O texto é grande mais não da pra reduzir tanto e acho super da hora você passar um olho ..
🚪 O Roteador da Empresa: A Porta Aberta para o Invasor
A lógica do SGW no carro se aplica diretamente à rede Wi-Fi da sua casa ou empresa: Dar acesso à senha é dar acesso à rede interna (LAN).
Ao dar a senha, você está, de fato, "abrindo as portas" para o invasor, pois o dispositivo dele está agora dentro do seu perímetro de segurança. Se esse dispositivo estiver infectado ou se o convidado for mal-intencionado, ele pode facilmente:
Mapear a Rede: Identificar todos os seus computadores, servidores, impressoras e câmeras.
Explorar Vulnerabilidades: Tentar ataques de Força Bruta em senhas fracas ou explorar falhas de segurança nos seus dispositivos (como impressoras ou IoT).
Capturar Tráfego: Tentar interceptar dados não criptografados (Ataque Man-in-the-Middle).
Então aqui eu vou falar de carro : O SGW da Jeep: Uma Lição de Segurança
O SGW (ou Security Gateway Module), introduzido pela FCA (agora Stellantis, englobando a Jeep) a partir de 2017/2018, é um módulo de segurança de hardware que protege o barramento CAN (a rede de comunicação interna do carro) de acessos não autorizados.
O Risco Antigo: Antes do SGW, um hacker que conseguisse invadir um sistema não essencial (como o sistema de infotainment ou rádio, que geralmente têm conexão Wi-Fi ou celular) poderia, potencialmente, enviar comandos maliciosos pela rede CAN do veículo, afetando a direção elétrica, o acelerador ou os freios. O famoso hack de um Jeep Cherokee de 2015 foi a prova disso.
A Solução (SGW): O SGW age como um Firewall que restringe o que pode ser lido ou escrito na rede do veículo, limitando a comunicação apenas a ferramentas de diagnóstico autorizadas pela montadora. Ele impede que qualquer dispositivo conectado (como um Wi-Fi desprotegido) tenha acesso direto a módulos críticos.