Vocês fazem serviços em carros mais antigos? Tem alguma restrição de ano? ( ex: você só trabalha com carros acima de 2005 ). Chegou na quinta-feira na minha oficina um gol AT 1.0 ano 98 multiponto com distribuidor, o cliente reclamava que o carro após andar 1h 30m o carro parava de funcionar, no dia estava um pouco lotada a oficina que eu trabalho, mas pedi pra ele deixar o carro que assim que houvesse algum tempo livre eu começaria a trabalha nele ( já era mais de 15h da tarde ), faltava chegar uma peça no carro que estava trabalhando, entao resolvi ir começando a inspecionar o gol, ao funcionar o carro para manobrar para dentro da oficina a luz do óleo não apagava, achei estranho, mas como não ouvi nenhum barulho no motor manobrei e fui inspecionar, os injetores e cabos de vela estavam encharcados de óleo ( havia furado o diafragma do interruptor de óleo ). Havia fio sem isolamento, aterramento mau feito, conector da sonda estava quebrado. Vou resumir pra não ficar muito grande, 17h o cliente chegou e ficou sentado aguardando, e a essa hora eu ainda estava terminando de reparar o chicote, ele se aproximou e eu falei pra ele que realmente o carro só sairia no dia posterior, ja vinha preparado pra levar o carro, conversei con ele e ele se convenceu de deixar o carro e no outro dia continuei o diagnóstico. Eu ali ja estava convencido de que ele não queria ajeitar o carro e sim somente fazer um paliativo ( arranje técnico ou gambiarra ). Muita das vezes fico receoso de pegar carros antigos, não por conta do carro em si, mas porque muitas das vezes o cliente não nos da condições de trabalhar, gostaria de saber a opinião de você.
Respostas:
Olá .. normal aparecer estes tipos de situações. Eu vejo isto de uma forma mais voltada pra gestão do negocio. Uma boa recepção e conversa vc pode pegar ou largar. Vou dizer o que eu faria ... aqui quem pega os serviços são orientados a cobrar por orçamentos e diagnósticos, então se eu visse o carro e o estado já iria fazer um certo julgamento.
Se o cara quer dar jeitinho a gente não deve nem pegar pra fazer. ( orçamento a gente precisa ficar esperto )
Agora se ele estiver disposto a pagar pelo reparo e nós acharmos que vale a pena nós pegamos.
Agora eu já olho e vejo se o cara tem um carro todo ferrado é melhor ele ir em outro lugar.
Exemplo se vc pegou o carro e está vendo tudo ferrado e já não está cobrando nada pra olhar vc já iniciou o processo errado. Já está perdendo dinheiro.
OLÁ MEUS NOBRES AMIGOS EU PARTICULARMENTE PREFIRO TRABALHAR COM CARROS MAIS ANTIGOS SÃO MAIS SIMPLES DE TRABALHAR E LÓGICO TEM QUE SE OBSERVA A CONDIÇÃO DO CLIENTE SE VC VER QUE ELE NÃO TEM CONDIÇÕES DE FAZER O SERVIÇO E MELHOR SAIR FORA DO TRABALHO..ABRAÇOS BOA SORTE E FICA COM DEUS
Agradeço pela opinião de todos, vou melhorar esse atendimento ao cliente, fazendo uma filtragem melhor.
s
Hoje em dia tem cliente de todos os tipos, o que traz para fazer gambiarra e depois volta enchendo o saco.
Olha, meu carro nao tinha isso.
Nao tinha aquilo.
Depois que vc mecheu começou tal problema, antes nao tinha.
Meu carro deu problema em tal situao depois que vc mecheu.
Ai a fala e sempre a mesma, olha, nao tinha esse tipo de defeito realmente, porem apresentou posteriormente,
Ai a fala do cliente e sempre a mesma, olhe, trouxe na oficina para reparo e diagnostico, vc deveria ter visto,nao entendo, ja trouxe pra vc por que precisava arrumar, e agora apresentou esse defeito que antes nao tinha.
Resumindo, dependendo da indole do ciente ja nas primeiras palavras eu ja descarto.
Melhor nem fazer pra nao arrumar problemas,tem cliente que e melhor perder de que vc arrumar coceira depois.
Ja jogo o tempo de reparo e orçamentaçao la em cima.
So posso mecher daqui a 15 dias e tal.
Pura buxa.
Ultimamente e o que mais tem
E outra
As vezes vem com diagnostico pronto e achando carro o serviço.
Pode abandonar.
Exatamente.
Tenho essa mesma linha de raciocínio no processo.
É exatamente assim;
" depois que você pôs a mão e mexeu no meu carro o pneu começou a esvaziar. Antes não era assim!!! "
Rss
Brincadeiras à parte.
Mas a situação é muito complicada.
Sim.
Isso é fundamental pra deixar o cliente bem esclarecido do processo de sua empresa e metodologia de trabalho.
Comigo, funciona muito bem.
Outra coisa importante é sempre realizar uma boa inspeção do veículo na presença do cliente ( check list ) observando detalhes na lataria, interior do veículo e funcionamento de TUDO principalmente sistemas elétricos...
Assim se evita muita dor de cabeça com relação a mal entendido e reclamações pertinentes. E você não deixa blecha pra ação de "proprietários espertinhos"
Aqui no Jornal O.B tem as matérias de gestão do Scopino. Vale muito a pena ler, outra coisa .. quem já usou a Calculadora pra ver quanto deve cobrar ?
Eu já usei !
bom dia amigos gostei da linha de pensamento de vcs são dicas valiosas ...vcs cobram por hora na oficina de vcs?
Estão vendo a questão da cultura e informação como é diferente ...
Boa noite amigo, cobro a hora trabalha a varios anos, pois na minha visão aqui na minha mecânica funciona muito bem e assim não importa se o carro é melhor ou pior esteticamente falando, e sim o tempo de trabalho empenhado.
É tudo relativo, já apareceu BMW e o cara pedindo um gatilho pois o conserto é caro, já fiz um scort 83 cara gastou 7 mil com motor e outros reparos, carro antigo bem zelado é uma coisa , carro velho é outra.
Nem sempre carro novo é sinônimo de lucrar.