Bom dia caros amigos, estou com uma questão meio chata em minha oficina e gostaria de buscar um apoio dos colegas reparadores. O serviço está sendo realizado porém gostaria de opiniões e dicas de outros profissionais e se alguém já pegou um defeito parecido, apesar de ser um motor fácil e um veiculo simples esta tirando o nosso sossego.
Realizamos a manutenção do veiculo em nossa oficina, fizemos o motor desse carro completo, veiculo que chegou em nossa oficina no guincho. Após a realização do reparo o carro ficou bom, andando bem e não apresentava defeito algum. Entretanto depois de um tempo o cliente nos ligou informando que o carro estava falhando e chegou até a parar na pista. Ele havia abastecido e após um trecho rodando com o carro a injeção piscou e o carro cortou.
Fizemos os testes e realizamos o reparo, o carro voltou a funcionar normal, com partidas rápidas e bom desempenho. Logo, para entregar o carro novamente, saímos testar e pegamos pista, onde o carro por sua vez também nos mostrou bom desempenho. Depois de um bom trecho do percurso rodado o carro novamente começou a apresentar falhas (mas não chegou a morrer) e piscar a luz de injeção.
Os códigos apresentados foram:
-16654 - Bico injetor 4
-16688 - Falha de ignição cilindro 4
Logo deduzimos um possível problema no injetor que era novo. Substituímos por outro componente para realizarmos os testes e novamente o carro apresentou uma melhora e depois piora, mesma situação da primeira vez.
Na segunda vez falhando, os códigos de defeito mudaram, apresentando dessa vez:
-16686 - Falha de ignição cilindro 2
-16649 - Bico injetor 2
Testes realizados:
- Teste de vácuo - ok;
- Teste de catalizador/escape - ok;
- Teste de vazão de cilindro - ok;
- Teste de compressão - ok;
- Teste de pressão na linha de alimentação - ok;
- Conferência do ponto do motor - ok.
Diagnostico eletrônico com o TM540 Rasther 3:
- Tempo de injeção - ok;
- Sensor Map - dentro do parâmetro;
- Sondas - ok;
- Sensor de temperatura - ok;
- Apresentou ligeira detonação de cilindro;
Foram substituídos:
- Virabrequim (pela numeração da peça, conferida com a concessionária);
- Comando de válvulas (Riosulence) também pela aplicação;
- Tuchos e balancins;
- Kit de ignição novo (e conferido novamente);
Demais componentes inerentes a montagem regular do motor conferidos de acordo com a literatura técnica do veiculo.
Decidimos realizar a substituição de todos os bicos injetores e ver como o carro se comporta. Os componentes ainda não chegaram, então o carro esta parado até que cheguem. Por isso gostaria de saber se alguém tem alguma informação ou dica de algum outro possível defeito.
Vale ressaltar que esse carro não possuía catalizador e colocamos, também, após os testes ele sempre esquentava o escapamento de forma excessiva, dando a impressão de queima fora do motor, no sistema de exaustão. O escapamento, com o aparelho, não apresentou entupimento. O ponteiro de pressão oscila muito depois do defeito ser apresentado, mais não foge do parâmetro regular de funcionamento no manômetro.
Desde já agradeço a ajuda de todos e tenham um ótimo dia.
Respostas:
Olá meu nobre amigo o B.O do seu veículo está no comando de válvulas que vc trocou estes motores da família EA não aceitam troca de comando o Idea é trocar o cabeçote abraços boa sorte e fica com Deus
bom dia amigo geralmente quando defeito é comando o carro fica funcionando quadrado na lenta se estiver assim pode ser o comando de atenção a bobina de ignição veja se não está com trincas e se não está zinabrada faça também um teste de perda de pressão nos cilindros pra ver se estão dentro dos parâmetros quanto aos injetores se você testou na máquina estiver equalisados esquente eles com um soprador a uma temperatura de trabalho se manterem com a resistência normal e equalisados não vão ser eles
bo
Bom dia caros amigos,
Vou dar uma atenção a dica de vocês. De maneira ou de outra os bicos foram pedidos e vamos fazer os testes com os injetores novos. Porém, vamos fazer os testes que o amigo
Em relação ao comando, vou dar uma olhada de qual quer maneira para ter certeza.
Os injetores chegam hoje, vou substituir e refazer os testes. Assim que conseguir um resultado em relação a isso dou um retorno aqui.
Por hora, agradeço aos amigos.
Olá meu nobre amigo a um bom tempo atrás eu fiz um motor de um VW polo 1.6 8v gás. 02 completo fizemos o motor completo nos mínimos detalhes após o serviço pronto fomos fazer uma rodagem com o veículo eo mesmo acima de 3.500 rpm perdia o pedal de acelerador acendia a luz da injeção era só desligar a chave e religar tudo voltava ao normal após sofrer muito trocar algumas peças resolvemos voltar o comando de válvulas velho eo defeito foi resolvido, resumo da ópera não é todos os casos mas muitos motores da família EA não aceitam troca de comando o ideal quando ter que trocar o comando de válvulas troca o cabeçote completo que vc evita confusão pra sua cabeça abraços boa sorte e fica com Deus
isso ai é comando de valvulas ainda mais se o map estiver um.pouco alto ou muito baixo tive o mesmo problema nem.original e nem riosulense resolveu o problema a unica marca que coloquei que resolveu o problema foi da marca (sambel) é bem paralelo mais o carro ficou funcionando redondo faca o teste
O comando pode ser feito o teste de levante, sempre validar antes de montar.
Uma vê peguei um assim, e por incrível que pareça, era o sensor de detonação, e não acusava ........... outra coisa a roda fônica foi montada com ferramenta?
Bom dia a todos os amigos!
Os bicos chegaram pra mim e realizei a montagem dos mesmos. O carro mudou significativamente durante mais da metade da rota de teste, porém o carro novamente apresentou falhas e a luz de injeção piscou no painel sem permanecer acesa.
Os códigos de defeitos apresentados dessa vez foram:
- 16648 - Bico injetor 2 (circuito elétrico do injetor);
- 16686 - Falha de ignição cilindro 2;
- 16654 - Bico injetor 4 (circuito elétrico do injetor);
Os defeitos permaneceram nos indicando que os bicos injetores não estão com defeito. Seguiremos em busca de alguma solução, sempre contando com a ajuda dos amigos.
Um abraço a todos, essas são as atualizações.
"OLÁ MEU NOBRE AMIGO O CABEÇOTE QUE VCS INSTALARAM NESTE VEICULO É ORIGINAL EO CORRETO PRO MODELO????ABRAÇOS E FICA COM DEUS!!!!
Bom dia caros amigos,
Agradeço a ajuda de todos, vamos analisar o cabeçote novamente, acreditamos que esse defeito seja por alguma falha do mesmo. Como os próprios amigos já disseram, ele costuma dar esse problema, apesar de termos feito tudo com os componentes corretos e originais ainda sim a falha pode estar lá.
Vou seguir os testes por ai e vamos torcer para que de certo. Agradeço novamente e caso necessite abrirei um novo tópico. Um abraço a todos,