A vida nos Zaps a vida e nos canais como este e milhões de pedidos de ajuda ...
Sou administrador de dois Grupos - KTS e FSA somos pra lá de 300 oficinas ...
O pedido de ajuda sempre vai existir e até porque ninguém sabe de tudo .. sempre tive a humildade de perguntar ..
O que me chama atenção em nosso setor é as vezes a falta de padronização .. o reparador precisa ter a base dentro do seu conhecimento .. o que vcs acham ?
Isto acontece dentro da maioria das empresas .. acontece aqui ai ...
Se não me falha a memoria foi lançada uma nova Norma ABNT pro setor ...
Estou comentando este detalhe porque ainda vejo um certo tiroteio nas escuridões dos diagnósticos
A formação pode e deve ser a Regra pra isto .. comentem ai ?
Respostas:
Segue um link legal do Fabio do assunto tratado aqui ..
OLÁ MEU NOBRE AMIGO INFELIZMENTE NO NOSSO QUERIDO BRASIL MUITOS MECÂNICOS TEM POUQUÍSSIMO GRAU DE INSTRUÇÃO CURSO TÉCNICO OU PROFISSIONALIZANTE POUCOS TEM..O CERTO ERA TER UMA PROVA DE CERTIFICAÇÃO PARA SEPARAR OS GATINHOS DOS LEÕES..ABRAÇOS BOA SORTE E FICA COM DEUS
Esse assunto é delicado.
Ainda têm colega que insiste em trabalhar na tentativa e erro. Muitos estão parados no tempo. Mal sabem utilizar um multimetro e tão pouco scanner... E têm àqueles que pegam trabalhos em carros modernos com seus complexos sistemas em vêm pedir ajuda seja no diagnóstico oou material técnico como diagramas e manuais. Eu mesmo tenho alguns colegas que se dizem especializados em injeção diesel leve e sequer sabem o princípio e funcionamento do sistema common rail. Sempre vêm com pedidos de ajuda do tipo; " Já olhei tudo! Não têm pulso nos bicos, mas tá saindo diesel quando eu abro o cano do bico" ... Mês passado fui ajudar um colega em um diagnóstico e o mesmo disse que ja2 havia recorrido à um outro profissional "especializado" que mesmo em posse de um scanner de 40 mil reais não conseguiu dar um diagnóstico sobre o defeito do veículo...
Hoje estamos cercados por uma enorme variedade de informações por assinaturas ou grátis na web ( desde que soubermos busca-las e aplica-las.
Ser mecânico não é fácil. Mas infelizmente existe muito aventureiro que insiste em escolher o caminho mais difícil pra trabalhar...
Estamos na melhor era do automóvel. Motores eficientes, eletrônica embarcada, conectividade...
Fico pensando como será o futuro desses que ainda acham que dá pra testar sistemas num carro utilizando uma lâmpada de teste com lâmpada 21w ou até mesmo uma H1 de 55w como já presenciei algumas vezes...
Complicado.
Um ótimo ano novo para todos.
Abraço.
Realmente é um assunto delicado mais não há como deixa de falar. Eu mesmo sou uma prova viva disto. Não gostava de estudar quando mais novo e agora vejo a sua importância. Todos atualmente tem chance de buscar conhecimento.
Sim.
Eu mesmo tenho o hábito de estudar de 1 à 2 horas por dia. Fora os casos em que dedicamos boa parte de tempo e raciocínio para tentar resolver problemas complexos. Mas a melhor forma de aprendizado é "tentar repassa-lo" por isso sempre gostei de ajudar como muitos aqui fizeram e ainda tentam fazer.
Sim.
Mas quanto à isso, de uns tempos pra cá os proprietários já estão se informando sobre procedimentos adequados de reparo nos seus veículos e estão muito exigentes à quem confiar seus carros. O que já têm tirado do mercado muitos aventureiros e os que se dizem "especializados" no assunto.
Tenho 53 anos, comecei com mecânica ao 10 anos, trabalhei muito comissionado, trabalhei 4 anos na cc Ford, fiz vários cursos lá dentro, e estou com a minha ofc há 30, na era platinado eu estudava junto eletrônica, rádio TV , transformadores, fontes e etc, muitos falavam pra que? Pq eu sempre gostei disso, quando saiu injeção eletrônica pra mim foi fácil assimilar pois eu já tinha bastante conhecimento em eletrônica, oe hj isso me ajuda muito, o diagnóstico nunca muda , e corrente, faísca, gasolina, ponto compressão, velas que nunca vai deixar de existir, antigamente era difícil estudar, hj não aprende quem não quer, e nem precisa pagar pois tem muita coisa disponível, exemplo o professor Scopino, tem aulas de monte com conteúdo avançado, e entre outros, a Tecnomotor tem valiosos conteúdos , tudo de graça, e por mais que sabemos precisamos assistir, ver aprender, e eu acho que só precisa de um esforço próprio.
Sim.
O problema é que a maioria quer tudo mastigado.
São preguiçosos em todos os sentidos.