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Troca da correia dentada do motor 1.4 TSI do T-Cross Highline 2018


Desde o seu lançamento, o T-Cross já dava sinais de que seria um campeão em vendas.

Da redação
20 de agosto de 2024

Desde seu lançamento, o T-Cross demonstrou seu potencial para se tornar um campeão de vendas. Sua apresentação inovadora, realizada em outubro de 2018, marcou um momento histórico para a Volkswagen, com uma transmissão simultânea para Ásia, Europa e América Latina. O T-Cross foi introduzido como o novo SUVW, uma combinação das siglas SUV (Veículo Utilitário Esportivo) e VW (Volkswagen). Montado sobre a plataforma MQB, o T-Cross trouxe consigo uma fusão de tecnologia e sofisticação;


Motorização

Os veículos T-Cross comercializados no Brasil são equipados com motores EA211 TSI, que se destacam por seu conceito de downsizing — motores compactos com alta potência e torque. São oferecidas duas versões

1.0 litro – 3 cilindros: Entrega 128 cv de potência e 200 Nm de torque.

1.4 litros – 4 cilindros: Oferece 150 cv de potência e 250 Nm de torque.

EA211 – 1.4 Litros TSI

O T-Cross Highline vem de série com o motor 1.4 litros TSI da família EA211, que possui as seguintes características construtivas.

Bloco do motor em liga de alumínio

Árvore de manivelas forjada e aliviada de peso.

Pinos de fixação dos pistões às bielas com recobrimento de DLC (Diamond-Like Carbon).

Cabeçote multiválvulas (quatro válvulas por cilindro).

Duplo comando de válvulas monolítico (comandos e tampa de válvulas formam uma peça única).

Duplo circuito de arrefecimento (um para o bloco e outro para o cabeçote).

Coletor de escapamento integrado ao cabeçote e resfriado pelo líquido de arrefecimento.

Turbocompressor com atuador elétrico da válvula wastegate.

Intercooler do tipo ar/água (watercooler) instalado no coletor de admissão e resfriado pelo líquido de arrefecimento.

Injeção direta de combustível


Sincronismo do Motor

O motor EA211 1.4 litros TSI utiliza uma correia dentada para o sincronismo, conectando a árvore de manivelas às polias dos comandos de válvulas. Um tensor ajusta a correia para garantir o tensionamento adequado.

public/img/noticias/ab-1.jpg-b524Coberturas da correia dentada 
A correia dentada desse motor é totalmente protegida por coberturas. Para o acesso à correia, a fim de uma verificação básica, por exemplo, basta retirar a cobertura superior. Somente com essa remoção, já é possível visualizar a correia, as polias dos comandos de válvulas, o tensor da correia dentada e a polia de desvio.  


public/img/noticias/ab-2.jpg-1821

1 –polia de desvio; 2 – tensor da correia; 3 – polia do comando de escape; 4 – polia do comando de admissão.  

Remoção da correia dentada: Assim como o layout da correia dentada desse motor é bastante simplificado, os procedimentos de remoção e instalação da correia também são simples.Porém, você irá precisar de algumas ferramentas específicas.São elas:  

-T10172/2-9 – Alavanca de imobilização das polias dos comandos de válvulas; 

-T10554 – Adaptador para fixação da alavanca de imobilização às polias; 

-T10340 – Pino de imobilização da árvore de manivelas; 

-T10499 – Chave para o ajuste do tensor da correia dentada; 

-T10500 –

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