu tirar minha dúvida. Vlw galera.
primeiro passo vc testa cabos positivos e negativos do alternador se tiver ok verifica o encaixe do alternador tudo ok repara o alternador ou substitui, tem que carregar de 26v a 28.5v . o conector fica bem do lado da caixa de fusiveis. obs se tiver problema no alternador ou estalacao acende aquelas lampadas que vc citou.
CARA RANCA ESTE ALTERNADOR COM CERTEZA REGULADOR E ESTATOR JA ERA MAIS ISTO O ELETRICISTA JA DEVIA TER TESTADO........................
>primeiro passo vc testa cabos positivos e negativos do alternador se tiver ok verifica o encaixe do alternador tudo ok repara o alternador ou substitui, tem que carregar de 26v a 28.5v . o conector fica bem do lado da caixa de fusiveis. obs se tiver problema no alternador ou estalacao acende aquelas lampadas que vc citou.
Ok Dr, muito obrigado vou verificar o conector . Brigadão msm !
>CARA RANCA ESTE ALTERNADOR COM CERTEZA REGULADOR E ESTATOR JA ERA MAIS ISTO O ELETRICISTA JA DEVIA TER TESTADO........................
Ok, brigadão pela dica !
então era o alternador msm. Trocu-se o regulador de voltagem e acabou o defeito. Vlw galera pelas dicas
Parceiro como os outros brothers te deram a senha o que tudo indica seu alternador ae viajou,eh preciso repara-lo urgente,antes que danifiquem os modulos,que sao dois um se chama ADM,fica na frente do banco do passageiro,subpainel,o outro eh o MR no motor. Este sinal sonoro ae eh ativado pelo modulo ADM,da cabine te informando anormalidade.
Djoe tambem sou novo na area POREM A AJUDA AQUI DA COMUNIDADE eh de fundamental importancia,conte conosco.
casa do diesel diz:
Caro colega, o conector fica localizado ao lado da chave de ignição no painel vc tira dois parafusos e solta a porttinha da caixa de fusivel as vezes está solto caido entre os fios.
ALERTA AOS COLEGAS QUANDO DESCONFIAR QUE SEJA ALTERNADOR OU ATERRAMENTO NÃO COLOCAR O SCANNER, CORRE O RISCO DE QUEIMAR O APARELHO!!!!!!!!!!!!