Olá reparador! Vamos falar sobre as difereças e cuidados com os Freios a Disco e Tambor de Freio?
Atualmente, os freios a disco são muito comuns em veículos novos porque são mais modernos e eficientes. Mas, muitos carros populares e mais leves ainda vêm com o sistema de freio a tambor nas rodas traseiras. Esse sistema é mais barato, o que ajuda a reduzir os custos de produção e, consequentemente, o preço final do carro. Ele faz bem o seu trabalho de garantir uma boa frenagem no eixo traseiro.
Importância da Manutenção do Tambor de Freio
Os freios dianteiros e traseiros trabalham juntos. Cerca de 75% do peso do carro durante a frenagem vai para os pneus da frente, mas os traseiros também suportam uma parte importante. Por isso, a manutenção regular dos tambores de freio é crucial para a segurança. Segundo o engenheiro de processos Jaison José de Picoli, os tambores precisam de manutenção a cada 5 mil quilômetros, especialmente em veículos sem ajuste automático. Isso ajuda a preservar as lonas de freio e garantir que tudo funcione bem.
Etapas e Cuidados na Manutenção
Para manter os tambores de freio em bom estado, é importante monitorar o diâmetro da peça, que deve estar dentro da espessura correta. Quando for substituir o tambor, troque também as lonas e faça uma limpeza completa do sistema usando água e detergente, evitando solventes à base de petróleo que podem danificar as lonas e as vedações do pistão.
Verifique as coifas do cilindro para possíveis vazamentos, pois eles podem diminuir a eficiência dos freios. Ao remontar o sistema, ajuste as sapatas no regulador, não no cabo, para garantir a distribuição correta do peso.
Dicas Úteis para Manutenção
Usar peças de reposição de boa qualidade facilita muito a manutenção, pois elas são compatíveis com o sistema e duram mais. Peças como os tambores pintados com tecnologia Painted Disc são um bom exemplo, pois oferecem uma maior proteção contra corrosão. Organizar o trabalho e montá-lo na ordem inversa da desmontagem também ajuda a evitar esquecimentos e retrabalho.
Lubrifique as articulações da sapata e os pontos de contato com o espelho para um ajuste adequado. No final, retire o ar do sistema de freios (sangria) para garantir que o pedal fique na altura correta e funcione bem, sem precisar de muita força.
Reconhecendo Problemas no Tambor de Freio
Se os freios traseiros perderem eficiência, você pode notar sinais como uma maior carga nos freios dianteiros, fazendo com que o carro incline mais para a frente durante a frenagem. Desgaste acentuado nas pastilhas e discos de freio dianteiros e chiados também são indicativos de problemas nos freios traseiros. É importante estar atento a esses sinais, pois problemas em um sistema podem afetar outros e encarecer a manutenção do carro, além de comprometer a segurança.
Vantagens das Peças Pintadas
Peças pintadas não só têm um apelo estético, mas também duram mais porque são menos vulneráveis à corrosão. Buscar qualidade em fornecedores confiáveis, como a Fremax, é essencial para garantir segurança e durabilidade. Segundo Jaison, a Fremax assegura a alta qualidade de suas peças desde o processo produtivo, o que torna a marca uma das principais fornecedoras de peças originais no país.
Caso tenha qualquer dúvida ou quiser saber mais sobre o assunto, estou á disposição!