Pessoal, bom dia!
Vou comentar meu caso e tenho certeza que o meu caso vai ser semelhante ao de vários colegas aqui do Fórum.
Eu tenho a minha oficina vai fazer 8 anos, durante todo esse tempo eu trabalhei praticamente sozinho, uma vez ou outra com algum ajudante contratado e de um ano pra cá com meu enteado assumindo muitas funções dentro da oficina, mais recentemente minha esposa também assumindo funções de escritório, antes era tudo eu quem fazia.
Pois bem, a oficina é pequena, mas tem um movimento bom, eu sou muito conhecido na minha região por trabalhar com veículos Nissan, principalmente as Frontier, sempre tem veículos da marca lá, e para esses veículos eu tenho praticamente toda a literatura técnica que preciso, só não vou ter para os mais novos, 2017 em diante.
Então de vez em quando é que aparece algum carro diferente que eu vou precisar de alguma informação técnica que eu já não tenho, vou dar um exemplo, até abri um tópico aqui no fórum para esse caso, um C4 Lounge com defeito no ABS onde eu precisei do esquema elétrico do ABS, coisa que eu não tinha, e fiquei ai uma semana praticamente pra conseguir o esquema elétrico do ABS desse veículo. Aqui pra mim, casos assim, é uma vez ou outra, falando em esquemas elétricos, raramente é mais de uma vez por mês que chega um veículo aqui onde eu preciso fazer um diagnóstico de parte elétrica e que eu precise de um esquema elétrico ou alguma outra informação mais específica e que eu tenho dificuldade em encontrar. Participo desse Fórum, de grupos de whatsapp e os colegas sempre são solícitos em fornecer material pra gente, mas é uma situação chata.
Onde é o ponto que quero chegar. Dado a essa baixa necessidade em precisar de um material técnico que eu já não tenha, eu penso que fica inviável fazer uma assinatura de um DR IE da vida, por exemplo, pra linha flex e disesl, ficaria mais de 600 reais por mês a assinatura, pra um material que se eu precisar acessar uma vez por mês vai ser muito. Diversas vezes eu já liguei lá pra solicitar o material específico de determinado carro, querendo pagar por esse material, mas infelizmente eles não fornecem. No caso desse C4, pagaria feliz uns 100 reais pelo esquema elétrico do ABS dele pra resolver logo meu lado, mas nenhuma dessas empresas faz esse tipo de negócio. Tem outros fornecedores de material técnico? Tem; Mas pelo relato dos colegas, alguns não são confiáveis, outros não são completos, faltam informações até básicas, e aí complica.
Como seria bom se tivesse alguma plataforma que pudesse fornecer materiais sob demanda. Pra um colega mecânico que é especializado em linha flex, ele não vai querer material pra linha diesel e vice-versa Pra quem não mexe com linha francesa, material dos veículos franceses não interessa, e por ai vai.
Eu já até quis reunir com colegas mecânicos aqui da minha cidade, montar uma cooperativa pra rachar essa conta de material técnico, ferramentas especializadas, etc, mas pessoal não quis aderir.
Enfim, quem quiser comentar em cima, contar suas experiências, fiquem a vontade!
Respostas:
Na Mecanica2000 já assinei dividindo. Agora não adianta tem que investir em literaturas e assinar. Isto faz parte da rotina e despesa de uma oficina. Vc usa e cobra pelo serviço e dentro deste valor de m.o deve estar diluído não só as literaturas mais também o aluguel etc.
Bom dia aqui tenho o simplo tem alguma coisa errada mais ajuda bastante
se mexe em carros importados tem q usar outras literaturas. Como AutoData entre outros !
AutoData
são literaturas bacanas.
AutoData Tecnomotor comercializava mais certamente deve ter quase zero de adesao
Então,
Como disse o colega Leo, não acho que esse valor seja alto até por quê a plataforma Dr ie não têm só diagramas elétricos. Entendi que talvez seu volume de serviço ou demanda por informação técnica não seja considerável ao menos na sua percepção.
Te recomendo fazer o tal do test drive gratuito que eles oferecem. Você certamente vai perceber que esse valor investido, vale cada centavo ainda mais num caso onde você ganharia bastante tempo na resolução do diagnóstico como no caso do C4 que você mesmo relatou...
Abraço.
Sim.
Compreendo.
Força, foco e fé