De uns tempos para cá, tenho observado o aumento no número de carros puxando a direção após reparos na suspensão ou após um Alinhamento de Direção "
Os veículos equipados com os sistemas ABS/ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) e EPS (Direção Elétrica Assistida) estão causando espanto nas oficinas de alinhamento. ( a qual serão necessarios mais um investimento e capacitações destes profissionais )
Antigamente, bastava realizar o alinhamento (geometria da suspensão: Cambagem, Caster e Convergência) para que o carro voltasse a andar reto.
Agora, os novos sistemas exigem a Calibração do Sensor de Ângulo de Direção (SAD), geralmente feita através do módulo do ESC/ABS.
Mas você já parou para pensar quem é o verdadeiro causador dessa 'puxada' quando o alinhamento eletrônico está fora? Seria a Direção Elétrica (EPS)? A resposta é NÃO.
Quem tenta fazer essa correção indesejada é o sistema ESC (Controle de Estabilidade). Ele utiliza a frenagem seletiva nas rodas (pelo módulo do ABS) para corrigir a trajetória que ele interpreta como um desvio, com base na leitura errada do SAD. É o ESC que tem o poder de controlar a trajetória do carro.
Portanto, Repador: Fique atento. Será muito comum você trocar uma peça da suspensão e, após o serviço, o carro começar a puxar. E, Alinhador: Preste atenção! Fazer apenas o alinhamento mecânico (Geometria) e não a calibração eletrônica do SAD (o 'Alinhamento de Ângulo') pode criar um defeito que, para muitos, será um grande problema de resolver.
Lembre-se da Sequência Correta: 1. Reparo Mecânico. 2. Alinhamento de Geometria (volante reto). 3. Calibração do SAD (no 0°).
O problema não é mecânico, é eletrônico agindo sobre o mecânico!