Bom dia pessoal, ve se os amigos tem uma dica, Me entrou um cronos automatico motor Etork ano 2018 com o seguinte defeito: O cliente relatou que ja ficou na mão varias vezes, o carro não pega, fazendo os testes aqui verificamos que não carrega a bateria, ela fica em torno de 12,3 volts com o carro ligado, Desconectei o sinal do alternador e ele voltou a carregar, subiu pra 13,9 volts
Vi que ele tem o terminal do negativo com sensor de carga da bateria, será que essa peça deu problema.
Alguem tem uma dica?
Respostas:
Olá,
Você fez teste adequado na bateria?
Ela é específica pra o modelo EFB ?
Você usou scanner pra monitorar os parâmetros do sistema?
EM PRIMEIRO LUGAR ESTE CARRO TEM QUE TRABALHA COM BATERIA TOP E ESPECÍFICA PARA ESTE TIPO DE VEÍCULO,OUTRA COISA MEU IRMÃO TEM CARRO DESTE QUE QUANDO VC TROCA A BATERIA VC TEM QUE APRESENTAR ELA AO SISTEMA VIA SCANNER TALVES AÍ TROCARAM A BATERIA E NÃO FIZERAM ESTE PROCEDIMENTO NO MAIS SEGUE AS MESMA IDEIA DOS CARROS ANTIGOS TIPO ESTE ALTERNADOR ESTÁ OK??ABRAÇOS BOA SORTE E FICA COM DEUS
Boa tarde, como os amigos falaram, esse carro usa alternador pilotado, salvo engano, necessita que sejam feitos os testes adequados, outra coisa muito importante é em relação a bateria, tem que ser original e apresentada via scanner ao sistema, inclusive incluindo a amperagem.
faça o teste com carga, tipo farol ligado, ar , etc todos os consumidores.. pode ser um defeito no regulador de voltagem., ideal e monitorar via scanner pois é pilotado.
A bateria do carro é original, tirei o alternador e fiz os testes na bancada, está carregando perfeitamente, amanha o cliente vai me trazer o carro de volta, vou fazer a apresentação dela pro carro.
Você precisa fazer um teste adequado dessa bateria. Na linha FIAT, não é necessário procedimento de "apresentação" da bateria. O próprio sistema monitora e reconhece o componente ( sendo a específica e estando ok é claro ).
Qual scanner você usou? Se você monitorar e o status de carga estiver abaixo de 75% a tensão de carga da bateria não passa dos 12, 4 volts em certas circunstâncias e se o veículo dipor de sistema Start&Stop o mesmo fica inoperante e gera vários DTCs referente à tensão do sistema.
Bom dia pessoal, depois de uns dias de testes, verificamos que a bateria está ocasionando esses defeitos, nos testes ela aparentava estar boa, ai de vez em quando descarregava e deixava o sistema inoperante, trocamos ela e resolveu o problema!!!
brigado pelas dicas, foram de grande serventia.
QUE BOM QUE VC RESOLVEU SEU B.O VALEU POR COMPARTILHAR A SOLUÇÃO COM A GENTE ABRAÇOS E FICA COM DEUS
Legal ai todos os comentários - no site da Ikro tem bons exemplos e no canal deles também.
Falando um pouco sobre testes de baterias é preciso critérios na hora de comprar equipamentos de testes de Baterias.
Cada equipamento testa de uma forma e nem todos ou dizendo a maioria não faz um teste completo.
Aqui na oficina uso dois - Um se chama BAT-131 o outro é o Analisador de Motor FSA-500 ( Eu faço +/- assim.
Olho:
Data de fabricação e analise no visor
Tensão de Carga
Tensão na Partida
Teste c BAT 131 e quando dá ok ainda desconfio e refaço o Teste medindo a Resistencia Interna com FSA-500.
Então as vezes um equipamento aprova e o outro Reprova. Cada equipamento tem as suas particularidades.
Gostaria de Saber quais equipamentos tem usado para testes em baterias ?
Segue um manual técnico de bateria excelente da Tudor
Dentro deste manual ele não recomenda um equipamento e diz o teste Padrão. Eu já fiz treinamento de baterias na fabrica da Heliar. Quem puder vale muito apena !!
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Segue um print de um teste do FSA e muito util.
Aqui meço Corrente, Resistencia interna, queda tensão, tensão max/min, motor de arranque consumo max/min
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Muito bom.
Agradecemos o retorno
Abraço.
Esse equipamento é top.
Referência mundial em diagnóstico.
MUITO TOP OS EQUIPAMENTOS DE TESTE DE BATERIA,AQUI NA OFICINA EU NÃO TENHO NENHUM EQUIPAMENTO DE TESTE DE BATERIA,QUANDO EU SUSPEITO DA BATERIA EU VOU PELO SINTOMAS PELA OBSERVAÇÃO DA APARÊNCIA DA BATERIA UM TESTE QUE EU COSTUMO FAZER E MEDIR A VOLTAGEM DA BATERIA EM REPOUSO SE DER ABAIXO DE 12.40VOLTS EU JÁ COMECO A DESCONFIAR DA BATERIA,ABRAÇOS E FICA COM DEUS