Olá amigos.
Gostaria da opinião dos amigos, principalmente aqueles que tem suas oficinas em sociedade com outros colegas.
Vou fazer 30 anos, a 4 anos tenho minha oficina em casa, simples, modesta, mas que tem conseguido prover o sustento de minha família.
Trabalho basicamente com veículos da Nissan, principalmente a Nissan Frontier, não por opção, mas sou bem conhecido na região como mecânico especialista nessas caminhonetes. Mas trabalho com veículos de todas as marcas.
Minha oficina é absolutamente simples, não tenho elevador, não tenho sala de espera, não trabalho com alinhamento, meu scanner é muito bom para veículos importados, minhas ferramentas atendem praticamente todos os serviços que recebo. Trabalho com mecânica de motores, suspensão, freios, injeção eletrônica, ABS, Airbag e arranho um pouco a parte elétrica.
Tenho curso de fabrica da Nissan, da época em que eu trabalhava na concessionária. Infelizmente não consegui fazer mais nenhum curso, mas sempre estou tentando aprender coisas novas e participar de palestras. Considero que minha base de conhecimento é bem sólida.
Um colega aqui da cidade tem uma empresa que trabalha com troca de óleo e filtros, é uma empresa bem conceituada e com ótima localização. Surgiu a ideia de termos uma sociedade para uma oficina, já que ele tem a intenção de expandir os negócios e eu preciso de mais estrutura, já que os tempos são difíceis. Comecei essa oficina sem nada, comprando tudo no cartão de crédito que eu tinha, contraí dívidas por isso, moro de aluguel com esposa e dois enteados, então se fosse pra eu esperar uma situação financeira melhor para eu crescer por conta própria, talvez isso levaria muito tempo.
Acontece que eu não tenho dinheiro para investir em nada agora, e a nossa ideia seria alugar um ponto comercial que atendesse nossa necessidade de espaço (o prédio onde ele tem a troca de óleo não tem espaço para ter a oficina também), que fosse simples, ele cederia um elevador ocioso que tem na troca de óleo, e dê certo modo dividiríamos os custos.
Acontece que por não ter dinheiro para investir agora, temo ficar numa situação muito desconfortável com relação a sociedade. Nossas conversas até o momento não foram aprofundadas, estamos ainda pensando na possibilidade, mas ambos tem a intenção de levar isso adiante. A questão que fica é qual o melhor modelo de sociedade que poderíamos ter, em que ambos pudessem se sentir confortáveis?
Respostas:
Olá,
Bom,
Pelo seu relato, é difícil dar uma orientação. Mas eu no seu caso, continuaria a tentar crescer sozinho. Já que aparentemente você têm feito isso muito bem. Sei que outros colegas mais experientes talvez possam discordar da minha opinião...
Em qual localidade fica sua oficina?
Já tentou buscar parcerias em prestação de serviços em empresas ou frotistas ? ( se houver ).
Já fez uma pesquisa de mercado com a concorrência pra identificar quais serviços rentáveis à mais eles realizam e se você talvez poderia á oferecer de forma mais competitiva?
Já pensou em se especializar para oferecer serviços do tipo chaveiro ou reparo em componentes como módulos, motor de partida e/ou alternador por exemplo ?
Acredito que você possa oferecer bem mais à sua clientela. Atendendo de forma excepcional e tendo mais rendimento sem ter que trabalhar em sociedade.
Abraço.
"VOU LHE CONTAR UMA EXPERIENCIA QUE EI VIVI JUNTO COM MEU PAI,MEU PAI TEVE SOCIO NA OFICINA MECANICA INFELISMENTE NO NOSSO CASO O SOCIO LARGOU A GENTE NA MÃO E CHEIO DE DIVIDAS,PENSA COM MUITO CARINHO EM TODAS AS POSSIBILIDADES QUE POSSAM ACONTECER UMA BOA SORTE ABRAÇOS E FIQUE COM DEUS!!
Eu realmente acho que omelhor e ir devagar e seguir sozinho, minha opiniao pessoal, porque o maior problema sao as pessoas e sua convivencia......divergencia de opiniao e por ai vai. Avalie muito bem antes de tomar uma decisao, va ao Sebrae eseinforme, conversa com pessoas que trabalhem no ramo e que tem sociedade, planeje antes de dar um passo a frente, porque depois que entrar e dificil sair.
Abs e boa sorte.