Oi pessoal, cada dia os carros mais modernos, cheio de centrais, alguns modelos com básicos já tem mais de 4 módulos, imagina um completíssimo pode ter 50/70 módulos ... o céu é o limite !
Com isto tudo chega hora que a engenharia enxerga um erro no projeto ou aparece um problema que através
de alguns ajustes eles conseguem fazer uma correção. Então com este problema a única maneira é recorrer para uma concessionaria e fazer atualização do modulo defeituoso ( é ai que entra a Norma J2534/22900 mais afinal o que é isto mesmo ?
Os regulamentos PASS-THRU J2534 e ISO22900 definem o padrão de reprogramação da interface da ECU (unidade de controle do veículo), como para os componentes SW e HW, exigidos pela legislação europeia,( ou seja lá fora isto já funciona a muitos ano ) começando com a norma Euro V para os veículos leves e Euro VI para veículos comerciais.
Em alguns países, as montadoras são obrigadas a fornecer informações técnicas para manutenção e reparação, que podem ser executadas com a tecnologia OBD.
Por quê a padronização é importante?
A regulamentação forçou as montadoras de veículos a cumprirem dois tipos de normas: SAE J2534 e ISO22900. Quando as montadoras declaram compatibilidade com essas normas, as mesmas devem seguir os detalhes das normas que estão especificadas.
As normas visam a entregar às oficinas a possibilidade de terem apenas um VCI (Vehicle Communication Interface), que pode ser usado com vários softwares de montadoras para comunicar e reprogramar as ECUs dos veículos. Desta maneira é possível comprar VCIs de terceiros e não apenas os oficias das montadoras.
Os scanners vendidos no Brasil nenhum se adequam a está norma, porém alguns scanners Globais sabem da importância e são totalmente compatíveis com a J2534-1. Um cabo opcional é necessário para veículos que utilizam a norma J2534-2 para reprogramar o CAN Single Wire.
Então meus amigos do Forum ... aqui no Brasil não se escuta de jeito maneira estas regulamentações .... Vamos precisar nos mexer para isto acontecer !
Está ilustração representa o que eu estou falando - site da montadora - pc - interface - carro
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Respostas:
Olá meus nobres amigos a muitos anos o meu velho pai no auge dos seus 70 anos sendo uns 40 anos na mecânica automotiva ele sempre falou que o sistema de injeção eletrônica deveria ser padronizado que é muito errado vc ter que ter vários scanners na oficina mecânica e nenhum entrar no veículo, abraços a todos e fiquem com Deus
Legal precisamos nos mover. Mais é como você disse. Hoje paguei 35 dólares pra olhar manuais de um Jeep e mesmo assim estou na Luta pra tentar usar o scanner deles via j2534