Pessoal neste espaço vocês podem postar suas imagens de ignição captadas com osciloscópio, não precisam explicar os fenômenos, basta mostrar o antes e como ficou depois de trocar a ignição, pois as imagens já falam por si só.
Usando o Osciloscópio Dso2090 da Hantek, na imagem podemos ver a configuração para poder ver os dois sinais do primário ao mesmo tempo na tela.
Fiquem todos a vontade para postar.
Respostas:
Primário de ignição Uno G7 carro sem falha porém com velas muito gasta.
A vantagem é que mesmo antes de desmontar qualquer peça do veiculo você
já terá ideia que tem algo com defeito.
Após substituição das velas
>Primário de ignição Uno G7 carro sem falha porém com velas muito gasta.
A vantagem é que mesmo antes de desmontar qualquer peça do veiculo você
já terá ideia que tem algo com defeito.
Após substituição das velas
Interessante Ivandel, sei que é bom termos não só um, mas alguns scanner, pois com o scanner podemos fazer programação, ler códigos de falhas e até mesmo apaga-las , por isso sempre vamos precisar ter scanner na oficina.
Porém, muito são as vezes em que ha falhas na ignição e de motores, e que em poucos minutos podemos diagnosticar isso com o uso do osciloscópio, o correto é sempre aplicarmos peças de boa qualidade, porém sem antes testa-las com o osciloscopio não sabemos se realmente elas estão 100% tenho visto isso aqui na oficina algumas vezes.
Dia de sábado, cliente chega com um uno 1.0 ano 95 com reclamação de falhas ao testar a ignição assim estava uma das bobinas.
Ele mesmo foi a autopeças e comprou a ignição e ai começou outro problema, a luz de injeção acesa e carro continua falhando
Apos o diagnostico ele voltou a autopeças e comprou outra bobina de marca melhor e assim ficou
Depois que o reparador aprende a testar a ignição com o uso do osciloscópio, nunca mais ele confia em nenhuma marca sem antes testa las, aqui citei que o cliente comprou uma bobina paralela, mas ja vi bobina de marcas famosas que também vieram com defeito de fabrica.
Reforçando o que o amigo Ivandel postou acima, eu gostaria de dizer que pra captura desse sinal nao precisa muito investimento, o softwere é gratuito e basta no maximo 10,00 reais pra você mesmo confexsionar seu proprio scop.
Veja esse sinal de um primario de ignição de um fiat strada 1.4 fire.
Pessoal sei que existem osciloscopio muito melhores do que o que eu uso no momento, sei que apenas com algumas dicas que passo aqui não é o suficiente pra todos vocês que estão acompanhando este tópico, por isso aconselho a todos a procurarem treinamentos com pessoas que ministram estes tipos de cursos.
Acredito que muitos ja ouviram falar em teste de secundário da ignição, no sinal de ignição tem muita coisa a ser analisada, porém, analisando o sinal do primário vocês ja podem ter uma boa noção do que esta acontecendo no secundário, hoje vou mostrar uma forma simples de testar o secundário, pois acredito que saber qual é o tempo de centelha é uma das coisas mais importantes a ser analisado no sistema de ignição.
Vou mostrar do que é constituído um sensor de rotação indutivo, no qual eu tenho usado para fazer alguns testes do secundario da ignição.
Agora gostaria de mostrar um diagnostico que fiz na oficina, este veiculo usa uma bobina com conector de 4 fios, neste sistema não tem como vermos o sinal do primário, igual em outros sistemas que ja conhecemos, e sim pulsos de onda quadrada.
usando este sensor assim pude ver uns dos bloco do secundario da bobina que estava ruim
e aqui outro bloco do secunadario da bobina, praticamente nada.
Agora, analisando os pulsos de onda quadrada em verde e a corrente em amarelo dessa mesma bobina, assim estavam
reparem que a onda quadrada em verde não esta totalmente quadrada, e a amplitude também diferente das imagens a seguir.
Nesta próxima imagem, ja é outra bobina, não nova mas boa para teste.
Bloco do secundario da bobina de teste
Outro bloco do secundario
Alguns dizem que não precisa limpar bicos injetores será mesmo?
Olhem este aqui do Peugeot 207 1.4 8 válvulas ano 2009.
Melhor um pouco agora
Agora um pouco do sistema de ignição deste veiculo
Bobina de ignição especifica para o veiculo flex.
Sinal de corrente e sinal de fase
Pulsos dos primario
>tenho uma teoria:
- o cara vai na internet ou tv, diz pra todo munto que limpar bico é picaretagem e alguns meses após a reportagem, ele mesmo vai na oficina com o carro dele e manda limpar os injetores. Duvido que ele faça a troca dos 4 componentes. : : : : : : : :
Verdade!
Uma curiosidade sobre o sistema de ignição do Honda Civic 1.7 16 Valvulas
O veiculo estava com algumas falhas de dirigibilidade, e uma das bobinas de ignição estava com este sinal
Tempo de captura do sinal 1.00ms
Corrente em amarelo, tensão do secundario em verde.
Ao aplicarmos outra bobina, o funcionamento voltou ao normal.
Porem, não importa qual cilindro aplicasse esta bobina, o sinal de tensão sempre fica invertido.
Sinal de corrente e pulso do primario da bobina de ignição do Ford Ka ano 2012.
Bobina com defeito.
Bobina boa.
Mesmo vc captando sinal do primário referente a ex: cilindro 1 e 4, também consegue se ver pulso do outro canal da bobina
Veiculo: Courier 1.6 2010.
Sintoma: falhando cilindro
Causa: defeito na vela cilindro 1
Imagem do primário 1/4 no momento da falha.
Imagem do primário 2/3 no momento da falha.
Imagem primário 1/4 após reparo,troca da vela do cilindro1 com defeito.
Imagem primário 2/3 após troca da vela cilidnro1.
Após esses testes conclui o serviço substituindo as 4 velas e cabos,esses
por desgastes no seu isolamento porém não influenciando no funcionamento
do motor no momento dos testes. Na primeira imagem é possível ver o sinal
com uma diferença dos demais e assim denunciando a defeito nessa analise
com o osciloscópio.
Fiesta Sedan 1.0 8 valvulas flex, veiculo falhando muito.
Alguns parâmetros alterados no scanner, porém sem códigos de falhas.
Algumas avaria no sistema de ignição
o cliente demorou demais para trocar velas e cabos de ignição
Na próxima imagem velas e cabos ja trocados
Porém, ainda não ficou 100% e tivemos que trocar a bobina de ignição
E assim ficou
Zaza nas imagens que as velas e bobina estão ruins o tempo de queima está
acima de 2 ms?
Já após a troca o tempo de queima ficou menor e a imagem ficou
dentro da normalidade.
Nas primeiras imagens você sabe dizer pq aumentou o tempo de queima?
Desde já agradeço.
Ivandel e demais amigos do fórum que quiserem se aprofundar mais sobre o teste de ignição, vocês podem adquirir o livro do autor José Manavella, Diagnóstico Automotivo Avançado, onde da pagina 58 até a 85 aborda sobre este tema.
http://www.hmautotron.eng.br/htm/livro.html
Obs: Estou autorizado pelo autor do livro a mostrar parte desta literatura.
Valeu zaza, vou dar uma lida e estudar um pouco.
show, que diagnostico parabens. e obrigado por dedicar seu tempo para nos. : : : : : :
Diogo as imagens foram capturadas com o motor em temperatura normal de funcionamento.
>Belas imagens de secundário Diogo. Aquela perturbação na linha de queima da vela do terceiro cilindro da zafira será que poderia ser vista refletida no primário ?
Mais alguns detalhes de ignição
Imagem dos primários de ignição do uno fire com duas bobinas separadas
Imagem dos primarios de ignição do uno com velas fechadas da bobina dos cilindros 2 e3
Aqui apenas uma vela de ignição fechada
Imagem dos primarios de ignição da Montana flex 1.8 com velas dos cilindros 1 e 4 fechadas
Diogo,sobre esse wind1.0,esse modelo é com distribuidor né,
pensei se essa oscilação na onda de tensão possa ter a ver
com a aproximação do rotor ao pino da tampa e assim que
ele chega no ponto exato de melhor contato a oscilação
some e o restante do tempo de queima continua normal.
Se isso for verdade pode ser característica do sistema,
caso contrário é um defeito que me deixou curioso.
Bom pessoal, eu vou postar duas imagens de ignição aqui, mais para
mostrar uma das estratégia do modulo sobre a ignição.
Nesta primeira imagem, o motor está funcionando em marcha lenta,
e está tudo normal com a ignição. Este é um motor 1.0 VHC flex.
A tensão da bateria está em 14V, o tempo de carga 2.8 ms e a
corrento de carga da bobina 11 amperes. mas para atingir essa
corrente de 11 amperes são necessários 14V e um tempo de carga
de 2.8 ms.
Agora veja o que acontece quando o mesmo motor ainda em
marcha lenta a tensão cai para 12V.
Com uma tensão de 12V não será possível atingir 11 amperes em 2.8 ms,
e se não atingir este valor de corrente a bobina não conseguirá produzir uma
centelha com duração de 1.2 ms. Diante disse o modulo ao detectar a queda
de tensão ele imediatamente aumenta o tempo de carga da bobina para 3.7ms
como mostra a segunda imagem para garantir a carga com 11 amperes e uma
boa centelha de 1.2ms.
>Bom pessoal, eu vou postar duas imagens de ignição aqui, mais para
mostrar uma das estratégia do modulo sobre a ignição.
Nesta primeira imagem, o motor está funcionando em marcha lenta,
e está tudo normal com a ignição. Este é um motor 1.0 VHC flex.
A tensão da bateria está em 14V, o tempo de carga 2.8 ms e a
corrento de carga da bobina 11 amperes. mas para atingir essa
corrente de 11 amperes são necessários 14V e um tempo de carga
de 2.8 ms.
Agora veja o que acontece quando o mesmo motor ainda em
marcha lenta a tensão cai para 12V.
Com uma tensão de 12V não será possível atingir 11 amperes em 2.8 ms,
e se não atingir este valor de corrente a bobina não conseguirá produzir uma
centelha com duração de 1.2 ms. Diante disse o modulo ao detectar a queda
de tensão ele imediatamente aumenta o tempo de carga da bobina para 3.7ms
como mostra a segunda imagem para garantir a carga com 11 amperes e uma
boa centelha de 1.2ms. : : interessante...
Pessoal gostaria de mostrar aqui, um sistema ja meio antigo,porém algumas curiosidades.
O reparador anterior ja avia trocado algumas peças, porém sem exito.
Veiculo Polo motor 1.8 de 8 valvulas, injeção Marelli IAW-1AVP, as vezes até mesmo com a ajuda do osciloscópio os problemas podem passar meio despercebidos, porém sem ele fica muito mais difícil o diagnostico.
Depois de aquecido este veiculo falhava muito.
Nesta imagem a seguir, esta o sinal de corrente e de pulso do primario da bobina de ignição e neste momento o veiculo não falhava.
Nesta próxima imagem, esta o primario de ignição e o sinal do hall do distribuidor e neste momento também não falhava.
Aqui a onda de corrente e o controle do modulo da bobina de ignição no momento em que o veiculo falhava.
Aqui o controle do modulo de ignição e tensão do primario no momento em que o veiculo falhava.
Aqui controle do modulo de ignição e sinal do hall na hora que o veiculo falha
Uma dica simples, é retirar o modulo de ignição da bobina e adaptar outra para fazer um teste rapido.
Obs: a bobina a esquerda da imagem esta mais clara a adaptação, a do centro é a adaptada, e a da direita é a do veiculo.
Apesar de não estar claro a falha no sinal do hall, podemos ver os sintomas refletidos mais em outras peças, o defeito principal ai neste veiculo, entre outros,era o sensor hall do distribuidor.
O que fez o reparador anterior não ter exito no diagnostico, ja que a peça era nova, porém com defeito.
Sistema Multec700, veiculo falhando muito e as vezes nem funciona.
Esquema elétrico fornecido pela Napro.
O sinal de pulso e o positivo foram pegos nos terminais A e B do modulo Hei, se mais alguém ai ja pegou este tipo de defeito, agradeço se comentar.
>Bom pessoal, eu vou postar duas imagens de ignição aqui, mais para
mostrar uma das estratégia do modulo sobre a ignição.
Nesta primeira imagem, o motor está funcionando em marcha lenta,
e está tudo normal com a ignição. Este é um motor 1.0 VHC flex.
A tensão da bateria está em 14V, o tempo de carga 2.8 ms e a
corrento de carga da bobina 11 amperes. mas para atingir essa
corrente de 11 amperes são necessários 14V e um tempo de carga
de 2.8 ms.
Agora veja o que acontece quando o mesmo motor ainda em
marcha lenta a tensão cai para 12V.
Com uma tensão de 12V não será possível atingir 11 amperes em 2.8 ms,
e se não atingir este valor de corrente a bobina não conseguirá produzir uma
centelha com duração de 1.2 ms. Diante disse o modulo ao detectar a queda
de tensão ele imediatamente aumenta o tempo de carga da bobina para 3.7ms
como mostra a segunda imagem para garantir a carga com 11 amperes e uma
boa centelha de 1.2ms.
Boa explicação Jovino, você poderia nos dizer se em alguns casos esta estrategia poderia danificar a bobina de ignição ou não?
>Bom pessoal, eu vou postar duas imagens de ignição aqui, mais para
mostrar uma das estratégia do modulo sobre a ignição.
Nesta primeira imagem, o motor está funcionando em marcha lenta,
e está tudo normal com a ignição. Este é um motor 1.0 VHC flex.
A tensão da bateria está em 14V, o tempo de carga 2.8 ms e a
corrento de carga da bobina 11 amperes. mas para atingir essa
corrente de 11 amperes são necessários 14V e um tempo de carga
de 2.8 ms.
Agora veja o que acontece quando o mesmo motor ainda em
marcha lenta a tensão cai para 12V.
Com uma tensão de 12V não será possível atingir 11 amperes em 2.8 ms,
e se não atingir este valor de corrente a bobina não conseguirá produzir uma
centelha com duração de 1.2 ms. Diante disse o modulo ao detectar a queda
de tensão ele imediatamente aumenta o tempo de carga da bobina para 3.7ms
como mostra a segunda imagem para garantir a carga com 11 amperes e uma
boa centelha de 1.2ms.
Boa explicação Jovino, você poderia nos dizer se em alguns casos esta estrategia poderia danificar a bobina de ignição ou não?
Bom OZAIR, o que eu disse é que a bobina tem limite de corrente, e nos sistema modernos o limite é atreves do controle do tempo de carga da bobina, e o modulo controla este tempo baseando no valor da tensão. Agora imagine uma situação em que a tensão que vai para o modulo sofra uma queda de tensão para 12 volts e a tensão que alimenta a bobina continua em 14 volts. Bem, diante disso o modulo vai aumentar o tempo de carga do bobina, e como a tensão da bobina continua com 14 volts ele vai aumentar o valor de corrente e sobreaquecer podendo queimar.
Valeu Jovino, acredito que esta informação poderá ajudar todos que acompanham o Oficina Brasil.
Gostaria de fazer um breve resumo aqui e mostrar um pouco do diagnostico que podemos fazer no sistema de injeção Multec700, que equipa os veiculos da Gm Monza, Kadet e Ipanema, mesmo sendo um sistema de injeção ja muito antigo, ainda hoje muitos reparadores tem dificuldades em repará-los.
Acredito que com algumas imagens facilitará um pouco este diagnostico e tudo começa pelo esquema elétrico.
Para facilitar mais um pouco vamos ver os dois conectores do modulo Hei, pois é importante.
O veiculo chegou a oficina com varias falhas entre elas o sinal muito estranho de tensão, na imagem a seguir o diagnostico foi feito no conector de dois fios do modulo Hei, e na letra b do conector, tanto a onda de corrente quanto o sinal de tensão.
A principio notamos que quando o sinal de tensão se encontra desse jeito, não tem condução entre o aterramento e o terminal c de dois pino lado modulo Hei.
Outro detalhe, vejam como fica o sinal do pino B em verde do conector de 4 fios do modulo Hei.
Agora uma dica para monitorar os sinais da bobina impulsora que fica entro do distribuidor
você pode adaptar uma tampa para monitorar os sinais
Nesta próxima imagem o veiculo não falhava
Então fizemos algumas correções e trocamos o modulo Hei e assim ficou o sinal de tensão.
E assim ficou o sinal em verde do conector de 4 fios referente ao pino B do conector do modulo Hei, veiculo na marcha lenta.
E aqui os sinais dos pinos C e D do conector de 4 fios do modulo Hei.
Muito boas as postagens do pessoal aqui.
Parabéns galera.
Mais um diagnostico de ignição analisando o sinal do primario e a onda de corrente.
Primario e onda de corrente com falhas
Interessante que aumentando o tempo e analisando o sinal de corrente no fio positivo da bobina, também podemos analisar o outro sinal de corrente do outro bloco da bobina
Diferença do outro canal da bobina
>Primário de ignição Uno G7 carro sem falha porém com velas muito gasta.
A vantagem é que mesmo antes de desmontar qualquer peça do veiculo você
já terá ideia que tem algo com defeito.
Após substituição das velas
Interessante Ivandel, sei que é bom termos não só um, mas alguns scanner, pois com o scanner podemos fazer programação, ler códigos de falhas e até mesmo apaga-las , por isso sempre vamos precisar ter scanner na oficina.
Porém, muito são as vezes em que ha falhas na ignição e de motores, e que em poucos minutos podemos diagnosticar isso com o uso do osciloscópio, o correto é sempre aplicarmos peças de boa qualidade, porém sem antes testa-las com o osciloscopio não sabemos se realmente elas estão 100% tenho visto isso aqui na oficina algumas vezes.
Se alguém ai souber de um simulador parecido com este do link, aqui no Brasil, poste aqui neste tópico.
Sinal estranho de corrente da bobina de ignição, o motivo era falha no cabo usb, porém o mesmo cabo sendo usado no scanner a imagem fica normal.
Que boas suas imagens Mauro, bom ver você
contribuindo com suas imagens aqui também.
muito bom o diagnostico, mauro, e tambem explicado. com essas marcacoes para quem esta aprendendo fica mais facil. :
Gostaria de mostrar outra situação de diagnostico de ignição, sei que existem algumas analises que podemos fazer com estes sinais, porém o meu foco é tentar o mais simplificado possível falar a linguagem em que o reparador possa entender e o mais fácil possível, e isso vou mostrar na pratica.
O veiculo dava uns cortes na aceleração
Então detectamos falha na bobina de ignição
Agora sinal apos trocar a bobina de ignição
Uno Evo motor 1.4 8 válvulas falhando, bobina com pulsos individuais para cada cilindro.
Sinal de ignição após trocar velas e cabos
Honda Civic 1.7 16 válvulas falhando
Sinal de ignição captado com sensor ckp indutivo e garra amperimétrica
Bobina com falha
Sinal de outra bobina
Ola colegas,oscilograma de ignição de uma Hilux 2.7 2009 a Gasolina
>Ola colegas,oscilograma de ignição de uma Hilux 2.7 2009 a Gasolina
Legal Adã Carlos Viera
Mais um exemplo que não é preciso um osciloscópio do valor de um carro, para fazer um diagnostico no sistema de ignição
O que manda é a prática
Falha na bobina de ignição do Citroen 2.0 16valvulas
esse tempo de queima me deixou muito intrigado devido a todas as velas estarem com esse tempo, deixo minha pergunta aqui , e normal esse tempo de queima? todas as velas reguladas iguais,velas originais e novas, quem puder responder e tirar essa duvida fico grato, acredito que alguem ja analizou esse tipo de igniçao e espero que tenha salvo alguma imgn.
http://myauto.jofo.ru/615217.html
Só usar o tradutor
Colegas estou postando um oscilograma de ignição, espero poder colaborar em alguma coisa, mas e muito bom saber, que o centelhador e imprescindível no teste de ignição,
não aqueles que não aterra a capa metálica dos cabos de velas, como vários que tem no mercado, no uso do osciloscópio, prefiro com a pinça amperimétrica, não coloca em risco
o osciloscópio, lembrar de medir resistência dos cabos, resistência das velas, entender
que mistura ar/combustível influi no oscilograma de ignição, mas precisa de conhecimento sobre plasma, tensão de ruptura tensão de estabilização, perde muito tempo, só em casos que faça jus o uso do osciloscópio.
Siena 1.4 8 válvulas flex ano 2008, na pista você até consegue uma velocidade boa, porém no bairro da falha na aceleração.
Sinal do primário
sinal do primário e onda de corrente, apos trocar as velas de ignição
Sinal do primário e onda de corrente apos trocar velas e cabos de ignição
Citroen C3 com velas defeituosas. Canal amarelo Primário, verde secundário.
Com velas novas. Secundário capturado com sensor de rotação.
Hb20 1.0 12 válvulas ano 2013
Veiculo com falha na bobina de ignição.
Verde primário, amarelo secundário captado com ckp
Cilindro bom
Palio 1.6 16 válvulas
Veiculo falhas as vezes e tem muita dificuldade na partida
Dois sinais do primario no momento da falha
Corrente e pulso do primario
Corrente e pulso do injetor
Falha no modulo de injeção.
>Não entendi osair,
O modo do trigger estava alterando o sinal de corrente da bobina? :
Isso mesmo Diogo!
Uma situação real nos dias de hoje onde temos que trocar o sistema de ignição
Bobina de ignição comprada no distribuidor
Um alerta a todos reparadores, estamos recebendo um numero muito grande de peças novas ja vindo de fabrica com defeito, não importa mais a marca. Este veiculo veio de outra oficina, onde já tinham trocado 2 módulos hei, ao chegar a oficina fizemos o diagnostico com o osciloscópio e assim se encontrava o sinal do primário.
Pedimos outros dois de marcas diferentes
Porém vieram com a mesma falha, se o reparador não consegui fazer o diagnostico, o cliente acaba trocando de oficina ou vendendo o carro.
Como era antes o modulo hei
Como estão vindo agora
Quando se apresenta esta falha, não tem continuidade entre o aterramento e o terminal C do modulo hei, esta muito difícil a oficina pedir as peças, já que mesmo você detectando falha na peça, algumas autopeças ou distribuidores querem que esperamos o resultado do laudo e enquanto não chega a oficina fica com saldo devedor.
Colegas, Olha estes gráficos do primário da Ignição, estas velas estavam muito usadas,
mas com resistecia normal, abertura de eletrodo normal, mas o carro falhava.
Observem que, o gráfico com velas usadas tem tensão de ruptura (disparo) a 700V,
tensão de queima a 200V e a pendente de plasma (centelha) é inclinada no final um pico de tensão que passa dos 300v.
Oi colegas corrigindo um erro, coloquei tensão queima 300V mas não é apenas 200 volts
Prezado Adã Carlos,
Fizemos a correção no texto. Ficou certo ?
Prezado Adã Carlos,
Fizemos a correção no texto. Ficou certo ?
Sinal de ignição captado dentro do modulo de injeção
É necessário que o reparador saiba a diferença entre o sinal do primário e secundário, sobre pena de danificar o aparelho caso não perceba a tempo algo errado no sinal.
Sinal do primário incorreto
Sinal de primário e corrente da bobina de ignição
Fiesta flex
Sinal do primario com cabo de vela do 4 cilindro desconectado
Curiosidade do sistema de ignição da CG Titan 125
Honda Fit 1.4 gasolina com 8 bobinas de ignição
Cliente ja tinha trocado 3 bobinas dianteiras e mesmo assim continua a falha
As bobinas traseiras estavam com fuga de centelha e as vezes o carro falhava
Corrente e pulso da bobina traseira que tem fuga em aceleração
Corrente e pulso da bobina traseira nova em aceleração
Corrente e pulso da bobina traseira nova em marcha lenta
Ainda que seja difícil detectar a falha pelos sinais no teste de bancada o defeito se mostra
Peugeot 307 1.6 16 válvulas flex,veiculo falhando muito e limite na aceleração
Falha no secundário refletido no primário no exato momento da falha por fuga de centelha
Bobina nova
Celta flexPower falhando muito
Falha na ignição
Renault Scenic 1.6 16 valvulas gasolina
Veiculo falhando muito, uma bobina de ignição danificada e velas
Apos substituir bobinas e velas de ignição
Duas formas de pegar a corrente deste sistema
Algumas vezes a falha na bobina de ignição é por fuga de centelha
Teste no veiculo ou na bancada
Usando papel alumínio para facilitar diagnostico na bobina cop
Gm Spin 1.8 ano 2012 acendendo a luz de injeção acima de 100 km/h
A principio conferido o sincronismo do motor que estava correto
Falha no sinal do secundário de ignição
sinal após corrigir
Sinal de controle da bobina de ignição
Esquema elétrico fornecido por Laerte
No manual do proprietário diz que os bicos são autolimpantes
Após as correções e programações o veiculo voltou ao normal
Renault scenic 1.6 16 válvulas
Este sistema trabalha com bobinas ligadas em série
Esquema elétrico fornecido por Mauro
Bobina paralela causando estranho sinal no primario, secundario, e na outra bobina ligada em serie
Sr Automotriz. As Letrinhas das Imagens estâo muito Pequenas p/ o Sonene Ler. Embassa Entende. Espero que Compreendas !
Citroen C4 2.0 16 valvulas
falha na ignição
falha no 3 cilindro
sinal do primario e onda de corrente
a falha também pode ser vista usando um sensor ckp para ver o secundário
testando outro cilindro
primario
secundario
Obs: Neste diagnostico só foi 100% resolvido após trocar o modulo de injeção
Trechos de alguns videos feitos na oficina
Muito importante saber a correta configuração para conseguir captar o sinal com sensor ckp
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Bobina cop também
Dica para travar mais facil o sinal
Osciloscopio Hantek 6074BE de 4 canais
Usamos esta configuração no diagnostico de ignição do HB20 que também pode ser usada para sincronismo de motor.
Falha na bobina de ignição do vectra 2.0 8 valvulas
space fox 7.5.30 sem igniçao cilindro 1e 4,apos trocar o integrado que controla ignicao dentro da uce voltou ao normal
Ecosport zetec rocam flex falhando e sem potencia
O reparo foi finalizado apos trocar a bobina de ignição novamente
Ecosport titanium 2014
Veiculo falhando muito
Não descarto o uso de nenhuma ferramenta no dia dia de oficina, porém as vezes teste com scanner e multimetro pode ser demorado e incompleto, podemos mostrar isso na pratica, o diagnostico dessa ecosport foi feito sem desmontar nada.
Repassando diagnostico feito pelo reparador Jovino, pioneiro no Brasil no diagnostico com osciloscópio.
Veiculo com 40.000 km rodados
Usando cabo ferramenta e pinça indutiva
Ignição primário e secundário de uma Ford ranger 2014/15 flex
sinais santana sistema LE com problema transistor que aciona o primario da bobina
apos trocar cabos e velas em outra oficina o motor continuava a engasgar em saidas rapidas,um bçoco da bobina do cil 1 4 estava com problema,apos trocar-la o motor funcionou legal
Usando garra indutiva do multimetro da plana para trigar sinal de ignição
Seguindo a dica do reparador Marcelo Reinaldo de Godoy Auto Center Real
Usando diodo
ou similar a este ligado em série
Olá pessoal, segue uma imagem de um secundario do sistema me-5.30 fox 2012.
Da
Proxima eu já sei dos detalhes pra uma melhor imagem !
Sinal de bobina do honda fit, a esquerda é uma usada em bom estado. A direita bobina nova com defeito.
Vectra 2.0 8 valvulas flex
Dois disparos de ignição durante fase fria do motor
Veiculo monoponto com shorting plug
plug desconectado
Pessoal, vcs tem o costume de tentar elevar ou forçar a bobina a sua maior capacidade com objetivo de encontrar falhas que as vezes em marcha lenta não aparecem ?
O que vcs acham deste assunto ..
Só o fato de ligar o ar condicionado ja facilita o diagnostico.
>Esse aparelho da owon tem uma função interessante, chamada de persistencia.
Aqui pega uma falha esporádica na ignição, ocasionada por uma pequena trinca na parte da cerâmica.
Solução foi a troca de velas e cabos neste rocam flex
Nissan Livina MR18DE
Bobina original nova
Oi pessoal, infelizmente não salvei o sinal do secundário da bobina do Gol GV 1.0. Ela tem seu sinal bem diferente de outros sinais ...
Bobina Bosch 0 986 221 049 - 6 pinos BER