Notícias
Vídeos

Novo Linea se reposiciona no mercado e apresenta novo design e equipamentos de série


Mantendo conjunto mecânico da versão anterior, exceto pela extinção da versão T-Jet, Linea chega com visual rejuvenescido para apimentar o setor e ganhar mais alguns anos de vida

Por: FERNANDO NACCARI - 13 de junho de 2014

 O mais novo lançamento da Fiat no Brasil é o Linea 2015. Com renovação do visual, o modelo ganhou uma ‘sobrevida’ no mercado de sedãs, mas agora ocupando um novo nicho de mercado, deixando de disputar com os líderes do segmento Toyota Corolla, Honda Civic e GM Cruze, para enfrentar sedãs de porte menor e com nível de equipamentos inferiores, como o VW Polo Sedan.

 As novas soluções de design do novo Fiat Linea garantem as qualidades de um sedã elegante, requintado e confortável. O modelo que sempre se destacou pelo alto nível de equipamentos, passa a incorporar agora itens e tecnologias que definitivamente vão destacá-lo ainda mais no mercado.

 O modelo conta com excelentes características de dirigibilidade e, em nosso test drive realizado na rodovia Imigrantes, notamos que o Linea apresenta suspensão que garante a estabilidade do veículo nas mais diversas condições de asfalto. Em curvas acentuadas, o veículo também se comportou muito bem, sempre mostrando-se ‘grudado’ à pista e com pouquíssima tendência da carroceria rolar no sentido contrário ao da curva.

Foto 1O modelo que avaliamos era o da versão Absolute (Top de Linha), dotada de motor 1.8 E.torQ e o câmbio Dualogic Plus (FOTO 1). Na prática, este automatizado realmente evoluiu e os famosos e incômodos solavancos reduziram-se bastante entre as trocas de marcha numa condução normal do veículo. Já em casos de ultrapassagens, por exemplo, como o motor sobe muito a rotação para garantir o melhor torque para a troca de marcha, o solavanco volta a aparecer.

O design interior do veículo ganhou um ar moderno. Com painel herdado do Punto (FOTO 2), O Linea perdeu a serenidade que anteriormente ostentava. Nesta nova versão, é possível inclusive obter o painel com dois tons, com fundo escuro e uma sobre-placa mais clara, disponível nas cores Bege Sant e Bege Golt. As cores também são aplicadas aos acabamentos internos das portas e, nestas, ainda há um aplique na cor cobre, deixando o carro mais elegante.
 Para a versão Essence, os    bancos ganharam novos tecidos e revestimento parcial de couro, com costuras na cor bege e logomarca micro perfurada para a Absolute.

O console central apresenta um novo desenho e traz porta-objeto em formato de rede na lateral, porta-copo e tomada 12V. Na versão Absolute, ele conta também com apoia-braço com porta-objeto e saída do ar-condicionado para os ocupantes do compartimento traseiro (itens opcionais na Essence).

Foto 2  O quadro de instrumentos é novo, com serigrafia e iluminação exclusivas. Todas as versões do Linea 2015 terão iluminação branca para os comandos internos do quadro de instrumentos, vidros elétricos, rádio e ar-condicionado.

 Uma vasta lista de equipamentos podem ser introduzidos no Linea, como a opção de até seis airbags e conectividade com o Blue&Me Nav.

 Com as versões Essence e Absolute no portfólio da Fiat, o novo visual do Linea traz novidades em todos os aspectos, tais como: para-choques, grades frontais e tampa do porta-malas que ampliam a elegância de suas linhas e dão a impressão de que o veículo é bem maior, o chamado “size impression”. Outro detalhe que chama a atenção e reforça a esportividade foi a adoção de novas rodas com aros de 16 e 17 polegadas com desenhos exclusivos (FOTO 3).

Foto 3

As novas grades dianteiras sobressaem por seu desenho diferenciado com barras horizontais cromadas, passando mais sofisticação ao modelo. Junto a este detalhe, o para-choque dianteiro ganha um elemento estético em “V”, também cromado, que envolve a parte frontal do veículo e, ao mesmo tempo, proporciona realce especial para os novos faróis de neblina. 

A traseira do veículo também foi modernizada, o para-choque recebeu um aplique plástico na parte inferior central, imitando um extrator e dando aparência mais esportiva ao conjunto (FOTO 4). O porta-placas (que realça a inscrição “LINEA”) subiu e, agora fica na tampa traseira, que também é totalmente nova,

 

Foto 4

Completando a lista de novidades, o sistema de som do Linea vem integrado ao painel. Além disso, este sistema de som recebeu uma atenção especial, sem distorções ou chiados e com excelente distribuição na cabine, o som ficou mais leve. Não é nada difícil notar a separação dos instrumentos tocados nas músicas no interior do veículo.

 

 

 

Conjunto Mecânico
Mecanicamente, o Linea traz o 1.8 16V E.torQ de 130/132cv (gasolina/etanol) e 18,4/18,9 kgfm de torque (gasolina/etanol) (FOTO 5), que já era utilizado nas versões anteriores e é um velho conhecido do reparador independente.

Foto 5

As alterações significativas, segundo a montadora, foram as recalibrações nos amortecedores dianteiros, projetados para privilegiar o conforto, a criação de um novo coxim para o motor, garantindo menor nível de vibração do conjunto em diferentes regimes de trabalho.

Assim como aconteceu com a Nova Fiat Strada Adventure, o Linea também disponibiliza a opção da escolha por diversos acessórios Mopar, marca do grupo Fiat-Chrysler, que no Brasil desenvolve e comercializa acessórios para a linha Fiat, como a Central Multimídia e Retrovisor Interno com Câmera de ré.

 

Foto 6

A Central Multimídia do Linea reúne diversas funções em sua tela HD touchscreen de 4.3”polegadas, como o sistema GPS; DVD Player; TV Digital integrada; Câmera de Ré; Bluetooth (Viva Voz); Controle Remoto e conexões como porta USB, Ipod e saída de vídeo.Já o Retrovisor Interno conta com um inovador sistema onde o espelho possui uma tela LCD que, em comunicação com a câmera instalada na parte traseira do veículo, auxilia o condutor nas manobras. Este conceito também será estendido a outros modelos da Fiat futuramente, segundo informações da montadora.

 

O que o novo Linea traz?

Na lista de equipamentos, a versão 2015 agora contará com:

 • Sinalização de Frenagem de Emergência (ESS): acionamento intermitente das luzes indicadoras de direção ao frear bruscamente. Alerta aos demais motoristas do acontecimento de uma situação de emergência. O sistema é acionado na ocorrência de todas as seguintes condições: desaceleração maior que 7m/s²; velocidade igual ou maior que 50 km/h; e pisca alerta desligado. A função permanece acionada até que a desaceleração atinja 2,5 m/s².

• Regulagem elétrica dos faróis: funciona com a chave de ignição na posição “MAR” e com as luzes dos faróis baixos acesas. Para situações de grande volume de carga no porta-malas quando a inclinação da traseira do veículo provoca a elevação do facho luminoso. Nesse caso, é conveniente a efetuar a regulagem dos faróis. A regulagem é feita por meio dos comandos do My Car, e o quadro de instrumentos indica a posição escolhida.

• Sensor de estacionamento com visualizador gráfico: o sensor de estacionamento do Novo Linea traz no quadro de instrumentos um visor gráfico indicativo da distância e da posição do obstáculo, além do aviso sonoro. O gráfico traz áreas definidas de 1 a 4, que mostram e sinalizam por meio de pulsação de luz a distância do obstáculo entre 1,5 m até 30 cm ou menos.

• Lane change: função que auxilia a visualização do veículo na troca de faixas. Basta pressionar levemente a alavanca de seta na direção desejada e o sistema acionará as setas por cinco vezes para indicar a intenção do motorista. Não há necessidade de retornar a alavanca para a posição inicial.

• Travamento centralizado das portas: a novidade proporciona maior conforto e segurança para os integrantes do veículo. O que é de série, o que é opcional. Para a linha 2015 a versão Essence passa a contar com novos itens na sua lista de equipamentos de série e fica muito mais completa. Confira: volante em couro com comandos para o áudio, sinalização de frenagem de emergência (ESS), Lane Change, Welcome moving, regulagem elétrica dos faróis, mais airbags frontais, freios ABS, computador de bordo, faróis de neblina, banco traseiro bipartido, Follow me home, ar-condicionado, apoia-braço central traseiro, desembaçador do vidro traseiro, My Car Fiat, controlador automático de velocidade, travas elétricas, retrovisores externos elétricos, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros/traseiros com one touch e sistema anti-esmagamento, volante com regulagem de altura/profundidade, chave canivete com telecomando, rádio CD com MP3 integrado ao painel e porta USB, porta-óculos, rodas de liga leve 6.0 x 15”, ponteira de escapamento cromada, kit parafusos antifurto para as rodas.