Oi pessoal, cada um fala um nome quando o assunto é entender a equipe num todo. Acredito que um bom relacionamento entre o responsável pela oficina e a equipe é primordial.
Porque eu puxei este assunto ? Porque as coisas não sai as vezes como deveria porque e aos poucos vou comentando alguns pontos. ( pensei em conversar mais com a equipe e até mesmo criar alguma pesquisa do assunto )
Respostas:
Ótimo tópico...
É muito importante o responsável pela oficina ouvir a equipe como um todo. Nas empresas que trabalhei ( as maiores ) havia a " pesquisa de clima ". Todo fim de mês havia reuniões para alinhamento geral.
Nas pequenas oficinas que trabalhei, a comunicação é mais direta com o dono propriamente dito. É bem mais fácil resolver problemas do dia a dia. Na minha opinião, um erro que percebi em algumas oficinas era o fato de contratarem profissionais pouco preparados para realizar a função do cargo ocupado ( o que acaba gerando muitos conflitos internos entre os colaboradores ). Nas empresas maiores isso é bem definido em classificações de categoria de acordo com o conhecimento específico. A pessoa que ingressa na empresa sabe exatamente " onde ela está " e têm a visão de onde pode chegar... Ao contrário do que muitos pensam, a insatisfação de um colaborador se dá em suma pela característica do ambiente de trabalho e não pela remuneração inadequada as funções/habilidades do mesmo. Eu mesmo já deixei grandes empresas e bons salários por causa do ambiente e política das mesmas que não me agradava. Entre trabalhar em uma empresa com 50 ou 5 funcionários independente da remuneração, opto sem pensar em trabalhar na de menos gente por se tratar de um ambiente mais "familiar" e nada corporativo...
puxa muito boa colocação. Aqui percebo pontos errados por mina parte. Realmente não tenho sido um bom comunicador. Ando com a cabeça ruim com muitas tarefas que deveria estar melhor dividida.
Exato pesquisa de Clima