Aqui na oficina usamos todas as ferramentas que temos pra diagnostico, desde o multimetro ao scanner automotivo, não queremos passar a impressão que os treinamentos automotivos com multimetro e scanner estão errados, pois não estão, e também estão de parabens estes professores que assim o fazem, pois seria incompleto o treinamento sem também saber usar essas ferramentas, o que queremos mostrar neste topico é em algumas vezes a velocidade e assertividade no diagnostico com osciloscopio.
Casos em que o osciloscopio ajudou ou ajudaria bastante pra ganharmos tempo:
vamos citar o 1 caso
Nissan frontier 2.8 diesel
Motor gira, mas não funciona.
Um reparador amigo nosso nos contou um caso de uma frontier que ja estava a varios dias na oficina, vindo de outra oficina com este problema, no scanner sempre acusava dtc relacionado ao sensos cmp( sensor de fase) diante disso, eles usaram multimetro testando chicote, desde resistência, continuidade, alimentação, testaram e até chegaram a trocar outros componentes da parte eletrônica e mecânica, conferiram o sincronismo mecanico diversas vezes, porém sem sucesso, o pessoal que ja pratica diagnostico com osciloscopio passou uma dica de conferir a integridade da roda fônica, diante disso,ja quase sem recursos, o reparador resolveu desmontar o motor de partida e realmente foi visto que a roda fônica estava praticamente rodando em falso, pra alivio de todos! Esse defeito poderia ser diagnosticado em questão de minutos, pegando o sinal de fase e rotação e comparando com outra frontier em bom estado, depois do reparado o veiculo voltou a funcionar normalmente.
Respostas:
um simples teste com osciloscopio já mostrava.
cada dia está mais dificil para o reparador, e por isso que temos de se unir.
a união faz a força, já que não temos acesso as informacoes, e aqui no brasil não são liberadas precisamos nos unir.
UNIÃO REPARADORES.
Uno Economy 2010 veiculo falhando
Uma situação onde o scanner automotivo desviou do foco real da falha.
Geralmente teria gerado um dtc relacionado a falha de combustão, porém nem sempre na pratica isso pode acontecer, e o reparador tem que fazer o diagnostico correto.
Livro Diagnostico Automotivo Avançado
Humberto José Manavella
pagina 149 em diante
Agora vamos com o osciloscopio
Partimos para o teste na ignição
Cabo de vela
Caro Osair, nao tenho muita experiência com o uso do osciloscópio. Gostaria de saber, se possível, o pq de aquela onda ser interpretada como falha. E qual sinal é aquele? É o secundário? Desde já agradeço
>Caro Osair, nao tenho muita experiência com o uso do osciloscópio. Gostaria de saber, se possível, o pq de aquela onda ser interpretada como falha. E qual sinal é aquele? É o secundário? Desde já agradeço
Boa noite, o sinal em teste é do primario pego no conector da propria bobina, pois também podemos saber se te falha nas velas ou cabos, a falha é no tempo de centelha que não alcançou o tempo necessario. Você precisa ter um sinal padrão pra começar a treinar, no livro diagnostico automtivo avançado tem vários exemplos, neste link aqui também
https://www.youtube.com/channel/UCAQ9wi ... t6A/videos
boa sorte.
Valeu pela atenção osair! Vou dar uma estuda bruta nesse material!
Injetor comprado na auto peças com vazão de combustível muito acima, veiculo veio de outra oficina após trocarem o injetor pois o conector do injetor velho havia quebrado, depois disso veiculo ficou com alto consumo.
cliente voltou a auto peças e trouxe outro praticamente igual a vazão
Bico injetor comprado no distribuidor pela oficina
Veiculo esquenta e para, depois de um tempo volta a funcionar
Sensor de rotação velho na marcha lenta
sensor de rotação depois de um tempo funcionando, veiculo quase parando
Sinal do sensor de rotação novo
Falando um pouquinho disto logo lembro que todas as oficinas deveriam ter um Guia, Passo a Passo de diagnósticos. O que temos em mente na maioria das vezes são baseados em treinamentos e estudos. Iniciar os itens básicos, mecânicos e assim por diante. Mais ai já vem casos em que podemos iniciar com ajuda da eletrônica, mais não podemos perder de vista o foco ... legal o tema pessoal !
Falha na ignição
Conferindo sincronismo e correta aplicação do comando de válvulas
Cmp de efeito hall
Também já pegamos injetor marelli com problemas, parece falsificados. O que me chama atenção são que vem de distribuidores renomados em alguns casos e auto peças já estabelecidas no mercado.
>Injetor comprado na auto peças com vazão de combustível muito acima, veiculo veio de outra oficina após trocarem o injetor pois o conector do injetor velho havia quebrado, depois disso veiculo ficou com alto consumo.
cliente voltou a auto peças e trouxe outro praticamente igual a vazão.
Bico injetor comprado no distribuidor pela oficina
>Também já pegamos injetor marelli com problemas, parece falsificados. O que me chama atenção são que vem de distribuidores renomados em alguns casos e auto peças já estabelecidas no mercado.
Injetor comprado na auto peças com vazão de combustível muito acima, veiculo veio de outra oficina após trocarem o injetor pois o conector do injetor velho havia quebrado, depois disso veiculo ficou com alto consumo.
cliente voltou a auto peças e trouxe outro praticamente igual a vazão.
Bico injetor comprado no distribuidor pela oficina
Complicado viu.
Peugeot 1.4 8 válvulas flex
Vamos citar um exemplo onde envolve diagnostico com scaner,osciloscópio e a literatura técnica do veiculo.
Veiculo quebrou a correia dentada e a pedido do cliente foi montada outra correia para ver o que tinha afetado no motor.
Vácuo do motor e compressão relativa após troca da correia indicando falhas
Principais válvulas afetadas
Regulagem das válvulas seguindo literatura técnica, válvulas soltas batendo.
Válvulas Presas
Válvulas reguladas corretamente, motor em contra balanço
Imagine a situação do carro antigo chegar a oficina e vc dizer ao cliente que precisa passar o computador. Vc reparador esta certo ainda que o cliente fique confuso.
Agora imagine os reparadores que dominavam essa técnica de diagnostico a muitos anos atras, o quanto era mais fácil o diagnostico, além de saber de qual ordem era o defeito tb poderiam saber se as peças novas aplicadas tb estavam boas.
Um exemplo, diagnostico da saúde do motor
Falha na ignição
Você tb pode entender como funciona um distribuidor contendo bobina impulsora com sinal indutivo e, no chicote do mesmo contendo um sinal de primario de ignição, pois tem um modulo acoplado a carcaça do distribuidor
Com isso vemos que não importa o projeto do motor ou sistema a ser testado, de que foi ou vai ser inventado, o osciloscopio pode ser usado tanto para fazer diagnostico, quanto para entender como funciona o sistema a ser testado ainda que o reparador não detenha da literatura do veiculo a ser testado, coisa que ainda que reinventasse o scaner automotivo no planeta por varias vezes não seria possível este fato principalmente para diagnosticar os veículos que são mais antigos.
Lembrando que o osciloscópio aliado a alguns acessórios pode ser usado no diagnostico na parte de injeção, incluindo vazão dos injetores e sequencia de injeção, ignição e estrategia de modulo, alimentação de combustível parte elétrica, pressão e controle da bomba, sistema de arrefecimento, junta de cabeçote, suspensão, compressão do motor, sincronismo do mesmo e outras falhas mecânicas, parte elétrica e eletrônica.
Lembrando que o osciloscopio é usado na medicina tb pela precisão no diagnostico.
Astra elite 2.0 8 válvulas ano 2005 falhando
O scanner automotivo mostra que alguns componentes do veiculo não precisam ser trocados
porém não mostra o foco real do problema
ainda que não pareça tão claro a falha analisando o sinal do vácuo do motor
ao analisar o sinal de pressão do cárter, sabemos que não adiantaria retirar apenas o cabeçote, o transdutor esta instalado no tubo da vareta de óleo.