Carregando os tópicos... por favor aguarde
Respostas:
Sem falar também as diferenças de aplicação e quantidade de litros de óleo que tem de uma tabela pra outra. Aqui eu me sigo por duas tabelas de aplicação de óleo e também utilizo o simplo.
Boa observação, realmente hoje existe essa dificuldade.
Sem falar também as diferenças de aplicação e quantidade de litros de óleo que tem de uma tabela pra outra. Aqui eu me sigo por duas tabelas de aplicação de óleo e também utilizo o simplo.
Eu me informo no meu distribuidor de óleo ele tem acesso a catálogos eletrônicos que não falham abraços e fiquem com Deus 🙏🙏🙏
Eu utilizo plataforma técnica para conferir a viscosidade e a quantidade de óleo a ser aplicada
Uso bastante o aplicativo Drie e simplo funcionam bem
Isso ai pessoal o importante é aplicar o Lubrificante certo - por outro lado muitos fabricantes estão tirando as homologações e isto deixa o óleo mais barato - deixando apenas normas como API/ACEA em seus lubrificantes !
o detalhe está em cada norma e recomendação que muda muito, e a falta de informação clara nos manuais complicam ainda mais.
hoje, com os aplicativos, muitos pagos, facilitam com a relação placa e aplicação.
LUBRIFICANTE NO MOTOR – NÃO É SÓ COLOCAR ÓLEO O óleo correto garante a formação do filme hidrodinâmico, reduzindo atrito e desgaste adesivo. Precisa atender não só à viscosidade SAE (ex.: 5W30), mas também à norma de desempenho (API, ACEA, Dexos, VW, etc.). O pacote de aditivos (ZDDP, detergentes, dispersantes, antioxidantes) mantém o motor limpo e protegido contra oxidação e tribocorrosão. Troca do filtro de óleo é obrigatória — ele retém partículas do desgaste por fadiga superficial e fuligem da combustão. Erro grave: misturar óleos diferentes ou ultrapassar o nível máximo → causa aeração, cavitação e falha na lubrificação elasto-hidrodinâmica. ⚙️ Resumindo: óleo correto + troca no intervalo certo = motor protegido, menor atrito e máxima durabilidade.
Sim foi o que eu disse Homologações. Agora há quem se importa e não quem não liga. Talvez por isto tivemos tanto problemas nas famosas banhadas a óleo. Que particularmente eu acredito que o início de tudo é pior e aos poucos houve atualização em todo sistema.
Uso aqui os aplicativos Castrol e Motul alguns casos manual do veiculo.
Eu uso o app da motul e tras todas as informações.
Castrol GTX sempre a melhor opção 🚙🚙🚙
Galera, atenção com óleos lubrificantes: 👨🔧 Hoje em dia, uma oficina precisa de 10 ou mais tipos de óleo, dependendo da frota atendida. A dificuldade é que muitas tabelas dos fabricantes não são completas. A Motul tem uma referência excelente. Se não encontrar o óleo homologado, escolha ACEA compatível, mesma viscosidade, respeitando ou superando o padrão API. Tabelas de câmbio automático então… pior ainda! Sempre consulto manuais das montadoras e até uso IA pra checar homologações. 💡 Informação técnica é ouro pra não errar e ganhar tempo.