Forum O.B Sistema de Partida Bateria Alternador e Gerenciamento de Carga
Olá amigos reparados o bate papo é sobre Sistema de Carga e algumas de suas particularidades no dia a dia da oficina de reparação.
O sistema pilotado é antigo e alguns modelos da BMW que já tem um alternador pilotado a mais de 10 anos !
Tenho reparado que após os desgastes das Baterias AGM/EFB os clientes tem pedido para colocar ou ficam na dúvidas entre bateria Comuns ou as originais. ( nossa recomendação deve ser sempre pelas originais ou com as mesmas características )
Como as baterias tem um custo elevado e muitas vezes o cliente cai na tentação de pôr Bateria comuns no lugar das AGM / EFB .
Tenho percebido aqui na oficina com maior frequência nesta pandemia os defeitos causados por carros parados por longo tempo e também alguns carros questão saindo da garantia com estas novas tecnologias e defeitos causados por baterias descarregadas ou defeituosas ...
( Sulfatação das Placas )
Sulfatação é um termo que utilizamos para denominar um fenômeno que ocorre em baterias que ficaram um longo período descarregada. Esse fenômeno pode tornar a operação de descarga irreversível, dependendo do tempo que a bateria ficou descarregada e da temperatura que ela ficou exposta.
Ao longo do bate papo vamos entrando nos sistema ..
Um forte abraço do seu amigo reparador Leonardo J.de Queiroz
Respostas:
OLA MEU NOBRE AMIGO FOI COMO EU RESPONDI EM UM TOPICO AQUI DO FORUM O DONO DE CARRO NO BRASIL NA SUA MAIORIA NÃO EVOLUIU NA MESMA VELOCIDADE DOS VEICULOS QUANDO VC FALA QUE UMA BATERIA DE QUALIDADE CUSTA 500 CONTOS O CLIENTE CAI DE COSTASSSS..ABRAÇOS A TODOS!!!
Sim Leonardo.
Na linha nacional o Focus Rocan já vinha com sistema pilotado.
Atualmente existe uma enorme variedade de analisadores de bateria com qualidade e baixo custo. Já os aparelhos que fazem a recarga de tais baterias ainda são bem caros. Mas ajudam e muito no diagnóstico e "recuperação" de um acumulador que tenha sofrido uma descarga completa ou parcial. Aqui na grande BH, têm muitos postos homologados pelas grandes marcas de bateria aptos à realizarem testes e recargas em componentes nessa situação. Quase sempre se têm êxito em trazer a bateria de volta a plenas condições de uso.
Legal os comentários, os carregadores de baterias Inteligentes estão fazendo um bom trabalho apesar de ainda pouco difundido é bom já ir comprando eles. Estou esperando o meu chegar. Ele é um estabilizador de tensão e carregador. Outras coisa legal são a linha da Gm que tem em seu cabo uma pinça amperimétrica medido a capacidade da bateria e a mostrando na unidade Central ou BSM
O sensor eletrônico de bateria (EBS) mede a corrente, tensão e temperatura das baterias de chumbo-ácido de 12V com grande precisão. O algoritmo de detecção de estado da bateria (BSD) integrado ao EBS calcula o estado de carga e função previstos da bateria a partir desses parâmetros base e indica efeitos de envelhecimento da bateria. Essas informações são repassadas a uma unidade de controle de nível superior, por exemplo, o sistema de gerenciamento de energia elétrica (EEM). Se necessário, esse sistema implementa medidas adequadas para garantir o fornecimento de energia a auxiliares que são importantes ou críticos à segurança.
Além disso, serve a outros propósitos, como maximizar a vida útil da bateria, evitando descarga profunda ou suportando combustível e CO2-tecnologias de salvamento, como controle inteligente do gerador, start/stop ou recuperação.
O sensor também é um componente-chave no design de topologias seguras e confiáveis do sistema elétrico do veículo, suportando assim o aumento contínuo da eletrificação e automação de veículos, bem como outras aplicações, como firmware over-the-air, diagnósticos preditivos e manutenção preditiva.
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O sensor eletrônico de bateria (EBS) fornece informações confiáveis e precisas sobre o status das baterias de chumbo-ácido de 12V, levando em conta os efeitos de envelhecimento da bateria.
deem uma olhada neste Carregador e Estabilizador. A galera da programação ou que estão fazendo pass trhu estão usando. Não só desta marca mais como Sun entre outros.
Esta semana pegamos mais dois casos de erro de aplicação de bateria, Duas Fiat Toro Diesel. Ambas com bateria de 70 Amperes de 500 cca comum no lugar da bateria EFB. Com poucas partidas a bateria andou arreando e numa outras cliente após rodar bastante para o carro quente e a bateria não da nem partida no motor. A Bateria EFB tem 650 cca de partida