Infelizmente meu nobre amigo a grande maioria de proprietário de veículos são um bando de miseráveis querem gastar o mínimo possível na manutenção do seu veículo e acabam encontrando mecânicos passa fome que trabalham em troca de quase nada depois o povo ainda acredita que carros elétricos vão popularizar no Brasil kkkkkk contra tudo e contra todos vamos sobrevivendo abraços a todos e fiquem com Deus
eu falo isso pra alguns clientes da mesma forma que o mecanico pode perder cliente o cliente pode perder o mecanico
Isto sempre vai existir .. no povo foi doutrinado a não ser inteligente. Eu mesmo quando menino não fui bom aluno e não gostava de estudar muito. Quando fiquei mais velho vi na prática a importancia de estudar. Então infeliezmente como toda profissão existe o cara mais técnico e existe os que são autodidatas.
Eu só acho ruim que as oficinas menores acababam não dando o valor exato na sua mão de obra e isto atrapalha o seu próprio desenvolvimento. As regiões são diferentes e as culturas também ..
Devemos nos posicionarmos e ver que podemos atender .. achar explicações e char um meio termos sempre será um bom caminho !
Como disse o colega Léo, isso sempre vai existir.
O importante é focar num perfil de cliente mais alinhado com sua política de trabalho. Investir na estrutura da oficina, equipamentos, ferramentas e principalmente na capacitação e divulgação ou propaganda do seu trabalho. Procurar ter domínio na resolução de problemas que nem um desses "Zé da esquina" têm. Daí o cliente ou até mesmo o freguês que " cai de paraquedas" na sua oficina não vai poder questionar seu trabalho. Ele pode até achar caro. Mas não vai poder discutir sua técnica. Isso ninguém discute. No início, para trabalhar assim você pode ter a impressão de que está perdendo serviços. Mas com o tempo você vai perceber que perdeu apenas clientes ruins. O grande desafio de oficina é capitar ótimos clientes que entendem a necessidade de manter o carro impecável para seu uso. Muito dono de oficina não se preocupa á dedicar tempo no atendimento dos clientes. Não dão a devida atenção. Não são claros quanto ao serviço que estão vendendo e não sabem " passar o orçamento" daí acabam "sofrendo uma venda" e raramente fazendo uma...
O perfil de carro popular ou de entrada que temos em produção na atualidade, deu uma " peneirada" em proprietários sovinas e mecânicos ruins. Não têm como dar mais aquele jeitinho pra pôr pra rodar, colocar óleo baratinho, marca de tinta pra trocar correia dentada etc. Ou ele faz ou não faz.
Estamos vivendo a melhor era do automóvel.
As vezes eu escuto Mosso se e rápido de mais.
serviço seu está caro rapidinho vc resolveu
eu respondo eu estudei e insveti para chegar neste nível por isto minha mão de obra e este preço fora ferramentas
Tranquilo colega Anderson,
Mas na verdade, esse é o pior argumento pra contornar essa objeção do " cliente ".
Numa situação dessas, procure questionar ao cliente se ele acha caro comparado a que ou a quem? Questione ele se os outros que cobram baratinho têm a mesma metodologia de trabalho que a sua. Se entregam a mesma qualidade e garantia no serviço. Aí sim você entra com o argumento de custo e tempo dedicado que você teve pra se qualificar, investimento em estrutura, ferramentas, equipamentos etc que acaba gerando essa "rapidez" no seu trabalho...
Numa conversa dessas muitos desses clientes normalmente ficam sem argumento pra continua o papo.
Abraço.