Olá mestres reparadores!
Entrou aqui na oficina uma Peugeot Partner 1.6 16V ano 2009 IE ME 7.4.4.
Carro chegou no guincho, não ligava, nenhum sinal. Verificado em primeiro lugar parte elétrica e partida, percebi que alternador defeituoso e a bateria também, feito os devidos reparos, motor funcionou, passado no scanner não apareceram falhas, porém alguns valores no teste continuo apresentaram valores fora dos parâmetros. Rotação variando entrre 800 e 920RPM, TI entre 4,26 e 5,11ms, tempo de carga das bobinas entre 4.61 e 4.78 ms. Pois bem, até aí, seria razoável se o maior e mais inesperado problema fosse, que ao desligar o carro após os testes, percebi que o painel permaneceu aceso e a lâmpada STOP piscava e com sinal sonoro, por cerca de uns 30 segundos e depois apagava tudo, mesmo sem a chave no contato. Durante o funcionamento do motor posteriormente ao episódio, percebi que nada no painel funcionava a não ser o marcador de combustível e nada mais. o odômetro ficou em 0000000 e inicialmente piscando e depois fixava, e as luzes acesas do painel somente. Será que algum dos mestres consegue ter alguma ideia ou já pegou problema semelhante e que possa auxiliar com algum luz no final do túnel?
Relatando que testes de fusíveis OK, e nenhuma falha encontrada.
Desde já agradeço a colaboração
Respostas:
boa tarde colega, sim foi conferido aterramento, cx de fusíveis dentro do carro e no motor, um grande mistério. provavelmente alguma coisa bem simples....!
Bom dia aos nobres colegas!
Problema resolvido.
Depois de muito bater cabeça, um problema muito simples de se resolver. A pessoa do carro, retirou o rádio e por incrível que pareça nesse modelo de carro, na fiação do rádio, existem 2 fios brancos e 2 fios vermelhos, a pessoa ao invez de retirar o conector, simplesmente cortou os fios, e para surpresa, esses fios aos quais me referi tbm alimentam o painel e os instrumentos, e eles tem que ficar unidos, os 2 brancos e os 2 vermelhos.
formando cada um deles sua sequência de cores. Simples mas até desvendar o mistério demorou algum tempo. O mais improvável.
Abraços a todos e boas manutenções !