Olá pessoal
Apesar de hoje em dia podermos testar um TBi em equipamentos mais dedicados como Simulador de Corpo entre outros. Minha duvida está em cima do uso direto medindo nos terminais do motor do corpo de borboleta p sinal pwm o quanto pode ser relevante ou não. Hoje virou mota dar os up grade nos aceleradores para tira a diferença de tempo de resposta para a Uc ..
São curiosidades que gostaria de comentários dos parceiros ...
Neste teste não fiz um teste de corrente !
foto 1 chave ligada
foto 2 com motor ligado - esta foto já mostra o consumo e a imagem com algumas irregularidades
foto 3 já um sinal da pista 1 do sensor de posição - pisando rápido existe um deslocamento de 0,70 pra 3,5v e um tempo proximo 0,55ms - na ultima foto eu tendo pisar mais rápido porem o tempo de resposta aumentou - isto pode ser porque a tensão saltou de 3,5 pra 4,3 v
![image
![image
![image
![image
Respostas:
Pergunto aos reparadores não é conclusivo o teste do motor do corpo ou a tensão do sensor do corpo ?
Olá, gostei da sua experiência, acho muito bom sempre tentar melhorar, mas com certeza quem idealizou os sistemas que hoje temos já prévia essas alterações, portanto digo que testes nuncam são totalmente conclusivos, mas sempre atuaremos dentro de uma margem de erro, pois tudo na mecânica funciona com tolerâncias e também na eletrônica...
um abraço
Como eu já imagina medir corrente pelo sinal pwm nada conclusivo.
![image
"VALEU PELAS DICAS MEU IRMÃO,ABRAÇOS E FIQUE COM DEUS!!!!
Esclarecendo um pouco pessoal o que devemos fazer é o seguinte - medindo nos dois fios do atuador do corpo iremos encontrar o sinal PWM. Neste sinal iremos ter uma leitura de pmw mais uma %.
Está porcentagem não deve passar os 30 a 38% caso esteja acima significa que o TBI está ruim.
Nesta imagem que postei não esta aparecendo o % somente o sinal pwm.
![image
Estou achando estranho eu não poder editar meus post
Boa tarde, alguém tem o diagrama elétrico da Saveiro G5 ?
realmente já percebi que Bosch não tem problemas nítidos de dlay como o Marelli.
Na minha primeira imagem mostra uma relação de pulsos. Está em 15% como é considerável uma tolerância no esforço do motor em torno 30 a 38% nos parece q este TBi está ok.