Chegou um Corolla 2014 aqui na oficina com a luz do ABS acesa, luz do freio de mão acesa, luz da injeção acesa e velocímetro inoperante. Tentei conectar o scanner para identificar a falha porém não obtive conexão.
Ao medir o sinal da rede CAN com osciloscópio a partir da tomada de diagnóstico, foi possível identificar que o sinal estava "bagunçado". Quando o módulo ABS era desconectado, o sinal normalizava, o que levou a pensar que o defeito fosse o módulo.
Pesquisando aqui no fórum, encontrei um tópico com um defeito idêntico, porém o mesmo encontra-se sem solução e trancado pelo administrador.
Resolvi fazer mais alguns testes antes de procurar outro módulo. Comecei com teste de alimentação e aterramento do módulo e, para a minha surpresa, não encontrei aterramento nos pinos onde deveria ter. Foi quando descobri o problema do carro: o cabo de aterramento do módulo ABS estava quebrado. Neste veículo, o aterramento do ABS fica atrás do farol direito. Após refazer o conector que havia quebrado, tudo normalizou.
Conversando com o cliente após a entrega do veículo, ele me confirmou que esse carro havia sofrido um impacto naquela região há um tempo atrás, fato esse que confirmou a minha teoria de que isso teria acontecido.
Respostas:
Olá o caso foi meu. Corolla 2014. Realmente o defeito foi neste chicote mesmo !
Valeu pelas dicas meu nobre amigo abraços e fica com Deus
opa , ótima dica essa do Corolla , lembrando que acontece muito nos news fiesta com câmbio automático quebrar o cabo terra abaixo da bateria e tbm gera defeito câmbio e ABS